Uma sequência didática para leitura e escrita do gênero artigo de opinião no ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp189-212

Palabras clave:

Sequência didática, Leitura, Escrita

Resumen

Este trabajo tiene por objetivo presentar una Secuencia Didáctica (SD) así como los resultados de su implementación, en el que aporta el papel social de la enseñanza de la lectura y de la escritura con el foco en el género Artículo de Opinión, con el sentido de identificar las Capacidades de Lenguaje (CL) potencializadas por las actividades sistematizadas. Esta propuesta ha sido realizada con estudiantes de la Enseñanza Media, y envolvió a algunos profesionales de distintas áreas del conocimiento. Para ello, pautamos nuestros estudios en los aportes oriundos de la pesquisa interdisciplinar (ALVARENGA et al., 2012), 2011; SANTOS, de la Psicología Histórico-Cultural (VIGOTSKY, 2009, 2010), de la Teoria  de la Complejidad (MORIN, 2010; 2016; SANTOS, 2012), del  Interaccionismo Socio Discursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009), de la enseñanza basada en los géneros de textos y de las Capacidades de lenguaje (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) y sus criterios -  (CRISTOVAO et al, 2010; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011; CRISTOVÃO, 2013), de la concepción dialógica de lenguaje (BAKHTIN, 2003),de la Secuencia Didáctica (SD) (DOLZ; SCHNEUWLY; NOVERRAZ,2004) y de la escritura como proceso (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010). En cuanto a la naturaleza de la pesquisa, utilizamos el abordaje cualitativo y cuantitativo (CRESWELL; CLARK, 2018). En cuanto a la metodología, producimos, implementamos y analizamos una SD utilizada en el contexto de la Enseñanza Media de una Escuela Estatal del interior del Estado de Paraná, Brasil. Para los análisis, observamos las Capacidades de Lenguaje y sus criterios, oriundos de la perspectiva del (ISD) (BRONCKART, 1997/2009). Los resultados apuntan para contribuciones acerca de la propuesta de la SD y de los elementos constitutivos del género Artículo de Opinión en el trabajo con la lectura y escritura como proceso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Izabel Rodrigues Tognato, Unespar - Campus de Campo Mourão - PR

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1992) e Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL-PR (2002), sob orientação da Professora Dra. Telma Nunes Gimenez. É Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL- PUC/SP (2009), sob orientação da Professora Dra. Anna Rachel Machado (in memoriam). Possui pós-doutorado pela UNIGE - Université de Genève - FAPSE - Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação sob orientação do Professor Dr. Joaquim Dolz. Atua como professora associada no Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campus de Campo Mourão - PR, desde 1994.

Marcia Cristina de Aquino de Paula, SEED/PR

Mestra em Sociedade e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD (2021). Possui as seguintes especializações em: a) “Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais" pela Faculdade Iguaçu (2007); b) “Estudos da Linguagem com Áreas de Concentração em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas" pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2013); c) "Educação de Jovens e Adultos" pela Faculdade São Braz (2015). Graduada em Letras, pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2005). Professora de Língua Portuguesa na rede pública de ensino do Estado do Paraná, Terra Boa. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, leitura e produção textual.

Citas

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachell Macho e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 1997/2007/2009.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Designing and conducting mixed methods research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2018.

CRISTOVÃO, V. L. L. Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina: UEL, 2007.

CRISTOVÃO, V. L. L. Para uma expansão do conceito de capacidades de linguagem. In: BUENO, L.; LOPES, M. A. P. T.; CRISTOVÃO, V. L. (org.). Gêneros Textuais e Formação Inicial: uma homenagem à Malu Matêncio. 1.ed. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 357-380.

CRISTOVÃO. V. L. L. et al. Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 191-215. jan./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148512152

CRISTOVÃO, V. L. L.; STUTZ, L. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, P. T. C.; AL. (org.) Linguística Aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011.

