O contributo das sequências didáticas para o desenvolvimento da escrita acadêmica: uma experiência on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp314-333

Palavras-chave:

Sequência Didática, Escrita Acadêmica, Educação on-line no Ensino Superior

Resumo

Este artigo traz dados parciais de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal investigar as potencialidades de interfaces on-line como espaço de interatividade e colaboração e a maneira como esse pode contribuir para a apropriação/desenvolvimento da escrita acadêmica por estudantes de um curso de graduação. A pesquisa, de cunho qualitativo e de caráter experimental, utilizou a Plataforma Moodle em conjunto com outras ferramentas da web 2.0 para a geração dos dados. Para isso, nos amparamos nos pressupostos do quadro teórico do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD): (BRONCKART,  1999, 2006, 2008) e de outros autores que corroboram para sua elaboração. Partindo de conceitos como cibercultura (LÉVY, 1999), o Desenho Didático (FILATRO, 2008) proposto foi desenvolvido para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle e abarcou quatro semanas de conteúdos envolvendo uma Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) de atividades sobre o gênero textual Resumo Acadêmico (MACHADO, 2004). Neste recorte da pesquisa, temos por objetivo apresentar os dados dos textos da produção inicial e final produzidos pelos participantes. A análise comparativa entre essas duas etapas demonstrou que houve apropriação das características pertinentes ao gênero de texto Resumo Acadêmico e à escrita acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ilza Zirondi, UEL

Doutora  em Estudos da Linguagem pela UEL, Professora do Depto de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL.

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia com Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós doutora em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). É docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, ensino, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância. Coordenadora do NDE (Núcleo de Desenvovimento Estrututurante) do Curso de Pedagogia- 2020-2022. Editora chefe da Revista Educação em Análise -2019-2022. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DidaTic. Site do Grupo de Pesquisa: https://ueldidatic.wixsite.com/website. Coordenadora do GT-11 - Comunicação e Educação- Anped Sul - 2020-2022. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica -2018-2019. Vice-coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior (CEMAD- UEL).

Referências

BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado; Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado das Letras, 2006.

BRONCKART, J. P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matêncio. Campinas: Mercado das Letras, 2008. (Coleção Sobre Linguagem).

BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CRISTOVÃO, V. L. L.; BORK, A. V. B.; VIEIRA, I. R. Mapeamento de grupos de pesquisa em torno de letramento (em língua materna): desdobramentos do Projeto ILEES no Brasil. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 3, p. 1-27, jul./dez. 2015. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-6

http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/download/30593/16707/

Acessado em: 23 nov. 2020.

CRISTOVÃO, V. L. L.; VIEIRA, I. R. Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n. 3, p. 209-221, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ides/v69n3/2175-8026-ides-69-03-00209.pdf DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p209

Acessado em: 23 nov. 2020.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Trad. Glaís Sales Cordeiro. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras. 2004.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Educcation do Brasil, 2008.

GONÇALVES, V. A. As listas de controle/constatações como ferramentas para a reescrita de gêneros. In: GONÇALVES, V. A.; BAZARIM, M. Interação, gêneros e letramento: a reescrita em foco. 2. ed. Campinas: Pontes escritores, 2013. p. 21-36

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad.: Carlos Irineu da Costa. Coleção de TRANS. São Paulo: Editora 34, 1999.

MACHADO, A. R. Revisitando o conceito de resumos. In: PAIVA, D. A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucema, 2003. p. 138-150.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L. S. (org.). Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MARINHO, M. O ensino da escrita acadêmica à distância na UFMG. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n2/05.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.

MELLO, D. E. Educação online: reflexões e aproximações em busca de fundamentos para uma didática. In: RIBEIRO, A. I.; BARROS D. M. V. (org.). Pedagogia e didatica com tecnologias digitais no ensino superior. Coimbra: Editora Universidade de Coimbra, 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1716-9_4

VYGOTSKY, L. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ZIRONDI, M. I. Professor formador e professor em formação: uma teia colaborativa para aprendizagens e desenvolvimento. 2013. 366p. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

ZIRONDI, M. I. Ambientes on-line como espaços de aprendizagem colaborativa: uma experiência para o desenvolvimento da escrita acadêmica. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

ZIRONDI, Maria Ilza; MELLO, Diene Eire de. O contributo das sequências didáticas para o desenvolvimento da escrita acadêmica: uma experiência on-line. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 314–333, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp314-333. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47525. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz