Leitura imagética de um curta-metragem: o uso das novas tecnologias no ensino de língua inglesa

Autores

  • Marileuza Ascencio Miquelante Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual do Paraná https://orcid.org/0000-0002-7100-0871
  • Marilice Zavagli Marson Universidade Estadual de Londrina Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-9805-3001
  • Priscila Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p265

Palavras-chave:

Curta-metragem, Proposta didática, Multimodalidade.

Resumo

A sociedade contemporânea tem sido marcada pela intensa produção e circulação de diferentes textos multissemióticos/multimodais e pelo uso de diversas mídias de comunicação. Neste contexto, a escola, historicamente influenciada por uma cultura grafocêntrica, vem sendo convocada a repensar suas práticas de letramento. Assim, buscando alternativas que possam contribuir na construção de um currículo multiletrado, apresentamos, neste trabalho, uma proposta didática para o ensino de Língua Inglesa por meio da leitura imagética de um curta-metragem. Para tanto, partimos de sugestões pedagógicas ancoradas na teoria enunciativo-discursiva do Círculo de Bakhtin, bem como em reflexões teóricas acerca de trabalhos com textos multimodais. Esperamos que nossa proposta possa ajudar/inspirar professores de línguas a pensarem em práticas de letramento favoráveis à formação cidadã de seus estudantes em um mundo globalizado.

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Biografia do Autor

Marileuza Ascencio Miquelante, Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual do Paraná

Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo PPGEL – UEL – Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora Assistente de Língua Inglesa na UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná – campus Campo Mourão.

Marilice Zavagli Marson, Universidade Estadual de Londrina Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Estudos da Linguagem pelo PPGEL – UEL – Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora Substituta de Língua Inglesa na UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Cornélio Procópio.

Priscila Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini, Universidade Estadual de Londrina.

Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo PPGEL – UEL – Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora Efetiva de Língua Inglesa da SEED - Secretaria de Estado da Educação – Núcleo Regional de Guarapuava.

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Publicado

14-07-2018

Como Citar

MIQUELANTE, M. A.; MARSON, M. Z.; LANFERDINI, P. P. A. da F. Leitura imagética de um curta-metragem: o uso das novas tecnologias no ensino de língua inglesa. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 265–287, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p265. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33973. Acesso em: 27 abr. 2024.