Infográfico: possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p291Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Texto multimodal, Linguística Aplicada, InfografiaResumo
Este artigo apresenta uma experiência de leitura de um texto multimodal, no caso, um infográfico, com alunos do 1º. ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Londrina. O objetivo é apresentar a metodologia utilizada para a realização da atividade e mobilizar elementos que envolvam mecanismos de produção e recepção desse tipo de texto. Como as demandas atuais exigem leitores cada vez mais capacitados, a escola deve cumprir seu papel de formadora de leitores críticos, engajados, levando a eles não apenas textos verbais, como ocorre tradicionalmente, mas textos multimodais recorrentes na sociedade. Isso é imprescindível para que se aprimorem como leitores e, consequentemente, entendam, critiquem, questionem, enfim modifiquem o contexto social. A atividade foi elaborada sob a ótica da Linguística Aplicada.Downloads
Referências
BARTHES, Roland; Compagnon, Antoine. Leitura. In: Ruggiero, Romano (org.). Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987. v. 11
CAIRO, Alberto. Infografia 2.0 - visualización interactiva de información em prensa. Madrid: Alamut, 2008.
CAIXETA, Rodrigo. A arte de informar. (Associação Brasileira de Imprensa). Disponível em: www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=556. Acesso em: 20 abr. 2012.
CLAPERS, Jordi. Los gráficos, desde fuera de la redacción. Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 9, set, 1998. Disponível em: http://www.lazarillo.com/latina/a/36infojordi.htm. Acesso em: 5 abril de 2012.
COLLE, Raimond. Estilos os tipos de infógrafos. Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 12, dez, 1998. Disponível em: http://www.lazarillo.com/latina/a/02mcolle.htm. Acesso em: 2 ab. CORES
FERNÁNDEZ-LABREDA, Rafael. Shaping hypertext in news: Multimedia infographics. In: Towards New MediaParadigms: Content, Producers, Organizations and Audiencies. Pamplona: Eunate, 2004.
DALTRO, Ana Luiza. A guerra Mineral. Revista Veja. São Paulo: Editora Abril, ed. 2261, p. 94-95, 21 mar. 2012.
DELPHINO. Uma leitura multimodal de um texto publicitário. Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/fatima2.html. Acesso em 5 abr. 2012.
DE PABLOS, José Manuel. Infoperiodismo: El Periodista como Crea-dor de Infografia. Madrid: Editorial Síntesis, 1999.
SIEMPRE ha habido infografía. Revista Latina de ComunicaciónSocial, n. 5, 1998. Disponível em: http://www.ull.es/publicaciones/latina/a/88depablos.htm. Acesso em: 25 mar. 2012.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Semiótica: diccionario razonado de la teoría del lenguaje. Madrid: Editorial Gredos, 1991. Tomo 2
KRESS, G.; LEITE-GARCIA, R.; VAN LEEUWEN, T. Discourse Semiotics. In: DIJK, Teun A. van (Org.). Discourse as Structure and Process. USA: Sage, 1997.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of the design visual. London: Routledge, 1996.
LALLANA, Fernando. Diseño y color infográfico. Revista Latina de Comunicación Social,La Laguna (Tenerife), n. 13, jan. 1999. Disponível em: http://www.lazarillo.com/latina/a1999c/150lallana.htm. Acesso em: 10 abr. 2012.
LETURIA, Elio. ¿Qué es infografia? Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna (Tenerife), n. 4, abril de 1998. Disponível em: http://www.ull.es/publicaciones/latina/biblio/libroinfo/r4el.htm. Acesso em: 13 abr. 2012.
LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? 2. ed. Tradução de Marcos Marcionilo e Saulo Krieger. São Paulo: Loyola, 2004.
MANUAL de Redação da Folha de S. Paulo. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2010.2012.
MÓDOLO, C. M.; GOUVEIA JUNIOR, A. Estudo quantitativo dos infográficos publicados na revista Superinteressante nos anos de 1987 a 2005. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 15, 2007, Santos. Anais... Disponível em: . Acesso em: 05 de abr. 2012.
MOTTA-ROTH, D. Questões de Metodologia em Análise de Gêneros. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005. p. 179-202
PELTZER, Gonzalo. Jornalismo iconográfico. Lisboa: Planeta Editora Ltda., 1992.
PEREIRA JÚNIOR, Luiz Costa. Guia para a edição jornalística. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
SANCHO, José Luis Valero. La infografia: técnicas, análisis y usos periodísticos. Bellaterra: Universitat Autónoma de Barcelona, Servei de Publicacions, 2001.
TEIXEIRA, Tattiana Gonçalves. Comunicação Coordenada Infografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 3, 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: s.d, 2005.
VALERO SANCHO, José Luis. La infografía digital en el comienzo de una nueva manera de informar. In:CONGRESO DE PERIODISMO DIGITAL MARACAY, 1, 2004. Anais... Disponível em: http://www.analitica.com/media/9399701.pdf. Acesso em: 8 abr. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.