Infográfico: possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio

Autores

  • Denise Aparecida Calegari Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Alba Maria Perfeito Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p291

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Texto multimodal, Linguística Aplicada, Infografia

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de leitura de um texto multimodal, no caso, um infográfico, com alunos do 1º. ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Londrina. O objetivo é apresentar a metodologia utilizada para a realização da atividade e mobilizar elementos que envolvam mecanismos de produção e recepção desse tipo de texto. Como as demandas atuais exigem leitores cada vez mais capacitados, a escola deve cumprir seu papel de formadora de leitores críticos, engajados, levando a eles não apenas textos verbais, como ocorre tradicionalmente, mas textos multimodais recorrentes na sociedade. Isso é imprescindível para que se aprimorem como leitores e, consequentemente, entendam, critiquem, questionem, enfim modifiquem o contexto social. A atividade foi elaborada sob a ótica da Linguística Aplicada.

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Biografia do Autor

Denise Aparecida Calegari, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora  da rede privada de ensino nos níveis Fundamental II e Médio.

Alba Maria Perfeito, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Publicado

17-09-2013

Como Citar

CALEGARI, Denise Aparecida; PERFEITO, Alba Maria. Infográfico: possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 291–307, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p291. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15170. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos