Análise de “campaignposters”: um repensar sobre a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p347Palavras-chave:
Livro didático, Gêneros de texto, Educação ambientalResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as visões de Educação Ambiental presentes nos textos constituintes de uma unidade de um livro didático de Língua Inglesa (FRANCO; TAVARES, 2015) do sexto ano do Ensino Fundamental II, com base no gênero de texto Campaign posters (Cartazes de campanha), relacionado ao tema Save the animals (Salve os Animais). Para tanto, ancoramos nosso estudo nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1997/2009) e no ensino de línguas com base em gêneros (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Propomos uma discussão sobre os conceitos de Livro Didático (LD) (BONINI, 2003; 2004, 2011) enquanto Suporte (MARCUSCHI, 2003) ou Gênero de texto (VENTURI, 2008). Consideramos também as visões de Meio Ambiente e Educação Ambiental (TOZONI-REIS, 2007) presentes em cada texto que compõe a unidade do (LD) investigada. Os resultados apontam para o reconhecimento da importância do conceito de sustentabilidade no processo de desenvolvimento da formação crítica dos estudantes da Educação Básica.
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