Leitura imagética de um curta-metragem: o uso das novas tecnologias no ensino de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p265

Palavras-chave:

Curta-metragem, Proposta didática, Multimodalidade.

Resumo

A sociedade contemporânea tem sido marcada pela intensa produção e circulação de diferentes textos multissemióticos/multimodais e pelo uso de diversas mídias de comunicação. Neste contexto, a escola, historicamente influenciada por uma cultura grafocêntrica, vem sendo convocada a repensar suas práticas de letramento. Assim, buscando alternativas que possam contribuir na construção de um currículo multiletrado, apresentamos, neste trabalho, uma proposta didática para o ensino de Língua Inglesa por meio da leitura imagética de um curta-metragem. Para tanto, partimos de sugestões pedagógicas ancoradas na teoria enunciativo-discursiva do Círculo de Bakhtin, bem como em reflexões teóricas acerca de trabalhos com textos multimodais. Esperamos que nossa proposta possa ajudar/inspirar professores de línguas a pensarem em práticas de letramento favoráveis à formação cidadã de seus estudantes em um mundo globalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marileuza Ascencio Miquelante, Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual do Paraná

Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo PPGEL – UEL – Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora Assistente de Língua Inglesa na UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná – campus Campo Mourão.

Marilice Zavagli Marson, Universidade Estadual de Londrina Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Estudos da Linguagem pelo PPGEL – UEL – Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora Substituta de Língua Inglesa na UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Cornélio Procópio.

Priscila Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini, Universidade Estadual de Londrina.

Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo PPGEL – UEL – Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora Efetiva de Língua Inglesa da SEED - Secretaria de Estado da Educação – Núcleo Regional de Guarapuava.

Referências

BAKHTIN, Mikhail; VOLOSHINOV, Valentin. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1979/1992.

CARMELO, Bruno. The Fantastic Flying Books Of Mr Morris Lessmore, vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2012, já pode ser conferido na Internet. 2012. Disponível em: http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-100014/. Acesso em: 29 set. 2015.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venancio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 2000, v. 1.

CAZDEN, Courtney. et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review. Research Library: Spring, 1996, v. 1, p. 66.

HISTORY. Hurricane Katrina. 2015. Disponível em: http://www.history.com/topics/hurricane-katrina. Acesso em: 04 out. 2015.

DAMINELLI, Silvane. Filmes legendados: perspectiva para o ensino de leitura em língua materna. 2014. 189f. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) – Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, 2014.

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

LARA, Glaucia Muniz Proença. A imagem como objeto de ensino. CASA (Cadernos de Semiótica Aplicada), v. 9, n.1, p. 1-14, 2011.

LEMKE, Jay. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 455- 479, 2010.

NASCIMENTO, Roseli Gonçalves do; BEZERRA, Fábio Alexandre Silva; HEBERLE, Viviane Maria. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 529-552, 2011.

OLIVEIRA, Derli Machado de. Gêneros Multimodais e Multiletramentos: novas práticas de leitura na sala de aula. In: VI FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES II CONGRESSO NACIONAL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, 2013, Itabaiana. Anais... Itabaiana: Anais do vi fórum - II CONED - Caderno de Resumos, 2013. p. 31-31.

PEREIRA, Cimar Azeredo. Acesso à internet e à Televisão e Posse de telefone Móvel Celular para Uso Pessoal. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv93373.pdf. Acesso em: 29 set. 2015.

ROJO, Roxane. Prólogo. In: ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 7-13.

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Vidding: uma leitura subversiva do cânone. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. (Org.). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 233-263.

Downloads

Publicado

14-07-2018

Como Citar

MIQUELANTE, Marileuza Ascencio; MARSON, Marilice Zavagli; LANFERDINI, Priscila Priscila Azevedo da Fonseca. Leitura imagética de um curta-metragem: o uso das novas tecnologias no ensino de língua inglesa. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 265–287, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p265. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33973. Acesso em: 4 nov. 2024.