Texto de divulgação científica: uma proposta didática para o 6º ano
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p117Palavras-chave:
Gênero Discursivo, Texto de divulgação científica, Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa.Resumo
Documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017) reconhecem a importância de utilizar textos-enunciados em sala de aula. Assim, assumimos esses textos, compreendidos nesta pesquisa como enunciados concretos, como objeto de ensino de Língua Portuguesa, os quais fundam a possibilidade de comunicação e representam as reais práticas de uso da linguagem, permitindo um estudo mais contextualizado. Tais enunciados, representativos de diversificados gêneros do discurso, segundo Bakhtin (2011) são caracterizados por três elementos: construção composicional, conteúdo temático e estilo, intimamente vinculados ao contexto de produção, elementos a que recorremos para o estudo do Texto de divulgação científica (TDC). Isso posto, temos por objetivo apresentar um encaminhamento didático para o estudo do TDC, em especial, voltado a turmas de sexto ano do ensino fundamental. Para alcançarmos esse objetivo, primeiramente a pesquisa compreendeu os seguintes passos: a) estudo das características do gênero escolhido; b) seleção de corpus para análise e elaboração didática, resultando nos TDC veiculados na Revista Mundo Estranho (edição de setembro/2017 a fevereiro/2018); c) análise linguística das dimensões sociais e verbais a partir do texto-enunciado “Como é o processo de desenvolvimento de um novo medicamento”. No que tange à proposta de elaboração didática recorremos à didática da Pedagogia Histórico-crítica através do Plano de Trabalho Docente e Discente (PTD), organizado por Gasparin (2003), metodologia que compreende os seguintes passos: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Como resultado, esperamos contribuir com possibilidades de leitura e análise linguística a partir de enunciados do gênero TDC.Downloads
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