DOLZ, J. Escribir textos argumentativos para mejorar su compensión. Separata; Infancya aprendizage estúdios de psicologia congnitiva. Revista de Psicologia Social. Madrid: Comunicación, lenguaje y educacióin, Madri, p. 65-67, 1995. DOI: https://doi.org/10.1174/021470395321340448

DOLZ-MESTRE, J.; BUENO, L. Gêneros orais e gêneros produzidos na interface escrito-oral: o discurso de formatura no ensino fundamental e sua contribuição para o letramento escolar. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T.C. Gêneros Orais no Ensino. Campinas-São Paulo-Brasil: Mercado de Letras, 2015. p. 117-137.

DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J.-P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières? Études de Linguistique Appliquée, n. 102, p. 23-37, 1993.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem: Adaptação Joaquim Dolz e Fabricio Decândio. Tradução de Fabrício Decândio e Anna Rachel Machado. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. (As faces da Lingüística Aplicada).

DOLZ, J.; PASQUIER, A. Escribo mi opinión. Una secuencia didáctica de iniciación a los textos de opinión para el tercer ciclo de Educación Primaria. Navarra: Gobierno de Navarra, Departamento de Educación y Cultura, 2000.

DOLZ-MESTRE, J,; BUENO, L. Gêneros orais e gêneros produzidos na interface escrito-oral: o discurso de formatura no ensino fundamental e sua contribuição para o letramento escolar. In: L. Bueno & T. da Conceição Costa-Hübes. Gêneros Orais no Ensino. Campinas-São Paulo-Brasil: Mercado de Letras, 2015. p. 117-137

FOGAÇA, D. C.; XXXXX , M. I. R.; MIQUELANTE, M. A. Reflexões de uma professora em formação inicial como participante do Pibid de Língua inglesa: relato de experiência. In: KRAWCZYK, A. C. de D. B.; GAGNO, R. R.; VIEIRA, L. A.; MACHADO, C. J. (org.). Pibid e RP da Unespar: sobre esperançar em um período incerto para a docência. Paranavaí: Unespar, 2020.

MORIN, E. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo : Palas Athena , 2016.

PINTO, S. M.; XXXXX; MIQUELANTE, M. A. Produção de atividades didáticas: uma experiência desafiadora proporcionada pelo Pibid de Língua Inglesa na formação inicial: relato de experiência. In: KRAWCZYK, A. C. de D. B.; GAGNO, R. R.; VIEIRA, L. A.; MACHADO, C. J. (org.). Pibid e RP da Unespar: sobre esperançar em um período incerto para a docência. Paranavaí: Unespar, 2020.

ROSA, V. B. Proposta de sequência didática: as contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a construção de artigos de opinião. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: [s.n.], 2017. Disponível em:< http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10715>. Acesso em: 22 jun 2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

STUTZ, L. Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 458f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, 2012.

STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, p. 569-589, jun. 2011. Disponivel em:< http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8578/9195>. Acesso em: 10 mar 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p569

STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L. Políticas educacionais nas prescrições para o Ensino Médio: dimensões para o ensino de leitura. Letras & Letras, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 35–63, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n2a2017-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38017. Acesso em: 25 maio. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-2

XXXXX; DOLZ, J. Implementação e análise de um dispositivo didático na formação de professores de língua inglesa: possíveis reconfigurações. In: MORETTO, M. (Org.) Prática de leitura e escrita em contextos escolares e não-escolares. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. 16-71 p.

XXXXXX.; OLIVEIRA, J. A. A Sequência Didática na formação inicial de professores de língua inglesa: escrita como processo e as capacidades docentes. Revista Interfaces, UNICENTRO: Guarapuava, PR. Vol.9, n.4 (out/nov/dez 2018), p.186-200. DOI: https://doi.org/10.5935/2179-0027.20180063

XXXXXX.; VIGNOLI, J. C. S. Ferramentas didáticas como possíveis instrumentos para (re)configurações de práticas formativas no ensino de línguas. ReVEL, edição especial, v. 18, n. 17, 2020. [www.revel.inf.br]

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Publicado

2023-04-14

Cómo citar

TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; AQUINO DE PAULA, Marcia Cristina de. Uma sequência didática para leitura e escrita do gênero artigo de opinião no ensino médio. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 189–212, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp189-212. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47158. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.