Representações de alunos do Ensino Médio sobre Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n2p268

Palavras-chave:

Língua Inglesa, cidadania global, Análise Crítica do Discurso

Resumo

Na atualidade, a língua inglesa tem ocupado posição de destaque dentre as línguas estrangeiras em função de seu papel como lingua franca dos contatos internacionais, em vários domínios em escala global. Sua vinculação com o processo de globalização tem sido reconhecida em documentos educacionais que tratam de políticas linguísticas e impactado o modo como aprendizes se posicionam em relação a ela. Discursos ou representações sobre essa língua e seus possíveis impactos têm sido objeto de estudos críticos. A partir do referencial de Análise Crítica do Discurso (ACD), neste artigo analisamos as representantes de estudantes do ensino médio na região de Londrina, Paraná, sobre língua inglesa e cidadania global. A partir de respostas em uma ficha de inscrição para um programa de “imersão” interdisciplinar realizado em um campus universitário, os significados representacionais foram analisados. As análises indicaram a predominância de discursos celebratórios da língua inglesa, por meio de adjetivação positiva, como universal, fundamental, essencial, facilitadora, prática, eficiente. Quanto ao conceito de cidadania global em sua articulação com a língua inglesa e expresso por meio de suas finalidades, foram predominantes as dimensões culturais/ comunicacionais e econômicas. Em menor escala foram verbalizadas perspectivas que atribuem ao inglês o papel de promover solidariedade e criar laços entre pessoas de distintos lugares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Gimenez, Universidade Estadual de Londrina

Professor da Universidade Estadual de Londrina

Carla Fabiana Barcaro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Cornélio Procópio

Mestre em Estudos da Linguagem.

Raquel Gamero, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorado em Estudos da Linguagem pela  Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Raquel Silvano. A mercadorização do inglês e suas representações por professoras em formação continuada. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

ANJOS-SANTOS, Lucas Moreira; EL KADRI, Michelle Salles; GAMERO, Raquel;GIMENEZ, Telma Nunes. Developing English Language teachers’ professional capacities through digital and media literacies: a brazilian perspective. In: YILDIZ, Melda N. KEENGWE, Jared (org.). Handbook of research on media
literacy in the digital age. Hershey, PA: 2016. p. 91 – 114. DOI
https://doi.org/10.4018/978-1-4666-9667-9.ch005.

ARCHANJO, Renata. Globalização e multilingualismo no Brasil: competência linguística e o Programa Ciência Sem Fronteiras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 621-656, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820156309. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982015000300621&script=sci_arttext. Acesso em: 23 set. 2019.

BARCARO, Carla F. Os contextos de influência e de produção de textos no âmbito do programa “Novos Talentos”: a realização de uma política de aproximação universidade-escola na área de língua inglesa. 2019. 189 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

BARCARO, Carla F.; GIMENEZ, Telma Nunes. Formação de professores de inglês para o século 21. In: ANDRADE, Maria Eugênia Sebba Ferreira de; HOELZLE, Maria José Lacerda Rodrigues; CRUVINEL, Roberta Carvalho. (Trans)formação de professoras/es de línguas: demandas e tendências da pósmodernidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 89-110.

BLOCK, David; GRAY, John; HOLBOROW, Marnie (Ed). Neoliberalism and applied linguistics. New York: Routledge, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofina l_site.pdf. Acesso em: 2 out. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2006.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; CABRAL, Vinícius Neves. Podcasts:
características nas produções de professores em formação continuada. Revista Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, MG, v. 21, n. 1, p. 189-222, 2013.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; LENHARO, Rayane Isadora. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educação em Revista, Belo Horizonte, MG, v. 32, n. 1, p. 307-335, 2016.

CRYSTAL, David. English as a Global Language. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

EL KADRI, Michelle Salles; GAMERO, Raquel; GIMENEZ, Telma Nunes. Material didático para educação tecnológica de professores de inglês: uma experiência no âmbito do programa ‘novos talentos’. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, RS, v. 15, n. 1, p. 181-212, 2012. Disponível em:
http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/483. Acesso em: 17 jun. 2015.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse. Abingdon: Routledge, 2003.

GIMENEZ, Telma Nunes et al. (coord.). Para inserção em um mundo globalizado: utilizando recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de inglês. 2010.

GIMENEZ, Telma Nunes; EL KADRI, Michelle Salles, GAMERO, Raquel; ANJOSSANTOS, Lucas Moreira (org.). Conhecimento, escola e comunidade: experiências no âmbito do programa Novos Talentos. Londrina: EDUEL, 2019.

HOLBOROW, Marnie. Language and neoliberalism. London: Routledge, 2015.

PARK, Joseph Sung-Yul; WEE, Lionel. Markets of English: linguistic capital and language policy in a globalizing world. New York: London Routledge, 2012.

PENNYCOOK, Alastair. Global Englishes and transcultural flows. Abingdon: Routledge, 2007.

PUCCI, Bruno. Tecnologia, crise do indivíduo e formação. Comunicações (UNIMEP), Piracicaba, SP, v. 2, p. 70-80, 2005. Disponível em: http://www.unimep.br/~bpucci/bruno-anpedinha-2005.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.

RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.

RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2009.

RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise do discurso crítica: uma reflexão acerca dos desdobramentos recentes da teoria social do discurso. ALED: Revista Latino Americana de Estudios del Discurso, Caracas, VE, v. 5, n. 1, p. 27-50, 2005.

ROGERS, Rebecca (ed.). An introduction to critical discourse analysis in education. New York, NY: Routledge, 2011.

SEIDLHOFER, Barbara. Understanding English as a Lingua franca. Oxford: Oxford University Press, 2011.

SOUZA, J efferson Adriano de. Questionando o falante nativo de inglês: representações e identidades de estudantes em um instituto federal de educação. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

STIGLITZ, Joseph E. Os exuberantes anos 90. São Paulo: Companhias das Letras, 2003.

UNESCO. Relatório de monitoramento de Educação para Todos Brasil 2008: educação para todos em 2015; alcançaremos a meta? 2008. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000159294. Acesso em: 12 ago. 2019.

Downloads

Publicado

12-03-2020

Como Citar

GIMENEZ, Telma; BARCARO, Carla Fabiana; GAMERO, Raquel. Representações de alunos do Ensino Médio sobre Língua Inglesa. Entretextos, Londrina, v. 19, n. 2, p. 268–287, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2019v19n2p268. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/38127. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos