O fator idade e o processo de aprendizagem de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p32

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Língua estrangeira, Idade

Resumo

Muitos acreditam que as crianças são melhores aprendizes de uma língua estrangeira esuperam os adultos em vários aspectos relacionados a este processo. Tais aspectos variam desdea pronúncia até a total competência lingüística na língua-alvo. O objetivo deste texto é apresentaro que vários teóricos afirmam em relação ao fator idade, tecendo algumas considerações sobrea diferença na aprendizagem entre crianças e adultos. Serão apresentados também algunsestudos empíricos relacionados ao tema. Por fim, discutiremos algumas das crenças que alunosdo curso de Letras em uma Universidade Estadual do norte do Paraná e profissionais da áreatêm sobre o assunto, com base em respostas obtidas através de questionários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cantarotti, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Luciana Cabrini Simões, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Servidora Pública na Universidade Estadual de Maringá

Referências

ASSIS-PETERSON, A. A.; GONÇALVES, M. O. C. Qual é a melhor idade para aprender Línguas? Mitos e fatos. In: Contexturas- Ensino Crítico da Língua Inglesa, n. 5, p. 11-27, 2000/2001.

BROWN, H. D. Teaching by Principles. An Interactive Approach to Language Pedagogy. Longman, 2001.

COOK, V. Second Language Learning and Language Teaching. 1997.

FLEGE, J. E. A Critical Period for Learning to Pronounce Foreign Languages? Applied Linguisticsv. 8n .2, p.162-177, 1987.

KRASHEN, S. D.; TERRELL, T. D. The Natural Approach. Language Acquisition in the Classroom. 1983.

LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How Languages Are Learned. Oxford University Press. 1998.

OLIVER, R. Age Differences in Negotiation and Feedback in Classroom and Pairwork. Language Learning, v. 50, n.1, p. 19 – 151, 2000. DOI:10.1111/0023-8333.00113

PATKOWSKI, M. Age and Accent in a Second Language: A reply to James Emil Flege. Applied Linguistics, v. 11, 1990.

SCARCELLA, R.C.; HIGA, C. Input, Negotiation and Age Differences in Second Language Acquisition. Language Learning, v. 31, n. 2, p. 409-435, 1981.

SPOLSKY, B. Conditions for Second Language Learning. Oxford University Press. 1990

Downloads

Publicado

01-01-2006

Como Citar

CANTAROTTI, Aline; CABRINI SIMÕES, Luciana. O fator idade e o processo de aprendizagem de língua estrangeira. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 32–38, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p32. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14084. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos