O ensino de línguas via gêneros: possíveis abordagens teórico-metodológicas

Autores

  • Larissa Bassi Piconi Universidade Estadual de Londrina
  • Claudia Christian Silva Valk Universidade Estadual de Londrina;Faculdade Apucarana Cidade Educação
  • Eliane Segati Rios Registro Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) https://orcid.org/0000-0003-1194-1300

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p368

Palavras-chave:

Ensino de Gêneros, Interacionismo Sócio-Discursivo, Análise Crítica do Discurso, Ensino de Línguas

Resumo

Atualmente, o trabalho com gêneros tem se mostrado uma grande ferramenta para o desenvolvimento da linguagem em sua relação com as práticas discursivas social, cultural e historicamente situadas. Assim, apropriar-se de gêneros significa ensinar a língua de modo adequado ao contexto em que se está inserido. Este trabalho tem por objetivo apresentar o Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD) e a Análise Crítica do Discurso (ACD) como duas possíveis abordagens de trabalho com gêneros textuais, traçando suas aproximações e distanciamentos.   Para tratarmos do gênero sob o prisma da ISD, tomaremos como base teórica os trabalhos desenvolvidos por Bronckart (2010), Schneuwly (2004), Machado (2005), Cristovão et al (2010) e Lousada (2010).  Sob a perspectiva da ACD, utilizaremos a literatura de teóricos como Fairclough (1992), Meurer (2005) e Motta-Roth (2008a, 2008b). À luz desses, traremos o histórico, os pressupostos teórico-metodológicos e a proposta didática de cada uma das abordagens discutidas, tendo por fim levantar a relevância das mesmas para o ensino de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Bassi Piconi, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Claudia Christian Silva Valk, Universidade Estadual de Londrina;Faculdade Apucarana Cidade Educação

Mestranda em Estudos da Linguagem pela UEL. Professora da  Faculdade Apucarana Cidade Educação.

Eliane Segati Rios Registro, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem pela UEL. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio.

Referências

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 35-54.

BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1997.

BRONCKART, J.-P. Gêneros de textos, tipos de discurso e sequências. Revista Letras, nº 40, v. 20, p.163-176, 2010.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2009.

BRONCKART, J.-P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Trad. Anna Rachel Machado; Maria Lucia Meirelles Matêncio. Campinas, Mercado de letras, 2008.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Trad. Anna Rachel Machado; Maria Lucia Meirelles Matêncio. Campinas, Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, J.-P.; MACHADO, A. R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, A. R. (Org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004. p. 131-163.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Trad. Adail Sobral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

CLOT, Y.; FAÏTA, D. Genres et styles em analyse du travail: concepts et méthodes. Travailler, Revigny-sur-Ornain, n. 4, p. 7-42, 2000.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Sequências Didáticas para o ensino de linguas. In: DIAS, R.; CRISTÓVÃO, V.L.L. (Org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 305-344.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Modelos didáticos de gêneros: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina: UEL, 2007.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; STUTZ, L. Sequências Didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, P. T. C.; ARAÚJO, J. C.; NICOLAIDES, C. S.; SILVA, K. A. (Org.). Linguística Aplicada e Sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011. v. 1, p. 17-40.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes et al. Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Revista Letras, n. 40, v.20, p. 191-215, 2010.

DOLZ, J.; NOVERRRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY. Bernard; DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Trad. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência Suíça (Francófona). In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, G.S. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992.

FAIRCLOUGH, Norman. Language and power. London: Longman,1989. FAÏTA, D. Gêneros de discurso, gêneros de atividade, análise da atividade do professor. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004. p. 55-80.

LOUSADA, E. G. Gêneros textuais e perspectiva acional no ensino do francês como língua estrangeira: prescrições e instrumentos para o agir de alunos e professores. In: DIAS, Reinildes; PÉRET DELL'ISOLA, Regina Lúcia (Org.). Gêneros textuais: teoria e prática de esnino em LE. Campinas: Mercado de Letras, 2012. v. 1, p. 99-123.

MACHADO, A. R. A perspectiva interacionista sócio-discursiva de Bronckart. In: MEURER, J.L., BONINI, A., MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos , debates . São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 237- 259.

MACHADO, A. R.Para re-pensar o ensino de gêneros. Calidoscópio Revista de Linguística Aplicada, São Leopoldo, v. 2, n. 1, p. 17-28, 2004.

MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V.L.L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. In: ABREU-TARDELLI, L.S: CRISTOVÃO, V.L.L (Org.) Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 123-151.

MACHADO, A. R.; BRONCKART, Jean-Paul. (Re-)configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTERLAEL. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia; ABREU-TARDELLI, Lília S. (Org.) Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado das Letras, 2009, p. 31-77.

MACHADO, A. R.; GUIMARÃES, A. M. M. O interacionismo sociodiscursivo no Brasil. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; ABREU-TARDELLI, L. S. (Org.). Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 17-42.

MEURER, J.L. Gêneros textuais na análise crítica de Fairclough. In: MEURER, J.L., BONINI, A., MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos , debates . São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 81- 106.

MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. In: D.E.L.T.A., 24:2, 2008a, 341-383.

MOTTA-ROTH, D. Para ligar a teoria à prática: roteiro de perguntas para orientar a leitura/análise crítca de gênero. In: MOTTA-ROTH, D; CABAÑAS, T.; HENDGES, G. B. (org.) Análise de textos e de discursos: relações entre teorias e práticas. Santa Maria: PPGL – editores, 2008b. p. 243-271.

SAUJAT, F. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 3-34.

SCHNEUWLY. B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (Trad. e org.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p.21-39.

SCHNEUWLY. B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

VAN DIJK, T. Prejudice in discourse: an analysis of ethnic prejudice in cognition and conversation. Amsterdam: Benjamins, 1984.

WODAK, R. Do que trata a ACD– um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. In: Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n.esp, p. 223-243, 2004.

Downloads

Publicado

23-09-2013

Como Citar

PICONI, Larissa Bassi; VALK, Claudia Christian Silva; REGISTRO, Eliane Segati Rios. O ensino de línguas via gêneros: possíveis abordagens teórico-metodológicas. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 368–400, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p368. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/11167. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos