A formação continuada de professores para o ensino de Língua Portuguesa no Programa Integra Educação Paraíba

Autores

  • Renilson Nóbrega Gomes Universidade Federal de Campina Grande image/svg+xml
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p224-246

Palavras-chave:

Formação continuada, Ensino, Língua Portuguesa, Documentos, Paradigma Crítico-reflexivo

Resumo

Estudos para a atualização de conhecimentos dos professores têm se tornado objeto de pesquisa, considerando o crescente interesse nas práticas formativas da docência. Nessa conjuntura, a questão-problema é: quais aspectos da formação docente são necessários para mobilizar o Programa Integra Educação Paraíba? Para respondê-la, definimos como objetivo geral investigar a formação continuada do Programa Integra Educação Paraíba, com foco na ressignificação dos estudos nele realizados para o professor que leciona Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, a pesquisa se enquadra no campo da Linguística Aplicada e no paradigma crítico-reflexivo. A obtenção dos dados se deu a partir de documentos disponibilizados pela professora que conduziu a formação. As análises e discussões permitem-nos perceber que a formação continuada acontece de forma vertical e dedutiva, restando aos participantes utilizar as sequências didáticas que lhes são repassadas, baseando-se nos saberes e orientações recomendados nos encontros formativos. Também demonstram que eles não participam da seleção dos objetos de conhecimento, desconsiderando seus interesses, bem como a sua importância para a reflexão e ressignificação do que efetivam em suas ações de ensino, na escolarização de conteúdos equivalentes às práticas de linguagem.

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Biografia do Autor

Renilson Nóbrega Gomes, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Linguagem e Ensino (UFCG), Mestre em Letras (UFRN), Pós-graduado em Linguística e Literatura (UEPB), Formação do Educador (UEPB) e Linguística de Texto e Ensino (UFRN), e Graduado em Letras (UEPB). Leciona a disciplina de Língua Portuguesa na rede de ensino de Tenório-PB e na rede de ensino da Paraíba.

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande, na área de Estudos Linguísticos. Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e atua na área de Linguística, com ênfase em Leitura e Produção de Textos, destacando-se os seguintes temas: materiais didáticos, ambientes digitais, concepções de ensino, formação docente, livro didático, escrita e oralidade. Com estágio de pós-doutoramento, concluído pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), e outro pela Universidade Federal do Ceará, (UFC -2018-2019), atualmente desenvolve projetos de pesquisa; envolvendo tecnologias, linguagens, gêneros textuais orais e escritos e formação docente, com orientações tanto na pós-graduação quanto na graduação, em programas PIBIC e PIBID- Letras. Neste último, atuou como coordenadora de 2016 a 2018. Membro do grupo de pesquisa Teorias da linguagem e ensino, e membro da linha de pesquisa "Ensino de línguas e Formação docente", do PPGLE, do qual é integrante desde 2005.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

GOMES, Renilson Nóbrega; SILVA, Williany Miranda da. A formação continuada de professores para o ensino de Língua Portuguesa no Programa Integra Educação Paraíba. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 3, p. 224–246, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n3p224-246. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/51016. Acesso em: 22 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos