Análise de “campaignposters”: um repensar sobre a educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p347

Palavras-chave:

Livro didático, Gêneros de texto, Educação ambiental

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as visões de Educação Ambiental presentes nos textos constituintes de uma unidade de um livro didático de Língua Inglesa (FRANCO; TAVARES, 2015) do sexto ano do Ensino Fundamental II, com base no gênero de texto Campaign posters (Cartazes de campanha), relacionado ao tema Save the animals (Salve os Animais). Para tanto, ancoramos nosso estudo nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1997/2009) e no ensino de línguas com base em gêneros (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Propomos uma discussão sobre os conceitos de Livro Didático (LD) (BONINI, 2003; 2004, 2011) enquanto Suporte (MARCUSCHI, 2003) ou Gênero de texto (VENTURI, 2008). Consideramos também as visões de Meio Ambiente e Educação Ambiental (TOZONI-REIS, 2007) presentes em cada texto que compõe a unidade do (LD) investigada. Os resultados apontam para o reconhecimento da importância do conceito de sustentabilidade no processo de desenvolvimento da formação crítica dos estudantes da Educação Básica.

 

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Biografia do Autor

Aline Cristina Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Estudos da Linguagem (PPGEL) pela Universidade Estadual de Londrina.  Professora Efetiva de Língua Inglesa, da SEED- Secretaria de Estado da Educação - Núcleo Regional de Goioerê.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Doutora pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra.. Professora  da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

FERNANDES, Aline Cristina; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Análise de “campaignposters”: um repensar sobre a educação ambiental. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 1, p. 347–383, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n1p347. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37115. Acesso em: 21 nov. 2024.