Um debate sobre a produção textual sugerida no ENEM e as atividades de linguagem praticadas na escola

Autores

  • Maria Ilza Zirondi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p123

Palavras-chave:

Prova do ENEM, Produção textual, Gênero textual

Resumo

Os gêneros textuais, como ações vivas de linguagem e, constantemente, mutáveisrealizadas por sujeitos sociais, constituem-se de número e aspecto ilimitado mediante asinfindáveis situações, funções e facetas do agir humano. Atrelados a objetivos da lingüísticaem refletir sobre o uso da linguagem como ferramenta para o desenvolvimento humano(DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), propomos com esse trabalho apresentar reflexões acerca doExame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sob uma visão sócio-interacionista da linguagem(BRONCKART, 1999/2006). Buscamos, assim, debater sobre a produção textual sugeridana Prova (teste empírico da capacidade escrita/argumentativa) e as atividades de linguagempraticadas na escola. Preocupados com a importância social que reveste o teste, buscamosdiscutir esse grave problema que circunda, principalmente, o ambiente escolar, pois essa atitudepode significar iniciativas para revisão e reavaliação dos PCNEM, do material fornecido peloPlano Nacional do Livro Didático (PNLD) e da própria estruturação curricular elaborada pelasescolas que desenvolvem trabalho com Ensino Médio e, conseqüentemente, capacidades paraos alunos agirem com a linguagem.

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Biografia do Autor

Maria Ilza Zirondi, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado pela Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

01-01-2006

Como Citar

ZIRONDI, Maria Ilza. Um debate sobre a produção textual sugerida no ENEM e as atividades de linguagem praticadas na escola. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 123–133, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14095. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos