A hibridização e os efeitos de sentido na propaganda
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p206Palavras-chave:
Hibridização, Persuasão, PublicidadeResumo
A publicidade utiliza, explícita ou implicitamente, discursos variados que objetivam potencializar e racionalizar o consumo e, neste universo, a persuasão é elemento essencial a ser analisado, porque é considerada a finalidade elementar do gênero anúncio. Ela é construída na associação de recursos linguísticos e na exploração de representações legitimadas pela sociedade. Lara (2007) afirma ser a publicidade um dos domínios em que mais se verifica a presença de textos híbridos que, buscando criar efeitos de sentido de inovação, surpresa, humor, transformam o anúncio publicitário em um outro gênero, recorrendo, sobretudo, à alteração da forma, já que a função primeira (por exemplo, a de convencer o outro a consumir um dado produto ou a utilizar um determinado serviço) tende a se manter – e ser reconhecida pelo enunciatário. Desse modo, este trabalho busca, por meio da propaganda, identificar como a hibridização contribuiu para a argumentatividade do texto.Downloads
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