Da dissertação ao ensaio escolar: uma nota sobre essa transformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p128

Palavras-chave:

Teorias do texto, Tipologia Textual, Dissertação, Gênero Textual, Ensaio Escolar.

Resumo

Neste artigo, procuro compor um quadro elucidativo das noções e justificativas que subjazem à histórica mudança de terminologia referente ao texto escrito opinativo produzido por aluno, a partir de um tema proposto pelo professor, no contexto do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; antes, rotulado de dissertação; agora, denominado ensaio escolar. Procedo incursões à literatura de  teorias de estudo da linguagem e do texto e comparo dois paradigmas distintos: um mais antigo, de inspiração estruturalista, praticado por uma didática escolar de escrita com enfoque alicerçado no conceito de tipologia textual clássica, que usou o termo dissertação; outro mais recente, com aportes da Teoria dos Gêneros Textuais, implementado por uma didática escolar de escrita com enfoque centrado no conceito de gênero textual, que emprega a designação ensaio escolar. A análise reflexiva empreendida resulta em críticas ao sistema escolar tradicional de ensino de escrita argumentativa e em verificações promissoras relacionadas à atual proposta de trabalho, na escola, com os textos escritos argumentativos, tendo por base os gêneros textuais com predomínio do tipo textual argumentação, caso do ensaio escolar.

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Biografia do Autor

Givan José Ferreira dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Estudos da Linguagem (UEL). Docente de Língua Portuguesa da PUCPR, Campus Londrina.

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Publicado

30-01-2014

Como Citar

SANTOS, G. J. F. dos. Da dissertação ao ensaio escolar: uma nota sobre essa transformação. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 128–146, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n2p128. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16194. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos