Da dissertação ao ensaio escolar: uma nota sobre essa transformação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p128Palavras-chave:
Teorias do texto, Tipologia Textual, Dissertação, Gênero Textual, Ensaio Escolar.Resumo
Neste artigo, procuro compor um quadro elucidativo das noções e justificativas que subjazem à histórica mudança de terminologia referente ao texto escrito opinativo produzido por aluno, a partir de um tema proposto pelo professor, no contexto do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; antes, rotulado de dissertação; agora, denominado ensaio escolar. Procedo incursões à literatura de teorias de estudo da linguagem e do texto e comparo dois paradigmas distintos: um mais antigo, de inspiração estruturalista, praticado por uma didática escolar de escrita com enfoque alicerçado no conceito de tipologia textual clássica, que usou o termo dissertação; outro mais recente, com aportes da Teoria dos Gêneros Textuais, implementado por uma didática escolar de escrita com enfoque centrado no conceito de gênero textual, que emprega a designação ensaio escolar. A análise reflexiva empreendida resulta em críticas ao sistema escolar tradicional de ensino de escrita argumentativa e em verificações promissoras relacionadas à atual proposta de trabalho, na escola, com os textos escritos argumentativos, tendo por base os gêneros textuais com predomínio do tipo textual argumentação, caso do ensaio escolar.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, [1953]1992.
BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção trabalhando com os gêneros do discurso: argumentar. São Paulo: FTD, 2005.
BARBOSA, Severino Antônio M.; AMARAL, Emília. Escrever é desvendar o mundo: a linguagem criadora e o pensamento lógico. Campinas, SP: Papirus, 1986.
BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de Língua Portuguesa e contextos teóricometodológicos. In: BEZERRA, Maria auxiliadora; DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel. Gêneros textuais e ensino. 2ª edição. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 37-46.
BRAIT, Beth. PCNs, Gêneros e ensino de língua: faces discursivas da textualidade. In: ROJO, Roxane (Org.). A prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCN. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado de Letras, 2000. p. 13-23.
BRÄKLING, Kátia Lomba. Trabalhando com artigo de opinião: revisitando o eu no exercício da (re)significação da palavra do outro. In: ROJO, Roxane (Org.). A prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCN. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado de Letras, 2000. p. 221-247.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BRITTO, Luiz Percival L. Em terra de surdos-mudos (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares). In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.
CHIAPPINI, Ligia. A circulação dos textos na escola: um projeto de formaçãopesquisa. In: GERALDI, João Wanderley; CITELLI, Beatriz. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Tradução de Fabrício Decândio e Anna Rachel Machado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
FARACO, Carlos; MOURA, Francisco. Para gostar de escrever. São Paulo: Ática, 1984.
FIORIN, José Luís; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1967.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GRANATIC, Branca. Técnicas básicas de redação. São Paulo: Scipione, 1989.
INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. São Paulo: Scipione, 1991.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete M. Benetti; MARINELLO, Adiane Fogali. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MACHADO, Anna Rachel. Revisitando o conceito de resumos. In: BEZERRA, Maria auxiliadora; DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel. Gêneros textuais e ensino. 2ª edição. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 138-150.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: BEZERRA, Maria auxiliadora; DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel. Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19-36.
MESERANI, Samir. Redação escolar: criatividade – colégio – 1. São Paulo: Discubra, 1971.
MEURER, José Luiz; MOTTA-ROTH, Désirée (Orgs.). Parâmetros de textualização. Santa Maria, RS: UFSM, 1997. MIRANDA, José Fernando. Arquitetura da redação. São Paulo: Discubra, 1975.
MORENO, Cláudio; GUEDES, Paulo Coimbra. Curso de redação. São Paulo: Ática, 1978.
PÉCORA, Alcir. Problemas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. O artigo jornalístico e o ensino da produção escrita. In: ROJO, Roxane (Org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado de Letras, 2000, p. 207-220.
ROJO, Roxane (Org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado de Letras, 2000.
ROSENBLAT, Ellen. Critérios para a construção de uma seqüência didática no ensino dos discursos argumentativos. In: ROJO, Roxane (Org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado de Letras, 2000, p. 185-205.
SANTOS. Givan José Ferreira dos. Produção escolar de textos: parâmetros para um trabalho significativo. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SOUZA, Clínio Jorge de. Redação ao alcance de todos. São Paulo: Contexto, 1991.
SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem pragmática. Campinas, SP: Papirus, 1995.
TERRA, Ernani; NICOLA, José De. Redação para o 2º grau: pensando, lendo e escrevendo. São Paulo: Scipione, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.