Grupo de estudos: a visão dos professores em relação ao ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p22Palavras-chave:
Concepção de linguagem, Concepções de gramática, Práticas discursivas, Formação continuadaResumo
As pesquisas referentes ao ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa têmapresentado metodologias que descentralizam a gramática e buscam reflexões e aprimoramentoda língua a partir das práticas discursivas: oralidade, leitura e escrita. A visão de linguagem quese tem defendido apresenta como objeto de preocupação a interação verbal. Documentos oficiaistambém defendem essa abordagem de ensino. Entretanto, nem sempre essas concepções seconcretizam na escola. Nesse sentido, surge a necessidade de olhar para o professor e repensarsobre a sua formação, a qual precisa ser contínua para acompanhar as mudanças e as novaspropostas referentes ao ensino de língua. O presente trabalho tem por objetivo analisar a visãodo professor em relação ao ensino de Língua Portuguesa, bem como destacar a importância daformação continuada para que realmente haja mudança na prática docente.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da linguagem. Tradução por M. Lahud e Y. F. Vieira. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: compartilhando e construindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
CARDOSO, S. H. B. Discurso e ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
CRUZ, L. C. V. Formando de Letras: a concepção sobre o ensino gramatical. 2004. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina, 2004.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2004.
MATÊNCIO, M. L. Leitura, produção de texto e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. Campinas: Mercado de Letras. Editora Autores Associados, 1994.
MENDONÇA, M. Análise Lingüística no Ensino Médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
NEVES, M. H. M. A gramática: história, teoria e análise. São Paulo: UNESP, 2002.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Básico para Escola Pública do Paraná. Curitiba: SEED, 1990, p. 50 – 62.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Curitiba: SEED - EM, 2006.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Manual de produção de Folhas. Curitiba: SEED – EM, 2006.
PERFEITO, A. M. Formação dos professores de Língua Portuguesa: crise científica? Signum. Estudos da linguagem, Londrina, n. 6/1, p. 209-219, dez. 2003.
POSSENTI, S. Sobre o ensino de português na escola. In: O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004.
SAUSSURRE, F. Curso de Lingüística geral. Trad. A. Chelini, J. P. Paes e I. Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1974.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1o e 2o graus. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.