O contributo das sequências didáticas para o desenvolvimento da escrita acadêmica: uma experiência on-line

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp314-333

Keywords:

Didactic Sequences; Academic writing; Online education in higher education.

Abstract

This article presents partial data from a master's research whose main objective was to investigate the potential of online interfaces as a place for interactivity and collaboration and the way in which it can contribute to the appropriation/development of academic writing by students of an undergraduate course. The qualitative and experimental research used the Moodle Platform together with other web 2.0 tools to generate data. We rely on the assumptions of the theory  based on categories present in the theoretical-methodological framework of Sociodiscursive Interactionism, ISD: (BRONCKART, 1999; 2006; 2008) and other authors that corroborate its elaboration. Starting from concepts such as cyberculture (LÉVY, 1999), the proposed Didactic Design (FILATRO, 2008) was developed for the Moodle Virtual Learning Environment and covered four weeks of content involving a didactic sequence (DOLZ, NOVERRAZ AND SCHNEUWLY, 2004) of activities on the textual genre Academic Summary. In this part of the research, we aim to present data from the participants initial and final production texts. The comparative analysis between these two stages indicates that there was an appropriation of the characteristics relevant to the Academic Abstract text genre and to academic writing.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Ilza Zirondi, UEL

Doutora  em Estudos da Linguagem pela UEL, Professora do Depto de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL.

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia com Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós doutora em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). É docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, ensino, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância. Coordenadora do NDE (Núcleo de Desenvovimento Estrututurante) do Curso de Pedagogia- 2020-2022. Editora chefe da Revista Educação em Análise -2019-2022. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DidaTic. Site do Grupo de Pesquisa: https://ueldidatic.wixsite.com/website. Coordenadora do GT-11 - Comunicação e Educação- Anped Sul - 2020-2022. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica -2018-2019. Vice-coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior (CEMAD- UEL).

References

BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado; Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado das Letras, 2006.

BRONCKART, J. P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matêncio. Campinas: Mercado das Letras, 2008. (Coleção Sobre Linguagem).

BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CRISTOVÃO, V. L. L.; BORK, A. V. B.; VIEIRA, I. R. Mapeamento de grupos de pesquisa em torno de letramento (em língua materna): desdobramentos do Projeto ILEES no Brasil. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 3, p. 1-27, jul./dez. 2015. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-6

http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/download/30593/16707/

Acessado em: 23 nov. 2020.

CRISTOVÃO, V. L. L.; VIEIRA, I. R. Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n. 3, p. 209-221, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ides/v69n3/2175-8026-ides-69-03-00209.pdf DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p209

Acessado em: 23 nov. 2020.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Trad. Glaís Sales Cordeiro. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras. 2004.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Educcation do Brasil, 2008.

GONÇALVES, V. A. As listas de controle/constatações como ferramentas para a reescrita de gêneros. In: GONÇALVES, V. A.; BAZARIM, M. Interação, gêneros e letramento: a reescrita em foco. 2. ed. Campinas: Pontes escritores, 2013. p. 21-36

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad.: Carlos Irineu da Costa. Coleção de TRANS. São Paulo: Editora 34, 1999.

MACHADO, A. R. Revisitando o conceito de resumos. In: PAIVA, D. A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucema, 2003. p. 138-150.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L. S. (org.). Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MARINHO, M. O ensino da escrita acadêmica à distância na UFMG. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n2/05.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.

MELLO, D. E. Educação online: reflexões e aproximações em busca de fundamentos para uma didática. In: RIBEIRO, A. I.; BARROS D. M. V. (org.). Pedagogia e didatica com tecnologias digitais no ensino superior. Coimbra: Editora Universidade de Coimbra, 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1716-9_4

VYGOTSKY, L. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ZIRONDI, M. I. Professor formador e professor em formação: uma teia colaborativa para aprendizagens e desenvolvimento. 2013. 366p. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

ZIRONDI, M. I. Ambientes on-line como espaços de aprendizagem colaborativa: uma experiência para o desenvolvimento da escrita acadêmica. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.

Published

2023-04-14

How to Cite

ZIRONDI, Maria Ilza; MELLO, Diene Eire de. O contributo das sequências didáticas para o desenvolvimento da escrita acadêmica: uma experiência on-line. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 314–333, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp314-333. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47525. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz