Uma sequência didática para leitura e escrita do gênero artigo de opinião no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp189-212

Palavras-chave:

Sequência didática, Leitura, Escrita

Resumo

Este trabalho visa a apresentar uma Sequência Didática (SD) e os resultados de sua implementação, tomando o papel social do ensino de leitura e de escrita com foco no gênero Artigo de Opinião, no sentido de identificar as Capacidades de Linguagem (CL) potencializadas pelas atividades sistematizadas. Esta proposta foi realizada com estudantes do Ensino Médio, envolvendo alguns profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, pautamos nossos estudos nos aportes oriundos da pesquisa interdisciplinar (ALVARENGA et al., 2011;), da Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKY, 2009, 2010), da Teoria da Complexidade (MORIN, 2010; 2016), do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009), do ensino com base em gêneros de texto e das Capacidades de Linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e seus critérios (CRISTOVAO et al, 2010; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011; CRISTOVÃO, 2013), Sequência Didática (SD) (DOLZ; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2004) e da escrita enquanto processo (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010). Quanto à natureza da pesquisa, utilizamos a  abordagem qualitativa e quantitativa (CRESWELL; CLARK, 2018). No que tange à metodologia, produzimos, implementamos e analisamos uma SD utilizada no contexto de Ensino Médio de uma Escola Pública do interior do Estado do Paraná, Brasil. Para as análises, nos pautamos nas Capacidades de Linguagem e seus critérios, oriundos da perspectiva do (ISD) (BRONCKART, 1997/2009). Os resultados apontam para contribuições acerca da proposta da SD e dos elementos constitutivos do gênero Artigo de Opinião no trabalho com a leitura e escrita enquanto processo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Izabel Rodrigues Tognato, Unespar - Campus de Campo Mourão - PR

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1992) e Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL-PR (2002), sob orientação da Professora Dra. Telma Nunes Gimenez. É Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL- PUC/SP (2009), sob orientação da Professora Dra. Anna Rachel Machado (in memoriam). Possui pós-doutorado pela UNIGE - Université de Genève - FAPSE - Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação sob orientação do Professor Dr. Joaquim Dolz. Atua como professora associada no Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campus de Campo Mourão - PR, desde 1994.

Marcia Cristina de Aquino de Paula, SEED/PR

Mestra em Sociedade e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD (2021). Possui as seguintes especializações em: a) “Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais" pela Faculdade Iguaçu (2007); b) “Estudos da Linguagem com Áreas de Concentração em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas" pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2013); c) "Educação de Jovens e Adultos" pela Faculdade São Braz (2015). Graduada em Letras, pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2005). Professora de Língua Portuguesa na rede pública de ensino do Estado do Paraná, Terra Boa. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, leitura e produção textual.

Referências

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachell Macho e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 1997/2007/2009.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Designing and conducting mixed methods research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2018.

CRISTOVÃO, V. L. L. Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina: UEL, 2007.

CRISTOVÃO, V. L. L. Para uma expansão do conceito de capacidades de linguagem. In: BUENO, L.; LOPES, M. A. P. T.; CRISTOVÃO, V. L. (org.). Gêneros Textuais e Formação Inicial: uma homenagem à Malu Matêncio. 1.ed. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 357-380.

CRISTOVÃO. V. L. L. et al. Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 191-215. jan./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148512152

CRISTOVÃO, V. L. L.; STUTZ, L. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, P. T. C.; AL. (org.) Linguística Aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011.

DOLZ, J. Escribir textos argumentativos para mejorar su compensión. Separata; Infancya aprendizage estúdios de psicologia congnitiva. Revista de Psicologia Social. Madrid: Comunicación, lenguaje y educacióin, Madri, p. 65-67, 1995. DOI: https://doi.org/10.1174/021470395321340448

DOLZ-MESTRE, J.; BUENO, L. Gêneros orais e gêneros produzidos na interface escrito-oral: o discurso de formatura no ensino fundamental e sua contribuição para o letramento escolar. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T.C. Gêneros Orais no Ensino. Campinas-São Paulo-Brasil: Mercado de Letras, 2015. p. 117-137.

DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J.-P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières? Études de Linguistique Appliquée, n. 102, p. 23-37, 1993.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem: Adaptação Joaquim Dolz e Fabricio Decândio. Tradução de Fabrício Decândio e Anna Rachel Machado. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. (As faces da Lingüística Aplicada).

DOLZ, J.; PASQUIER, A. Escribo mi opinión. Una secuencia didáctica de iniciación a los textos de opinión para el tercer ciclo de Educación Primaria. Navarra: Gobierno de Navarra, Departamento de Educación y Cultura, 2000.

DOLZ-MESTRE, J,; BUENO, L. Gêneros orais e gêneros produzidos na interface escrito-oral: o discurso de formatura no ensino fundamental e sua contribuição para o letramento escolar. In: L. Bueno & T. da Conceição Costa-Hübes. Gêneros Orais no Ensino. Campinas-São Paulo-Brasil: Mercado de Letras, 2015. p. 117-137

FOGAÇA, D. C.; XXXXX , M. I. R.; MIQUELANTE, M. A. Reflexões de uma professora em formação inicial como participante do Pibid de Língua inglesa: relato de experiência. In: KRAWCZYK, A. C. de D. B.; GAGNO, R. R.; VIEIRA, L. A.; MACHADO, C. J. (org.). Pibid e RP da Unespar: sobre esperançar em um período incerto para a docência. Paranavaí: Unespar, 2020.

MORIN, E. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo : Palas Athena , 2016.

PINTO, S. M.; XXXXX; MIQUELANTE, M. A. Produção de atividades didáticas: uma experiência desafiadora proporcionada pelo Pibid de Língua Inglesa na formação inicial: relato de experiência. In: KRAWCZYK, A. C. de D. B.; GAGNO, R. R.; VIEIRA, L. A.; MACHADO, C. J. (org.). Pibid e RP da Unespar: sobre esperançar em um período incerto para a docência. Paranavaí: Unespar, 2020.

ROSA, V. B. Proposta de sequência didática: as contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a construção de artigos de opinião. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: [s.n.], 2017. Disponível em:< http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10715>. Acesso em: 22 jun 2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

STUTZ, L. Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 458f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, 2012.

STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, p. 569-589, jun. 2011. Disponivel em:< http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8578/9195>. Acesso em: 10 mar 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p569

STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L. Políticas educacionais nas prescrições para o Ensino Médio: dimensões para o ensino de leitura. Letras & Letras, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 35–63, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n2a2017-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38017. Acesso em: 25 maio. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-2

XXXXX; DOLZ, J. Implementação e análise de um dispositivo didático na formação de professores de língua inglesa: possíveis reconfigurações. In: MORETTO, M. (Org.) Prática de leitura e escrita em contextos escolares e não-escolares. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. 16-71 p.

XXXXXX.; OLIVEIRA, J. A. A Sequência Didática na formação inicial de professores de língua inglesa: escrita como processo e as capacidades docentes. Revista Interfaces, UNICENTRO: Guarapuava, PR. Vol.9, n.4 (out/nov/dez 2018), p.186-200. DOI: https://doi.org/10.5935/2179-0027.20180063

XXXXXX.; VIGNOLI, J. C. S. Ferramentas didáticas como possíveis instrumentos para (re)configurações de práticas formativas no ensino de línguas. ReVEL, edição especial, v. 18, n. 17, 2020. [www.revel.inf.br]

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

TOGNATO, M. I. R.; AQUINO DE PAULA, M. C. de. Uma sequência didática para leitura e escrita do gênero artigo de opinião no ensino médio. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 189–212, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp189-212. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47158. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz