O uso de objetos de aprendizagem para o ensino de espanhol como língua estrangeira: análise e propostas didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p215

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Uso de tecnologias, Propostas didáticas, Ensino de Língua Espanhola.

Resumo

Os recursos tecnológicos estão cada vez mais imersos em nosso cotidiano. São utilizados de diversos modos e com variadas finalidades: comunicação, entretenimento, organização/planejamento, entre outras. Diante desse contexto, seu fim educativo também se tornou uma necessidade e instituições escolares e professores passaram a buscar formas de incluir essas ferramentas em sala de aula visando acompanhar e atender as demandas de uma sociedade tecnológica. Desse modo, este artigo tem como objetivo geral estabelecer um breve panorama histórico do uso de tecnologia no ensino de línguas e incentivar a sua utilização em aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) para aprendizes brasileiros. Para tanto, e de modo mais específico, temos por objetivo analisar dois OA (áudio e vídeo) produzidos para o ensino-aprendizagem de ELE disponibilizados no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e propor atividades a partir desses dois OA analisados. Utilizamos como referencial teórico, autores que discorrem sobre terminologias relacionadas à tecnologia (LÉVY, 1999; PAIVA, 2015; PRENSKY, 2001, 2010); recursos tecnológicos e ensino (ARAÚJO, 2013; PRENSKY, 2001, 2010; SILVA, 2013; TALLEI e COELHO, 2012) e objetos educacionais (ARAÚJO, 2013; WILEY, 2000).

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Biografia do Autor

Raquel Bicalho de Carvalho Barrios, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Estudos da Linguagem pelo PPGEL-UEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, campus Apucarana).

Vanessa Cruz Mantoani, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Estudos da Linguagem pelo PPGEL-UEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, campus Apucarana).

Referências

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Publicado

14-07-2018

Como Citar

BARRIOS, R. B. de C.; MANTOANI, V. C. O uso de objetos de aprendizagem para o ensino de espanhol como língua estrangeira: análise e propostas didáticas. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 215–239, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p215. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33970. Acesso em: 28 abr. 2024.