Infográfico: possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio

Autores

  • Denise Aparecida Calegari Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Alba Maria Perfeito Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p291

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Texto multimodal, Linguística Aplicada, Infografia

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de leitura de um texto multimodal, no caso, um infográfico, com alunos do 1º. ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Londrina. O objetivo é apresentar a metodologia utilizada para a realização da atividade e mobilizar elementos que envolvam mecanismos de produção e recepção desse tipo de texto. Como as demandas atuais exigem leitores cada vez mais capacitados, a escola deve cumprir seu papel de formadora de leitores críticos, engajados, levando a eles não apenas textos verbais, como ocorre tradicionalmente, mas textos multimodais recorrentes na sociedade. Isso é imprescindível para que se aprimorem como leitores e, consequentemente, entendam, critiquem, questionem, enfim modifiquem o contexto social. A atividade foi elaborada sob a ótica da Linguística Aplicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Aparecida Calegari, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora  da rede privada de ensino nos níveis Fundamental II e Médio.

Alba Maria Perfeito, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARTHES, Roland; Compagnon, Antoine. Leitura. In: Ruggiero, Romano (org.). Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987. v. 11

CAIRO, Alberto. Infografia 2.0 - visualización interactiva de información em prensa. Madrid: Alamut, 2008.

CAIXETA, Rodrigo. A arte de informar. (Associação Brasileira de Imprensa). Disponível em: www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=556. Acesso em: 20 abr. 2012.

CLAPERS, Jordi. Los gráficos, desde fuera de la redacción. Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 9, set, 1998. Disponível em: http://www.lazarillo.com/latina/a/36infojordi.htm. Acesso em: 5 abril de 2012.

COLLE, Raimond. Estilos os tipos de infógrafos. Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 12, dez, 1998. Disponível em: http://www.lazarillo.com/latina/a/02mcolle.htm. Acesso em: 2 ab. CORES

FERNÁNDEZ-LABREDA, Rafael. Shaping hypertext in news: Multimedia infographics. In: Towards New MediaParadigms: Content, Producers, Organizations and Audiencies. Pamplona: Eunate, 2004.

DALTRO, Ana Luiza. A guerra Mineral. Revista Veja. São Paulo: Editora Abril, ed. 2261, p. 94-95, 21 mar. 2012.

DELPHINO. Uma leitura multimodal de um texto publicitário. Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/fatima2.html. Acesso em 5 abr. 2012.

DE PABLOS, José Manuel. Infoperiodismo: El Periodista como Crea-dor de Infografia. Madrid: Editorial Síntesis, 1999.

SIEMPRE ha habido infografía. Revista Latina de ComunicaciónSocial, n. 5, 1998. Disponível em: http://www.ull.es/publicaciones/latina/a/88depablos.htm. Acesso em: 25 mar. 2012.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Semiótica: diccionario razonado de la teoría del lenguaje. Madrid: Editorial Gredos, 1991. Tomo 2

KRESS, G.; LEITE-GARCIA, R.; VAN LEEUWEN, T. Discourse Semiotics. In: DIJK, Teun A. van (Org.). Discourse as Structure and Process. USA: Sage, 1997.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of the design visual. London: Routledge, 1996.

LALLANA, Fernando. Diseño y color infográfico. Revista Latina de Comunicación Social,La Laguna (Tenerife), n. 13, jan. 1999. Disponível em: http://www.lazarillo.com/latina/a1999c/150lallana.htm. Acesso em: 10 abr. 2012.

LETURIA, Elio. ¿Qué es infografia? Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 4, abril de 1998. Disponível em: http://www.ull.es/publicaciones/latina/biblio/libroinfo/r4el.htm. Acesso em: 13 abr. 2012.

LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? 2. ed. Tradução de Marcos Marcionilo e Saulo Krieger. São Paulo: Loyola, 2004.

MANUAL de Redação da Folha de S. Paulo. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2010.2012.

MÓDOLO, C. M.; GOUVEIA JUNIOR, A. Estudo quantitativo dos infográficos publicados na revista Superinteressante nos anos de 1987 a 2005. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 15, 2007, Santos. Anais... Disponível em: . Acesso em: 05 de abr. 2012.

MOTTA-ROTH, D. Questões de Metodologia em Análise de Gêneros. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005. p. 179-202

PELTZER, Gonzalo. Jornalismo iconográfico. Lisboa: Planeta Editora Ltda., 1992.

PEREIRA JÚNIOR, Luiz Costa. Guia para a edição jornalística. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

SANCHO, José Luis Valero. La infografia: técnicas, análisis y usos periodísticos. Bellaterra: Universitat Autónoma de Barcelona, Servei de Publicacions, 2001.

TEIXEIRA, Tattiana Gonçalves. Comunicação Coordenada Infografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 3, 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: s.d, 2005.

VALERO SANCHO, José Luis. La infografía digital en el comienzo de una nueva manera de informar. In:CONGRESO DE PERIODISMO DIGITAL MARACAY, 1, 2004. Anais... Disponível em: http://www.analitica.com/media/9399701.pdf. Acesso em: 8 abr. 2012.

Downloads

Publicado

17-09-2013

Como Citar

CALEGARI, Denise Aparecida; PERFEITO, Alba Maria. Infográfico: possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 291–307, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p291. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15170. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos