Sequências Didáticas – da formação inicial à sala de aula: experiências didáticas de uma professora-pesquisadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp292-313

Palavras-chave:

Formação Docente, Sequência Didática, capacidades de linguagem

Resumo

 Neste artigo, refletiu-se sobre os impactos das experiências vivenciadas por uma professora-pesquisadora (PP), durante a formação inicial, na sua prática docente enquanto professora de língua portuguesa na educação básica, no que se refere ao trabalho com as Sequências Didáticas(SD) para o estudo dos gêneros e ao trabalho com as capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Este estudo, de abordagem qualitativa e de natureza aplicada, cujo enfoque procedimental foi a pesquisa-ação, tem como dados a revisão realizada pela PP em artigos de opinião produzidos por alunos do 2º ano do Ensino Médio, durante a execução de uma SD. Assim, objetivou-se, especificamente, analisar as estratégias adotadas pela PP para a revisão dos textos, verificando as capacidades de linguagem por ela priorizadas. Este estudo situa-se, portanto, na área da Linguística Aplicada e toma como base o quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Como resultados, constatou-se que, ao fazer uso de diferentes recursos para revisar os textos, a PP contempla de modos distintos todas as capacidades de linguagem, priorizando as linguístico-discursivas. E, de modo geral, evidenciou-se o quão produtivo foi para o processo formativo da professora a utilização da metodologia da SD em sua prática docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandra Magda de Miranda, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Professora na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba  (SEEPB), Educação Básica. 

Regina Celi Mendes Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Departamento de Língua e Linguística, do Programa de Pós-graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora da sede da Cátedra UNESCO em Leitura e Escritura no Brasil.

Referências

BARROS, E. M. D.; MAFRA, G. M. A correção textual do professor como instrumento de ensino e aprendizagem na metodologia das sequências didáticas de gêneros. Revista (Con) Textos Linguísticos, Universidade Federal do Espírito Santo, v.10, n.17. p. 28-68, 2016.

BRONCKART, J. Atividades de linguagem, texto e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2009.

BRONCKART, J. Teorias da linguagem: nova introdução crítica. São Paulo: Mercado de Letras, 2022. p. 335-378.

CASTELLANI, R. A.; BARROS, E. M. D. Modelo teórico/didático do gênero artigo de opinião: ferramentas para análise do gênero. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 196-214, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.22168/2237-6321-21178

DOLZ, J. Seminário 2015: Palestra Prof. Joaquim Dolz (1/3). Publicado pelo canal Olimpíada LP Cenpec. São Paulo: Cenpec, 2015. 1 video (53 min). Disponível em: www.youtube.com/watch?v=K68WLhIcSrc . Acesso em: 3 dez. 2022.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 81-108.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência Suíça (Francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 35-60.

LEURQUIN, E. V. L. F. O gênero acadêmico relatório na formação inicial do professor de língua materna. In: BUENO, L.; LOPES, M. . P. T.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.). Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matêncio. Campinas: Mercado das Letras, 2013. p. 281-299.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, J. (coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Lisboa: Porto Editora, 2009. p. 221-284.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3/4, p. 5-24, 2005-2006.

RUIZ, E. M. S. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 21-39.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 61-78.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

MIRANDA, A. M. de; PEREIRA, R. C. M. Sequências Didáticas – da formação inicial à sala de aula: experiências didáticas de uma professora-pesquisadora. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 292–313, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp292-313. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47149. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz