Narrativas sequenciais em destaque: um estudo sobre o gênero HQtrônica e sua dinâmica em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p99

Palavras-chave:

HQtrônica, Leitura, Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa.

Resumo

Circunscritos ao universo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e apoiados numa perspectiva metodológica de cunho teórico-especulativa, colocamo-nos a discutir sobre o gênero HQtrônica, mais especificamente sobre a obra “Diário de Vírginia”, de Cátia Ana, com vistas a propor uma sequência de atividades focada na leitura para alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Para tanto, mobilizaremos como referencial principal os preceitos de Bakhtin (2003), Buzato et al (2013), Cope e Kalantzis (2009), Lévy (1996, 1999) e Rojo (2012, 2013), evidenciando, em nosso corpus, os aspectos acerca da multimodalidade, da multiculturalidade, da hipertextualidade, da interatividade e da interdisciplinaridade com a arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Vanessa Batalha, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos da Linguagem pelo PPGEL-UEL - Universidade Estadual de Londrina. Professora de Português – Boituva.

Renan Luis Salermo, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando do PPGEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

ARAÚJO, Júlio C.; VASCONCELOS, Lucas Lima de. Web 2.0 e as práticas de linguagem: novos gêneros?. Texto Livre: Linguagem e tecnologia; v.4, n.2, p. 11-14, 2011. Disponível em: http://periodicos.letras.ufmg.br/indez.php/textolivre. Acesso em: 21 jul. 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Maria Emsantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BUZATO, Marcelo El Khouri et al. Remix, mashup, paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital. RBLA. Belo Horizonte, v. 13, n.4, p. 1191-1221, 2013.

CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim; et al.A pedagogy of multiliteracies: dessigning social futures”. Harvard Educational Review.Spring: Research Library, p. 60, 1996.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Orgs.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Routledge, 2006.

DA VINCI, Leonardo. Monalisa. 1503-1504. Óleo sobre tela. 77 cm x 53 cm. Paris: Museu do Louvre. Disponível em: http://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fnoseahistoria.wordpress.com%2Fos-alunos-e-a-historia-2%2Fmona-lisa%2F&h=rAQE6BUAW. Acesso em: 21 jul. 2016.

FRANCO, Edgar Silveira. HQtrônicas: do suporte papel à rede Internet. São Paulo: Annablume e Fapesp, 2008.

FRIDA, Kahlo. Self-portrait with Monkey.1938. Óleo sobre masonite. 40 cm x 30 cm. Galeria de Arte Albright-Knox. Disponível em: http://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fnoticias.universia.com.br%2Fdestaque%2Fnoticia%2F2014%2F02%2F12%2F1081541%2Fsurrealismo-autorretrato-com-macaco-frida-kahlo.html&h=rAQE6BUAW. Acesso em: 21 jul. 2016.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012..

LÉVY, Pierre. O que é virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: 34, 1996.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 1999.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. 50a Reunião do GEL – Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, USP, São Paulo, 23-25 de maio de 2002.

"O FEMINISMO é para quem gosta de transformações sociais", diz a filósofa Marcia Tiburi. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bNzJufpeeto. Acesso em: 21 jul. 2016

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs.). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 5-19.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TDIC. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Gêneros discursivos, multiletramento e hipermodernidade. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; BARBOSA, Jacqueline Peixoto. (Orgs.) Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015, p.7-20.

SILVA, Ana Cátia B. da. Diário de Virgínia. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2016.

SILVA, Marco. O que é interatividade. Boletim técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 24, n.2, p. 27-35. maio/ago. 1998. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2016.

TIRINHAS da Mafalda. Disponível em: http://www.culturamix.com/humor/tirinhas/tirinhas-mafalda/. Acesso em: 21 jul. 2016.

VERMEER, Johannes. Rapariga com Brinco de Pérola. 1665. Tinta a óleo. 44 cm x 39 cm. Mauritshuis. Disponível em: http://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Funiversosdarte.blogspot.com.br%2F2011%2F04%2Fmoca-com-brinco-de-perola.htm&h=rAQE6BUAW. Acesso em: 21 jul. 2016.

Downloads

Publicado

14-07-2018

Como Citar

BATALHA, Cássia Vanessa; SALERMO, Renan Luis. Narrativas sequenciais em destaque: um estudo sobre o gênero HQtrônica e sua dinâmica em sala de aula. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 99–114, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p99. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33958. Acesso em: 21 nov. 2024.