A formação continuada de professores para o ensino de Língua Portuguesa no Programa Integra Educação Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n3p224-246Palavras-chave:
Formação continuada, Ensino, Língua Portuguesa, Documentos, Paradigma Crítico-reflexivoResumo
Estudos para a atualização de conhecimentos dos professores têm se tornado objeto de pesquisa, considerando o crescente interesse nas práticas formativas da docência. Nessa conjuntura, a questão-problema é: quais aspectos da formação docente são necessários para mobilizar o Programa Integra Educação Paraíba? Para respondê-la, definimos como objetivo geral investigar a formação continuada do Programa Integra Educação Paraíba, com foco na ressignificação dos estudos nele realizados para o professor que leciona Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, a pesquisa se enquadra no campo da Linguística Aplicada e no paradigma crítico-reflexivo. A obtenção dos dados se deu a partir de documentos disponibilizados pela professora que conduziu a formação. As análises e discussões permitem-nos perceber que a formação continuada acontece de forma vertical e dedutiva, restando aos participantes utilizar as sequências didáticas que lhes são repassadas, baseando-se nos saberes e orientações recomendados nos encontros formativos. Também demonstram que eles não participam da seleção dos objetos de conhecimento, desconsiderando seus interesses, bem como a sua importância para a reflexão e ressignificação do que efetivam em suas ações de ensino, na escolarização de conteúdos equivalentes às práticas de linguagem.
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