O contributo das sequências didáticas para o desenvolvimento da escrita acadêmica: uma experiência on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp314-333

Palavras-chave:

Sequência Didática, Escrita Acadêmica, Educação on-line no Ensino Superior

Resumo

Este artigo traz dados parciais de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal investigar as potencialidades de interfaces on-line como espaço de interatividade e colaboração e a maneira como esse pode contribuir para a apropriação/desenvolvimento da escrita acadêmica por estudantes de um curso de graduação. A pesquisa, de cunho qualitativo e de caráter experimental, utilizou a Plataforma Moodle em conjunto com outras ferramentas da web 2.0 para a geração dos dados. Para isso, nos amparamos nos pressupostos do quadro teórico do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD): (BRONCKART,  1999, 2006, 2008) e de outros autores que corroboram para sua elaboração. Partindo de conceitos como cibercultura (LÉVY, 1999), o Desenho Didático (FILATRO, 2008) proposto foi desenvolvido para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle e abarcou quatro semanas de conteúdos envolvendo uma Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) de atividades sobre o gênero textual Resumo Acadêmico (MACHADO, 2004). Neste recorte da pesquisa, temos por objetivo apresentar os dados dos textos da produção inicial e final produzidos pelos participantes. A análise comparativa entre essas duas etapas demonstrou que houve apropriação das características pertinentes ao gênero de texto Resumo Acadêmico e à escrita acadêmica.

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Biografia do Autor

Maria Ilza Zirondi, UEL

Doutora  em Estudos da Linguagem pela UEL, Professora do Depto de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL.

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia com Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós doutora em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). É docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, ensino, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância. Coordenadora do NDE (Núcleo de Desenvovimento Estrututurante) do Curso de Pedagogia- 2020-2022. Editora chefe da Revista Educação em Análise -2019-2022. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DidaTic. Site do Grupo de Pesquisa: https://ueldidatic.wixsite.com/website. Coordenadora do GT-11 - Comunicação e Educação- Anped Sul - 2020-2022. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica -2018-2019. Vice-coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior (CEMAD- UEL).

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

ZIRONDI, M. I.; MELLO, D. E. de. O contributo das sequências didáticas para o desenvolvimento da escrita acadêmica: uma experiência on-line. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 314–333, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp314-333. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47525. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz