O ensino de línguas via gêneros: possíveis abordagens teórico-metodológicas

Autores

  • Larissa Bassi Piconi Universidade Estadual de Londrina
  • Claudia Christian Silva Valk Universidade Estadual de Londrina;Faculdade Apucarana Cidade Educação
  • Eliane Segati Rios Registro Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) https://orcid.org/0000-0003-1194-1300

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p368

Palavras-chave:

Ensino de Gêneros, Interacionismo Sócio-Discursivo, Análise Crítica do Discurso, Ensino de Línguas

Resumo

Atualmente, o trabalho com gêneros tem se mostrado uma grande ferramenta para o desenvolvimento da linguagem em sua relação com as práticas discursivas social, cultural e historicamente situadas. Assim, apropriar-se de gêneros significa ensinar a língua de modo adequado ao contexto em que se está inserido. Este trabalho tem por objetivo apresentar o Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD) e a Análise Crítica do Discurso (ACD) como duas possíveis abordagens de trabalho com gêneros textuais, traçando suas aproximações e distanciamentos.   Para tratarmos do gênero sob o prisma da ISD, tomaremos como base teórica os trabalhos desenvolvidos por Bronckart (2010), Schneuwly (2004), Machado (2005), Cristovão et al (2010) e Lousada (2010).  Sob a perspectiva da ACD, utilizaremos a literatura de teóricos como Fairclough (1992), Meurer (2005) e Motta-Roth (2008a, 2008b). À luz desses, traremos o histórico, os pressupostos teórico-metodológicos e a proposta didática de cada uma das abordagens discutidas, tendo por fim levantar a relevância das mesmas para o ensino de línguas.

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Biografia do Autor

Larissa Bassi Piconi, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Claudia Christian Silva Valk, Universidade Estadual de Londrina;Faculdade Apucarana Cidade Educação

Mestranda em Estudos da Linguagem pela UEL. Professora da  Faculdade Apucarana Cidade Educação.

Eliane Segati Rios Registro, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem pela UEL. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio.

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Publicado

23-09-2013

Como Citar

PICONI, Larissa Bassi; VALK, Claudia Christian Silva; REGISTRO, Eliane Segati Rios. O ensino de línguas via gêneros: possíveis abordagens teórico-metodológicas. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 368–400, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p368. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/11167. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos