Análise de erros ortográficos de alunos do primeiro ano da alfabetização: uma proposta sociolinguística
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p250-267Palavras-chave:
Sociolinguística, Erro, Oralidade, EscritaResumo
Este artigo, inserido no âmbito da Sociolinguística Educacional, tem por objetivo descrever e analisar as dificuldades das crianças com relação ao aprendizado da escrita e quais as interferências da oralidade nesse processo encontradas nas produções textuais escritas do gênero ditado de alunos do primeiro ano, do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Moacyr Camargo Martins, da cidade de Londrina. O embasamento teórico deste estudo se ancora nos estudos propostos por Câmara (1957), Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2006, 2008) e Cagliari (2006) acerca da língua falada e da língua escrita, assim como nas categorias de análise propostas por Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2006, 2008). Além dos pressupostos sociolinguísticos, este trabalho também toma por base as fases de alfabetização trazidas por Ferreiro e Teberosky (1984). Por meio da análise, investigaram-se os problemas na escrita infantil, enfocando a interferência da oralidade e o desconhecimento das convenções arbitrárias da ortografia, classificando os erros a partir dessas categorias. Os dados mostram que os estudantes absorvem diversos fenômenos da oralidade, bem como apresentam dificuldade em seguir todas as normas ortográficas vigentes por conta de seu ainda recente contato com elas, resultados estes que vão ao encontro das hipóteses feitas inicialmente.
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