A sequência didática em contexto: potencialidades para o fortalecimento da autoria docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp54-76

Palavras-chave:

Sequência didática, Capacidades linguístico-discursivas, Produção escrita

Resumo

Neste artigo, apresentamos como mobilizamos a adaptação proposta por Swiderski e Costa-Hübes (2009) da sequência didática (SD) originalmente formulada por  Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com vistas a atingir objetivos delineados a partir de nosso contexto. As intervenções basearam-se no Interacionismo Sociodiscursivo, em que o gênero é tido como instrumento para o desenvolvimento de capacidades de linguagem. Nossos objetivos didáticos foram: i) fomentar o desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas (CDL) relevantes para a produção do gênero carta de jogo de enigma e ii) proporcionar o desenvolvimento de uma postura de escritor, com atenção para as diferentes etapas do processo de escrita. Ao adaptar a SD para nossos objetivos, inserimos um módulo de planejamento da produção inicial e realizamos uma atividade de revisão mediada entre as produções inicial e final, com uso de lista de constatações. Para aferir o cumprimento dos objetivos, analisamos a progressão de CDLs nas produções dos alunos. Essa análise sugeriu progressão nas CDLs focalizadas, que avançaram dos níveis “introdutório” ou “básico”, na produção inicial, para “consolidado”, na produção final. A partir dessa experiência, destacamos que a SD potencializa a autoria docente, visto que os professores podem se (re)apropriar desse construto ao criar suas próprias SDs, visando objetivos pertinentes para seu contexto.

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Biografia do Autor

Maria Beatriz Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Especialista em Residência Docente pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Carolina Alves Fonseca, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

PINTO, M. B.; FONSECA, C. A. A sequência didática em contexto: potencialidades para o fortalecimento da autoria docente. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 54–76, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp54-76. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47148. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz