Uma sequência didática para leitura e escrita do gênero artigo de opinião no ensino médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp189-212

Keywords:

Sequência didática, Leitura, Escrita

Abstract

This work aims to present a Didactic Sequence (DS) and the results of its implementation, taking the social role of teaching reading comprehension and writing with a focus on the genre Opinion Article, in order to identify the Language Capacities (LC) enhanced by systematized activities. This proposal was carried out with high school students, involving some professionals from different areas of knowledge. To this end, we base our studies on contributions from interdisciplinary research (ALVARENGA et al., 2011;), Historical-Cultural Psychology (VIGOTSKY, 2009, 2010), Complexity Theory (MORIN, 2010; 2016), Sociodiscursive Interactionism (SDI) (BRONCKART, 1997/2009), genre based-approach language teaching and Language Capacities (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) and their criteria (CRISTOVAO et al, 2010; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011; CRISTOVÃO, 2013 ), Didactic Sequence (SD) (DOLZ; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2004) and writing as a process (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010). As for the nature of the research, we used a qualitative-interpretative approach (BORTONI-RICARDO, 2008; DIVAN; OLIVEIRA, 2008). With regard to methodology, we produced, implemented and analyzed a DS used in the context of High School in a Public School in the interior of the State of Paraná, Brazil. For the analyses, we based ourselves on Language Capacities and their criteria, derived from the perspective of (SDI) (BRONCKART, 1997/2009). The results point to contributions regarding the DS proposal and the constituent elements of the Opinion Article genre in working with reading comprehension and writing as a process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Izabel Rodrigues Tognato, Unespar - Campus de Campo Mourão - PR

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1992) e Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL-PR (2002), sob orientação da Professora Dra. Telma Nunes Gimenez. É Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL- PUC/SP (2009), sob orientação da Professora Dra. Anna Rachel Machado (in memoriam). Possui pós-doutorado pela UNIGE - Université de Genève - FAPSE - Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação sob orientação do Professor Dr. Joaquim Dolz. Atua como professora associada no Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campus de Campo Mourão - PR, desde 1994.

Marcia Cristina de Aquino de Paula, SEED/PR

Mestra em Sociedade e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD (2021). Possui as seguintes especializações em: a) “Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais" pela Faculdade Iguaçu (2007); b) “Estudos da Linguagem com Áreas de Concentração em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas" pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2013); c) "Educação de Jovens e Adultos" pela Faculdade São Braz (2015). Graduada em Letras, pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2005). Professora de Língua Portuguesa na rede pública de ensino do Estado do Paraná, Terra Boa. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, leitura e produção textual.

References

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachell Macho e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 1997/2007/2009.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Designing and conducting mixed methods research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2018.

CRISTOVÃO, V. L. L. Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina: UEL, 2007.

CRISTOVÃO, V. L. L. Para uma expansão do conceito de capacidades de linguagem. In: BUENO, L.; LOPES, M. A. P. T.; CRISTOVÃO, V. L. (org.). Gêneros Textuais e Formação Inicial: uma homenagem à Malu Matêncio. 1.ed. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 357-380.

CRISTOVÃO. V. L. L. et al. Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 191-215. jan./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148512152

CRISTOVÃO, V. L. L.; STUTZ, L. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, P. T. C.; AL. (org.) Linguística Aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011.

DOLZ, J. Escribir textos argumentativos para mejorar su compensión. Separata; Infancya aprendizage estúdios de psicologia congnitiva. Revista de Psicologia Social. Madrid: Comunicación, lenguaje y educacióin, Madri, p. 65-67, 1995. DOI: https://doi.org/10.1174/021470395321340448

DOLZ-MESTRE, J.; BUENO, L. Gêneros orais e gêneros produzidos na interface escrito-oral: o discurso de formatura no ensino fundamental e sua contribuição para o letramento escolar. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T.C. Gêneros Orais no Ensino. Campinas-São Paulo-Brasil: Mercado de Letras, 2015. p. 117-137.

DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J.-P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières? Études de Linguistique Appliquée, n. 102, p. 23-37, 1993.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem: Adaptação Joaquim Dolz e Fabricio Decândio. Tradução de Fabrício Decândio e Anna Rachel Machado. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. (As faces da Lingüística Aplicada).

DOLZ, J.; PASQUIER, A. Escribo mi opinión. Una secuencia didáctica de iniciación a los textos de opinión para el tercer ciclo de Educación Primaria. Navarra: Gobierno de Navarra, Departamento de Educación y Cultura, 2000.

DOLZ-MESTRE, J,; BUENO, L. Gêneros orais e gêneros produzidos na interface escrito-oral: o discurso de formatura no ensino fundamental e sua contribuição para o letramento escolar. In: L. Bueno & T. da Conceição Costa-Hübes. Gêneros Orais no Ensino. Campinas-São Paulo-Brasil: Mercado de Letras, 2015. p. 117-137

FOGAÇA, D. C.; XXXXX , M. I. R.; MIQUELANTE, M. A. Reflexões de uma professora em formação inicial como participante do Pibid de Língua inglesa: relato de experiência. In: KRAWCZYK, A. C. de D. B.; GAGNO, R. R.; VIEIRA, L. A.; MACHADO, C. J. (org.). Pibid e RP da Unespar: sobre esperançar em um período incerto para a docência. Paranavaí: Unespar, 2020.

MORIN, E. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo : Palas Athena , 2016.

PINTO, S. M.; XXXXX; MIQUELANTE, M. A. Produção de atividades didáticas: uma experiência desafiadora proporcionada pelo Pibid de Língua Inglesa na formação inicial: relato de experiência. In: KRAWCZYK, A. C. de D. B.; GAGNO, R. R.; VIEIRA, L. A.; MACHADO, C. J. (org.). Pibid e RP da Unespar: sobre esperançar em um período incerto para a docência. Paranavaí: Unespar, 2020.

ROSA, V. B. Proposta de sequência didática: as contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a construção de artigos de opinião. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco: [s.n.], 2017. Disponível em:< http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10715>. Acesso em: 22 jun 2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

STUTZ, L. Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 458f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, 2012.

STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, p. 569-589, jun. 2011. Disponivel em:< http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8578/9195>. Acesso em: 10 mar 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p569

STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L. Políticas educacionais nas prescrições para o Ensino Médio: dimensões para o ensino de leitura. Letras & Letras, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 35–63, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n2a2017-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38017. Acesso em: 25 maio. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-2

XXXXX; DOLZ, J. Implementação e análise de um dispositivo didático na formação de professores de língua inglesa: possíveis reconfigurações. In: MORETTO, M. (Org.) Prática de leitura e escrita em contextos escolares e não-escolares. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. 16-71 p.

XXXXXX.; OLIVEIRA, J. A. A Sequência Didática na formação inicial de professores de língua inglesa: escrita como processo e as capacidades docentes. Revista Interfaces, UNICENTRO: Guarapuava, PR. Vol.9, n.4 (out/nov/dez 2018), p.186-200. DOI: https://doi.org/10.5935/2179-0027.20180063

XXXXXX.; VIGNOLI, J. C. S. Ferramentas didáticas como possíveis instrumentos para (re)configurações de práticas formativas no ensino de línguas. ReVEL, edição especial, v. 18, n. 17, 2020. [www.revel.inf.br]

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Published

2023-04-14

How to Cite

TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; AQUINO DE PAULA, Marcia Cristina de. Uma sequência didática para leitura e escrita do gênero artigo de opinião no ensino médio. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 189–212, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp189-212. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47158. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz