Modelo de formação continuada do PDE-PR: o diálogo necessário entre escola básica e ensino superior?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2011v11n2p121

Palavras-chave:

Formação de professores, PDE-PR, formação continuada

Resumo

 Iniciativas que procuram promover a formação de professores – tanto em nível inicial quanto continuado – têm sido objeto de políticas públicas recentes. Neste artigo, analisamos o documento que embasa a proposta do programa PDE, objetivando compreender suas concepções de formação e os aspectos inovadores nele previstos. Esta pesquisa é de natureza interpretativista e utiliza como corpus a versão 2010 do documento síntese do programa PDE-PR. Para a análise dos dados, utilizamos os pressupostos da análise documental (BARDIN, 1977). Os resultados apontam que o programa apresenta indícios de avanço em relação à homogeneidade dos cursos tradicionais de formação continuada, permite que formadores reconceituem o currículo dos cursos de formação inicial, valoriza a produção coletiva do saber e da visão da escola como lócus de formação e avança na sua integração com recursos tecnológicos e midiáticos, colaborando no desenvolvimento de novos paradigmas para a aprendizagem de professores. Contudo, necessita-se de mais pesquisas para que, de fato, possa se afirmar como tais indícios tem se concretizado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Professora colaboradora na Universidade Estadual de Londrina

Alcione Goncalvez Campos, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem na UEL

Adriana Grade Fiori-Souza, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Linguística Aplicada pela PUC/SP. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina/PR.

Referências

AUDI, Luciana Cristina da Costa. Eu me sinto responsável: os impactos do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) sobre a formação de professores de inglês. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

BAILEY, Francis. The role of collaborative dialogue in teacher education. In: FREEMAN, Donald; RICHARDS, Jack. (Eds.). Teacher learning in language teaching. Cambridge University Press, 1996, p. 260-280.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Um programa de formação contínua. In: CELANI, Maria Antonieta Alba (Org.). Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Perguntas ainda sem resposta na formação de professores de línguas. In: GIMENEZ, Telma; MONTEIRO, Maria Cristina de Góes (Orgs.). Formação de professores de línguas na América Latina e transformação social. Campinas: Pontes, 2010, p. 57-67.

CHIMENTAO, Lílian Kemmer. O sentido da formação contínua para professores de língua inglesa. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de Professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 137-168, 2002.

GIMENEZ, Telma. Relação universidade/escola na formação de professores de inglês: primeiras aproximações. In: GIMENEZ, Telma (Org.). Tecendo as manhãs: pesquisa participativa e formação de professores de inglês. Londrina: UEL, 2007, p. 97-112.

GIMENEZ, Telma. Tendências das pesquisas na área de formação de professores de línguas estrangeiras no contexto brasileiro. In: COLLISCHONN, Gisela; BATTISTI, Elisa (Orgs.). Lingua & Linguagem: perspectivas de investigação. Pelotas: Educat, 2011, p. 125-139.

GIROUX, Henry Armand. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução de Daniel Bueno/Teachers as intellectuals: toward a critical pedagogy of learning. Porto Alegre: Artmed, 1997.

JOHNSON, Karen. The sociocultural turn and its challenges for second language teacher education. Tesol Quarterly, v. 40, n. 1, p. 235-258, Mar. 2006.

KINCHELOE, Joe Lyons. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Tradução de Nize Maria Campos Pellanda. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LOPES, Monica; LUNARDI, Vivian Uno. Plano de desenvolvimento educacional do estado do Paraná (PDE): uma análise reflexiva sobre este programa de formação continuada. In: ENCONTRO DO CELSUL, 9., 2010, Palhoça-SC. Anais… Palhoça-SC: UNISUL, 2010, p. 1-9.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; FIDALGO, Sueli Salles. Critical collaborative research: focus on the meaning of collaboratiion and on mediational tools. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 3, p.773- 798, 2010.

MARQUES, José Luiz. Formação de professores reflexivos em serviço. In: PONTES, Aldo et al. Educação e formação de professores: reflexões e tendências atuais. Zouk, 2004, p. 61-70.

MATEUS, Elaine. Educação contemporânea e o desafio da formação continuada. In: GIMENEZ, Telma. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: EDUEL. 2002. p. 3-14.

MATEUS, Elaine. Atividade de aprendizagem colaborativa e inovadora de professores: ressignificando as fronteiras dos mundos universidade-escola. 2005. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

MATEUS, Elaine. Em busca de outros modos de com-viver. In: MATEUS, Elaine; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; GIMENEZ, Telma. (Orgs.). Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidades. Londrina: EDUEL, 2009, p. 61-78.

NASCIMENTO, Maria das Graças. A formação continuada dos professores: modelos, dimensões e problemática. Ciclo de Conferências da Constituinte Escolar. Caderno Temático, Belo Horizonte, n. 5, jun. 2000.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Documento síntese. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 2010. Disponível em www.diaadiaeducação.org.br. Acesso em 06/12/10.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Portal Educacional Dia-a-dia Educação. Lei que torna PDE política permanente é aprovada na Assembléia Legislativa. 7/7/2010. Disponível em www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?sto ryid=1685. Acesso em: 10 dez.2010.

PORTO, Yeda da Silva. Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. In: MARIN, Alda Junqueira (Org.). Educação continuada: reflexões, alternativas. Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 11-37

RAMOS, Samantha Gonçalves Mancini. Aprendizagem e práticas identitárias em comunidades de prática: foco no programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e seus grupos de trabalho em rede. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 2., 2010, Rio de Janeiro. Anais ...Rio de Janeiro: PUC-RJ.,2010.

SAVIANI, Demerval. O plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do MEC. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 1231-1255, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 09 dez. 2010.

SILVA, Otto Henrique Martins da. Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná: Uma Política Contrária à Ortodoxia Capitalista. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 9., Curitiba, 2009; ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: DESAFIOS DA APRENDIZAGEM, 200, Curitiba. Anais... Curitiba: Universitária Champagnat, 2009. p. 4265-4280.

TÍLIO, Maria de Lourdes Grillo; BASSO, