Prática de análise linguística e construção de contos populares: da recepção à produção do gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp34-53

Palavras-chave:

Ensino de gramática, Prática de análise linguística, Sequência didática

Resumo

O ensino de gramática ainda parece constituir uma pedra no caminho das aulas de língua portuguesa. Sendo assim, reflexões sobre possibilidades de tratamento para o conjunto de regras que especificam o funcionamento linguístico se fazem prementes. Diante desse quadro, objetivamos, com este artigo, apresentar e discutir atividades de prática de análise linguística (GERALDI, 1984, 2013) porque entendemos que, no interior destas, o trabalho com a gramática em perspectiva contextualizada pode se evidenciar. As atividades integram uma sequência didática (SD) sobre o gênero conto popular endereçada ao 6º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida, com base em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), em âmbito de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa. Nossas reflexões estão orientadas pelo viés qualitativo-interpretativista à medida que a linguagem é considerada no contexto da sala de aula. Atestamos que a prática de análise linguística (PAL) perpassa todas as etapas da SD, mostrando-se um diferencial para a eficiência na recepção e produção do gênero. Concluímos que o ensino de gramática mediante essa prática pode contribuir para a remoção da pedra encontrada no ensino de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Rafaela Oppermann Miranda, UFFS

Estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), com bolsa CAPES. Graduação em Letras - Português e Espanhol, Licenciatura, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo (RS).

Ana Cecilia Teixeira Gonçalves , UFFS

Doutorado e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

14-04-2023

Como Citar

MIRANDA, R. O.; GONÇALVES , A. C. T. Prática de análise linguística e construção de contos populares: da recepção à produção do gênero. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 34–53, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp34-53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47114. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz