Escrita/ reescrita de textos: o gênero dissertação escolar e a metodologia da sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp166-188Keywords:
Sequência Didática, Gêneros textuais, Dissertação escolarAbstract
O presente trabalho trata do processo de escrita/reescrita de textos a partir do gênero dissertação escolar, tendo a metodologia da sequência didática (SD) como parâmetro para o processo de produção textual. Nosso objetivo é demonstrar que a SD, como processo de intervenção nos textos escolares, pode estabelecer um momento de interlocução entre alunos e professores, além de dar aos estudantes orientações sobre as questões micro e macrotextuais. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática em torno do gênero dissertação escolar, buscando proporcionar uma verdadeira situação de interação verbal. Assim, nos embasamos, principalmente, na teoria textual de Bronckart (2007) e Bakhtin (2010) e nos estudos de Dolz (2010) a respeito da didatização de gêneros textuais. Nosso trabalho foi realizado com alunos do Ensino Médio de uma escola pública, em que foram analisadas as habilidades linguístico/discursivas desenvolvidas por eles durante o processo de aplicação da SD. Ao final do estudo, pudemos constatar que houve uma evolução entre a primeira e a última produção dos alunos e que a SD conscientiza o educando a respeito da importância da reescrita para uma produção textual mais proficiente. Além disso, a intervenção da SD ajudou os estudantes a internalizar as principais características e funções sociocomunicativas do gênero.
Downloads
References
ADAM, J. M. Linguistique textuelle: des genres de discours aux textes. Paris: Nathan, 1999.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1998.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sóciodiscursivo. São Paulo: EDUC, 2007.
DOLZ, J. Sequências didáticas para o oral e escrito: apresentação de um procedimento. In: SCHENEUWLY, B; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.
GONÇALVES, A. V.; BAZARIM, M. (org.). Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco. 2. ed. Campinas: Pontes, 2013.
JESUS, C. A. Reescrita: para além da higienização. 1995. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras Português) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269381. Acesso em: 4 fev. 2023.
LIMA, P. S. A reescrita de textos na escola: trabalhando com gêneros e sequências didáticas. 2014. 289 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
LIMA, P. S.; LIMA, L. Q. Ferramentas didáticas na re (escrita) de resenha de filme em sala de aula. In: SILVA, W.R; LIMA, P.S; MOREIRA, M.T (org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escola e universidades. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 199-228
LIMA, P. S.; SOUSA, I. V. Produção de artigo de opinião em sequência didática. In: SILVA, W. R.; LIMA, P. S.; MOREIRA, M. T. (org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escola e universidades. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 167-198.
MAINGUENEAU, D. Pragmática para o discurso literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
SOUZA, E. G. Dissertação: gênero ou tipo textual?. In: DIONISIO, A. P.; BESERRA, N. S. (org.). Tecendo textos, construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
SWALES, J. M. Genre analysis: english in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Antonia Luziane Silva de Castro, Paulo da Silva Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.