A linguagem como expressão do agir no ambiente de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n1p66

Palavras-chave:

Representações, Trabalho, ISD.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma ampla pesquisa, na perspectiva do ISD – Interacionismo sócio-discursivo, em que se analisam representações de um vendedor quando em espaços institucionais do trabalho, especificamente no que se refere a sua interação com clientes, observando-se o papel da linguagem como instrumento da expressão dos diversos processos que constituem o agir no contexto de trabalho. Tomando por base a teoria proposta por Jean-Paul Bronckart e aquilo que foi apreendido durante as discussões favorecidas pela disciplina “Gêneros do discurso: uma perspectiva enunciativa para o ensino de línguas”, por meio da análise da transcrição das conversas, pudemos concluir, entre outros, que as representações deste profissional sobre o efeito que espera alcançar sobre seus clientes refletem o agir coletivo, em detrimento da constituição de suas representações individuais.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Vitorino de Moura Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela UEL

Referências

ALVES, Ieda Maria. O emprego da metalinguagem em diálogos jornalísticos. In: PRETI, Dino (Org). Diálogos na fala e na escrita. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005.

BAKHTIN, Mikail. Estética da criação verbal. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística em sala de aula. 6.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo São Paulo: EDUC, 2003.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado das Letras, 2008.

CUNHA, Dóris de Arruda Carneiro. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs). Gêneros textuais e ensino. 5.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

HABERMAS, Juergen. Teoria de la acción comunicativa: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Humanitas, 1999

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10.ed. São Paulo: Contexto, 2007.

LOUSADA, Eliane Gouvêa. Elaboração de material didático par ao ensino de francês. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs). Gêneros textuais e ensino. 5.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

MACHADO et al. Relação entre linguagem e trabalho educacional: novas pespectivas e métodos no quadro do interacionismo sócio-discursivo. In: TARDELLI-ABREU, L.S.; CRISTOVÃO, V. L. L. Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O tratamento da oralidade no ensino de língua. Recife: UFPe, 1993.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: o que são e como se constituem. Recife: UFPe, 2002.

NASCIMENTO, Elvira Lopes. Gêneros escolares: das práticas de linguagem aos processos de desenvolvimento humano. In: FERNANDES, L. C. (org) Interação: práticas de linguagem. Londrina: EDUEL, 2009.

NASCIMENTO, Elvira Lopes.; SAITO, Claudia Lopes Nascimento. Texto, gênero e discurso. In: SANTOS, A. R.; RITTER, L. C. B. (Orgs.) O trabalho com a escrita no ensino fundamental. Maringá: EDUEM, 2005.

PINTO, Abuêndia Padilha. Gênero discursivo e ensino de língua inglesa. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs). Gêneros textuais e ensino. 5.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

PRETI, Dino (Org). Diálogos na fala e na escrita. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005.

SILVA, Luiz Antonio da. O diálogo professor/aluno na aula expositiva. In: PRETI, D. (org). Diálogos na fala e na escrita. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005.

VYGOTSKY. Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

31-10-2012

Como Citar

OLIVEIRA, Eliane Vitorino de Moura. A linguagem como expressão do agir no ambiente de trabalho. Entretextos, Londrina, v. 12, n. 1, p. 66–94, 2012. DOI: 10.5433/1519-5392.2012v12n1p66. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/11270. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)