Grupo de estudos: a visão dos professores em relação ao ensino de língua portuguesa

Autores

  • Luciana Cristina Vargas da Cruz Camillo Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Maria Gregório Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p22

Palavras-chave:

Concepção de linguagem, Concepções de gramática, Práticas discursivas, Formação continuada

Resumo

As pesquisas referentes ao ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa têmapresentado metodologias que descentralizam a gramática e buscam reflexões e aprimoramentoda língua a partir das práticas discursivas: oralidade, leitura e escrita. A visão de linguagem quese tem defendido apresenta como objeto de preocupação a interação verbal. Documentos oficiaistambém defendem essa abordagem de ensino. Entretanto, nem sempre essas concepções seconcretizam na escola. Nesse sentido, surge a necessidade de olhar para o professor e repensarsobre a sua formação, a qual precisa ser contínua para acompanhar as mudanças e as novaspropostas referentes ao ensino de língua. O presente trabalho tem por objetivo analisar a visãodo professor em relação ao ensino de Língua Portuguesa, bem como destacar a importância daformação continuada para que realmente haja mudança na prática docente.

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Biografia do Autor

Luciana Cristina Vargas da Cruz Camillo, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina

Regina Maria Gregório, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

12-01-2013

Como Citar

CAMILLO, L. C. V. da C.; GREGÓRIO, R. M. Grupo de estudos: a visão dos professores em relação ao ensino de língua portuguesa. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 22–31, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p22. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14083. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos