Texto de divulgação científica: uma proposta didática para o 6º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p117

Palavras-chave:

Gênero Discursivo, Texto de divulgação científica, Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa.

Resumo

Documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017) reconhecem a importância de utilizar textos-enunciados em sala de aula. Assim, assumimos esses textos, compreendidos nesta pesquisa como enunciados concretos, como objeto de ensino de Língua Portuguesa, os quais fundam a possibilidade de comunicação e representam as reais práticas de uso da linguagem, permitindo um estudo mais contextualizado. Tais enunciados, representativos de diversificados gêneros do discurso, segundo Bakhtin (2011) são caracterizados por três elementos: construção composicional, conteúdo temático e estilo, intimamente vinculados ao contexto de produção, elementos a que recorremos para o estudo do Texto de divulgação científica (TDC). Isso posto, temos por objetivo apresentar um encaminhamento didático para o estudo do TDC, em especial, voltado a turmas de sexto ano do ensino fundamental. Para alcançarmos esse objetivo, primeiramente a pesquisa compreendeu os seguintes passos: a) estudo das características do gênero escolhido; b) seleção de corpus para análise e elaboração didática, resultando nos TDC veiculados na Revista Mundo Estranho (edição de setembro/2017 a fevereiro/2018); c) análise linguística das dimensões sociais e verbais a partir do texto-enunciado “Como é o processo de desenvolvimento de um novo medicamento”. No que tange à proposta de elaboração didática recorremos à didática da Pedagogia Histórico-crítica através do Plano de Trabalho Docente e Discente (PTD), organizado por Gasparin (2003), metodologia que compreende os seguintes passos: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Como resultado, esperamos contribuir com possibilidades de leitura e análise linguística a partir de enunciados do gênero TDC.

Biografia do Autor

Otávio Felipe Carneiro, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mestrando em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL); Graduado em Letras/ Português pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) com Especialização em Língua Portuguesa pela UEL.

Neluana Leuz de Oliveira Ferragini, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - campus Apucarana). Graduada em Letras (Português e Línguas Vernáculas) pela Universidade Estadual de Londrina (2004); especialização em Língua Portuguesa (2006) pela mesma instituição de ensino; mestrado (2011) e doutorado (2015) em Estudos da Linguagem também pela Universidade Estadual de Londrina. Experiência nas áreas de Línguística e Língua Portuguesa, com enfoque no ensino e aprendizagem de língua materna e na formação docente inicial.

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Publicado

17-05-2021

Como Citar

FELIPE CARNEIRO, Otávio; LEUZ DE OLIVEIRA FERRAGINI, Neluana. Texto de divulgação científica: uma proposta didática para o 6º ano. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 1, p. 117–138, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n1p117. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/39550. Acesso em: 3 jul. 2024.

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