A linguagem como expressão do agir no ambiente de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n1p66Palavras-chave:
Representações, Trabalho, ISD.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma ampla pesquisa, na perspectiva do ISD – Interacionismo sócio-discursivo, em que se analisam representações de um vendedor quando em espaços institucionais do trabalho, especificamente no que se refere a sua interação com clientes, observando-se o papel da linguagem como instrumento da expressão dos diversos processos que constituem o agir no contexto de trabalho. Tomando por base a teoria proposta por Jean-Paul Bronckart e aquilo que foi apreendido durante as discussões favorecidas pela disciplina “Gêneros do discurso: uma perspectiva enunciativa para o ensino de línguas”, por meio da análise da transcrição das conversas, pudemos concluir, entre outros, que as representações deste profissional sobre o efeito que espera alcançar sobre seus clientes refletem o agir coletivo, em detrimento da constituição de suas representações individuais.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikail. Estética da criação verbal. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística em sala de aula. 6.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo São Paulo: EDUC, 2003.
BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado das Letras, 2008.
CUNHA, Dóris de Arruda Carneiro. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs). Gêneros textuais e ensino. 5.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
HABERMAS, Juergen. Teoria de la acción comunicativa: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Humanitas, 1999
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
LOUSADA, Eliane Gouvêa. Elaboração de material didático par ao ensino de francês. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs). Gêneros textuais e ensino. 5.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
MACHADO et al. Relação entre linguagem e trabalho educacional: novas pespectivas e métodos no quadro do interacionismo sócio-discursivo. In: TARDELLI-ABREU, L.S.; CRISTOVÃO, V. L. L. Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O tratamento da oralidade no ensino de língua. Recife: UFPe, 1993.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: o que são e como se constituem. Recife: UFPe, 2002.
NASCIMENTO, Elvira Lopes. Gêneros escolares: das práticas de linguagem aos processos de desenvolvimento humano. In: FERNANDES, L. C. (org) Interação: práticas de linguagem. Londrina: EDUEL, 2009.
NASCIMENTO, Elvira Lopes.; SAITO, Claudia Lopes Nascimento. Texto, gênero e discurso. In: SANTOS, A. R.; RITTER, L. C. B. (Orgs.) O trabalho com a escrita no ensino fundamental. Maringá: EDUEM, 2005.
PINTO, Abuêndia Padilha. Gênero discursivo e ensino de língua inglesa. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs). Gêneros textuais e ensino. 5.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
PRETI, Dino (Org). Diálogos na fala e na escrita. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005.
SILVA, Luiz Antonio da. O diálogo professor/aluno na aula expositiva. In: PRETI, D. (org). Diálogos na fala e na escrita. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005.
VYGOTSKY. Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.