Análise de erros ortográficos de alunos do primeiro ano da alfabetização: uma proposta sociolinguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p250-267

Palavras-chave:

Sociolinguística, Erro, Oralidade, Escrita

Resumo

Este artigo, inserido no âmbito da Sociolinguística Educacional, tem por objetivo descrever e analisar as dificuldades das crianças com relação ao aprendizado da escrita e quais as interferências da oralidade nesse processo encontradas nas produções textuais escritas do gênero ditado de alunos do primeiro ano, do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Moacyr Camargo Martins, da cidade de Londrina. O embasamento teórico deste estudo se ancora nos estudos propostos por Câmara (1957), Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2006, 2008) e Cagliari (2006) acerca da língua falada e da língua escrita, assim como nas categorias de análise propostas por Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2006, 2008). Além dos pressupostos sociolinguísticos, este trabalho também toma por base as fases de alfabetização trazidas por Ferreiro e Teberosky (1984). Por meio da análise, investigaram-se os problemas na escrita infantil, enfocando a interferência da oralidade e o desconhecimento das convenções arbitrárias da ortografia, classificando os erros a partir dessas categorias. Os dados mostram que os estudantes absorvem diversos fenômenos da oralidade, bem como apresentam dificuldade em seguir todas as normas ortográficas vigentes por conta de seu ainda recente contato com elas, resultados estes que vão ao encontro das hipóteses feitas inicialmente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Mestranda pela Universidade Estadual de Londrina; Graduada pela Universidade Estadual de Londrina.

Daiane Aparecida Martins, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Doutoranda em Estudos da Linguagem Pela Universidade Estadual de Londrina; Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Docente na rede pública paranaense de ensino.

Joyce Elaine de Almeida Baronas, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas e Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1989), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1996), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós chegamu na escola e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BORTONI_RICARDO, Stella Maris. O estatuto do erro na língua oral e escrita. In: GORSKI, E. M.; COELHO, I. L. (org.). Sociolingüística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: EdUFSC, 2006.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O Professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pró-Letramento: programa de formação continuada de professores/anos iniciais: alfabetização e linguagem. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC, 2017.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2006.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 11. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

C MARA, Joaquim Mattoso. Erros de escolares como síntomas de tendéncias lingüísticas no portugués do Rio de Janeiro. Romanistisches Jahrbuch, Hamburg, v. 8, n. 1, p. 279-286, 1957.

DA HORA, Da. Vocalização da lateral/l: correlação entre restrições sociais e estruturais. Scripta, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 29-44, 2006.

FERREIRO, Emília.; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

GONÇALVES, Solange de Souza. O desenvolvimento da consciência fonêmica e a aquisição do princípio alfabético. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2006. Disponível em: http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/linguistica_lingua_portuguesa/757.pdf. Acesso em: 20 out. 2022.

SOARES, Magda Becker. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 19-24, fev. 1985.

Downloads

Publicado

25-07-2023

Como Citar

SILVA, Ana Paula; MARTINS, Daiane Aparecida; ALMEIDA BARONAS, Joyce Elaine de. Análise de erros ortográficos de alunos do primeiro ano da alfabetização: uma proposta sociolinguística. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 250–267, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p250-267. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48232. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos