Reflexões sobre a influência da língua materna Kaingang no aprendizado do Português como segunda língua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p42

Palavras-chave:

Lingüística Contrastiva, Análise de Erros, Interlíngua

Resumo

Este artigo visa a apresentar os resultados de análise de parte dos dados coletados para a elaboração da dissertação de mestrado, desenvolvida pela autora deste artigo junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina. Os dados coletados são provenientes da escola bilíngüe Luiz Penky Pereira, localizada na Terra Indígena Apucaraninha, que está situada no município de Leroville, distante 80 kilometros de Londrina. O objetivo do estudo é a verificação de possíveis interferências da língua materna Kaingang no aprendizado do Português como segunda língua. A teoria que permeia o estudo é a Lingüística Contrastiva, com os Modelos de Análise de Erros e Análise de Interlíngua.

 

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Biografia do Autor

Ludoviko Carnasciali dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Professor Doutor na Universidade Estadual de Londrina

Valéria Cristina Leite Baccili, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

15-06-2014

Como Citar

SANTOS, Ludoviko Carnasciali dos; BACCILI, Valéria Cristina Leite. Reflexões sobre a influência da língua materna Kaingang no aprendizado do Português como segunda língua. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 42–56, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p42. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18529. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos