Um debate sobre a produção textual sugerida no ENEM e as atividades de linguagem praticadas na escola

Autores

  • Maria Ilza Zirondi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p123

Palavras-chave:

Prova do ENEM, Produção textual, Gênero textual

Resumo

Os gêneros textuais, como ações vivas de linguagem e, constantemente, mutáveisrealizadas por sujeitos sociais, constituem-se de número e aspecto ilimitado mediante asinfindáveis situações, funções e facetas do agir humano. Atrelados a objetivos da lingüísticaem refletir sobre o uso da linguagem como ferramenta para o desenvolvimento humano(DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), propomos com esse trabalho apresentar reflexões acerca doExame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sob uma visão sócio-interacionista da linguagem(BRONCKART, 1999/2006). Buscamos, assim, debater sobre a produção textual sugeridana Prova (teste empírico da capacidade escrita/argumentativa) e as atividades de linguagempraticadas na escola. Preocupados com a importância social que reveste o teste, buscamosdiscutir esse grave problema que circunda, principalmente, o ambiente escolar, pois essa atitudepode significar iniciativas para revisão e reavaliação dos PCNEM, do material fornecido peloPlano Nacional do Livro Didático (PNLD) e da própria estruturação curricular elaborada pelasescolas que desenvolvem trabalho com Ensino Médio e, conseqüentemente, capacidades paraos alunos agirem com a linguagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Ilza Zirondi, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado pela Universidade Estadual de Londrina

Referências

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. (Tradução: Maria Ermantina G. G. Pereira) 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BALTAR, Marcos. A validade do conceito de competência discursiva para o ensino de língua materna. Revista Linguagem em (dis)curso. v. 5, n. 1, jul./dez. 2004.

BAMBIRRA, M. R. de A. Trabalhando a habilidade de produção escrita dos alunos do ensino médio do Brasil via abordagem dos gêneros textuais. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. (orgs.). Gêneros textuais: teoria e prática I. Londrina: Moriá, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 1999.

BRONCKART, J. P. Os gêneros de textos e os tipos de discurso como formatos das interações propiciadoras de desenvolvimento. In: BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Trad. Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matêncio. Campinas: Mercado de Letras, 2006b.

BRONCKART, J. P. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – REVEL, Ano 4, n. 6, mar. 2006a.

BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sóciodiscursivo. Trad. Anna Raquel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.; [et all] (orgs.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

FAÏTA, D. Gêneros de discurso, gêneros de atividade, análise da atividade do professor. In: MACHADO, Anna Raquel (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.

GIERING, M. E.; MELLO, V. H. D. de. Gêneros textuais e a atividade argumentativa em sala de aula. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. (orgs). Gêneros Textuais: teoria e prática II. Palmas e União da Vitória, Paraná, Kaygange, 2005.

MACHADO, A. R. Uma experiência de assessoria docente e de elaboração de material didático para o ensino de produção de textos na universidade. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – REVEL, v. 4, n. 6, mar.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONIZIO, Â. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.


MENEGASSI, R. J. Professor e a escrita: a construção de comandos de produção de textos. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v.42, n. 55-79, jul./dez. 2003.

PINHEIRO, A. C. da F. Bragança; BURINI, E. R. V. O ensino por competências como metodologia didática para aprendizado baseado em problemas. Revista de Educação Continuada Momento do Professor, São Paulo, ano 1, n. 5, 2004, p. 28-37.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Org.).Gêneros textuais na escola. Tradução e organização. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

ZIRONDI, M. I.; NASCIMENTO, E. L. Prova do Enem: o impacto de um gênero textual no ensino médio. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 3., 2006, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UFMS, RS: 2006.

ZIRONDI, M. I.; NASCIMENTO, E. L. Prova do ENEM: um gênero desencadeador de novas ações pedagógicas? Anais do III encontro científico do curso de letras, 2005. Dsiponível em: www.faccar.com. br/desletras Acesso em : 24 jul. 2006.

Downloads

Publicado

01-01-2006

Como Citar

ZIRONDI, M. I. Um debate sobre a produção textual sugerida no ENEM e as atividades de linguagem praticadas na escola. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 123–133, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14095. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos