Narrativas sequenciais em destaque: um estudo sobre o gênero HQtrônica e sua dinâmica em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p99

Palavras-chave:

HQtrônica, Leitura, Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa.

Resumo

Circunscritos ao universo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e apoiados numa perspectiva metodológica de cunho teórico-especulativa, colocamo-nos a discutir sobre o gênero HQtrônica, mais especificamente sobre a obra “Diário de Vírginia”, de Cátia Ana, com vistas a propor uma sequência de atividades focada na leitura para alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Para tanto, mobilizaremos como referencial principal os preceitos de Bakhtin (2003), Buzato et al (2013), Cope e Kalantzis (2009), Lévy (1996, 1999) e Rojo (2012, 2013), evidenciando, em nosso corpus, os aspectos acerca da multimodalidade, da multiculturalidade, da hipertextualidade, da interatividade e da interdisciplinaridade com a arte.

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Biografia do Autor

Cássia Vanessa Batalha, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos da Linguagem pelo PPGEL-UEL - Universidade Estadual de Londrina. Professora de Português – Boituva.

Renan Luis Salermo, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando do PPGEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

14-07-2018

Como Citar

BATALHA, Cássia Vanessa; SALERMO, Renan Luis. Narrativas sequenciais em destaque: um estudo sobre o gênero HQtrônica e sua dinâmica em sala de aula. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 99–114, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p99. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33958. Acesso em: 4 nov. 2024.