Sequências Didáticas – da formação inicial à sala de aula: experiências didáticas de uma professora-pesquisadora
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp292-313Palavras-chave:
Formação Docente, Sequência Didática, capacidades de linguagemResumo
Neste artigo, refletiu-se sobre os impactos das experiências vivenciadas por uma professora-pesquisadora (PP), durante a formação inicial, na sua prática docente enquanto professora de língua portuguesa na educação básica, no que se refere ao trabalho com as Sequências Didáticas(SD) para o estudo dos gêneros e ao trabalho com as capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Este estudo, de abordagem qualitativa e de natureza aplicada, cujo enfoque procedimental foi a pesquisa-ação, tem como dados a revisão realizada pela PP em artigos de opinião produzidos por alunos do 2º ano do Ensino Médio, durante a execução de uma SD. Assim, objetivou-se, especificamente, analisar as estratégias adotadas pela PP para a revisão dos textos, verificando as capacidades de linguagem por ela priorizadas. Este estudo situa-se, portanto, na área da Linguística Aplicada e toma como base o quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Como resultados, constatou-se que, ao fazer uso de diferentes recursos para revisar os textos, a PP contempla de modos distintos todas as capacidades de linguagem, priorizando as linguístico-discursivas. E, de modo geral, evidenciou-se o quão produtivo foi para o processo formativo da professora a utilização da metodologia da SD em sua prática docente.
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