Prática de análise linguística e construção de contos populares: da recepção à produção do gênero
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp34-53Palavras-chave:
Ensino de gramática, Prática de análise linguística, Sequência didáticaResumo
O ensino de gramática ainda parece constituir uma pedra no caminho das aulas de língua portuguesa. Sendo assim, reflexões sobre possibilidades de tratamento para o conjunto de regras que especificam o funcionamento linguístico se fazem prementes. Diante desse quadro, objetivamos, com este artigo, apresentar e discutir atividades de prática de análise linguística (GERALDI, 1984, 2013) porque entendemos que, no interior destas, o trabalho com a gramática em perspectiva contextualizada pode se evidenciar. As atividades integram uma sequência didática (SD) sobre o gênero conto popular endereçada ao 6º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida, com base em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), em âmbito de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa. Nossas reflexões estão orientadas pelo viés qualitativo-interpretativista à medida que a linguagem é considerada no contexto da sala de aula. Atestamos que a prática de análise linguística (PAL) perpassa todas as etapas da SD, mostrando-se um diferencial para a eficiência na recepção e produção do gênero. Concluímos que o ensino de gramática mediante essa prática pode contribuir para a remoção da pedra encontrada no ensino de língua portuguesa.
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