Revisitando o livro didático: a variação lingüística e o ensino de língua

Autores

  • Sandra Regina Cecílio Universidade Estadual de Londrina
  • Cleusa Maria Alves de Matos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p39

Palavras-chave:

Variação lingüística, Ensino de língua portuguesa

Resumo

A variação lingüística esteve ausente na proposta pedagógica de ensino deíngua portuguesa durante muito tempo. Em detrimento da democratização do ensinoiniciada nos anos 60 surgiu a necessidade de os pesquisadores discutirem tal fenômenono âmbito educacional. O presente trabalho é uma retomada de pesquisa anterior,realizada por Cecílio (2002) acerca da variação lingüística apresentada em manuaisdidáticos (1996, 1998, 1999) de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, adotados emescolas públicas paranaenses. Neste momento, revisitamos e analisamos a coleçãodidática “Língua Portuguesa: rumo ao letramento”, (GUSSO; FINAU, 2002) com o objetivode observar a abordagem que tal obra confere à variação lingüística. Concluímos quea coleção didática apresenta avanço significativo em relação ao nosso foco de análise.As autoras da obra analisada consideram com propriedade as discussões e pesquisasacadêmicas acerca do assunto abordado, e acima de tudo, privilegiam reflexão sobreo fenômeno, sempre atual e presente na sociedade. Em momento algum percebemosvisões estereotipadas e preconceituosas da língua e tampouco o conceito de certo xerrado que enfatiza apenas a variedade culta e subestima as demais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Cecílio, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina

Cleusa Maria Alves de Matos, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina

Referências

BAGNO, M. Preconceito lingüístico. São Paulo: Loyola, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – 3º e 4º ciclos. Brasília, 1998.

CAMACHO, R. G. A variação lingüística. In: Subsídios à proposta curricular de língua portuguesa para o 1º e 2º graus. São Paulo: SE/CENP, 1988, v. 3.

CECÍLIO, S. R. A variação lingüística sob o enfoque do livro didático. Entretextos, Londrina, v. 3, p. 391-408, jan./dez. 2002.

GUSSO, A. M. C.; FINAU, R. A. Língua Portuguesa: rumo ao letramento. Curitiba, Base, 2002.

LEMLE, M. Heterogeneidade dialetal: um apelo à pesquisa. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro (53/4): 60-94, abr./set., 1978.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.

SOARES, M. B. Um olhar sobre o livro didático. Presença Pedagógica, v. 2, n. 12, nov./ dez., 1996.

TARALLO, F. A pesquisa sociolingüística. São Paulo: Ática, 1985.

Downloads

Publicado

01-01-2006

Como Citar

CECÍLIO, Sandra Regina; MATOS, Cleusa Maria Alves de. Revisitando o livro didático: a variação lingüística e o ensino de língua. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 39–43, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p39. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14085. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos