Representações de alunos do Ensino Médio sobre Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p268

Palavras-chave:

Língua Inglesa, cidadania global, Análise Crítica do Discurso

Resumo

Na atualidade, a língua inglesa tem ocupado posição de destaque dentre as línguas estrangeiras em função de seu papel como lingua franca dos contatos internacionais, em vários domínios em escala global. Sua vinculação com o processo de globalização tem sido reconhecida em documentos educacionais que tratam de políticas linguísticas e impactado o modo como aprendizes se posicionam em relação a ela. Discursos ou representações sobre essa língua e seus possíveis impactos têm sido objeto de estudos críticos. A partir do referencial de Análise Crítica do Discurso (ACD), neste artigo analisamos as representantes de estudantes do ensino médio na região de Londrina, Paraná, sobre língua inglesa e cidadania global. A partir de respostas em uma ficha de inscrição para um programa de “imersão” interdisciplinar realizado em um campus universitário, os significados representacionais foram analisados. As análises indicaram a predominância de discursos celebratórios da língua inglesa, por meio de adjetivação positiva, como universal, fundamental, essencial, facilitadora, prática, eficiente. Quanto ao conceito de cidadania global em sua articulação com a língua inglesa e expresso por meio de suas finalidades, foram predominantes as dimensões culturais/ comunicacionais e econômicas. Em menor escala foram verbalizadas perspectivas que atribuem ao inglês o papel de promover solidariedade e criar laços entre pessoas de distintos lugares.

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Biografia do Autor

Telma Gimenez, Universidade Estadual de Londrina

Professor da Universidade Estadual de Londrina

Carla Fabiana Barcaro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Cornélio Procópio

Mestre em Estudos da Linguagem.

Raquel Gamero, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorado em Estudos da Linguagem pela  Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

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Publicado

12-03-2020

Como Citar

GIMENEZ, T.; BARCARO, C. F.; GAMERO, R. Representações de alunos do Ensino Médio sobre Língua Inglesa. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 2, p. 268–287, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n2p268. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/38127. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos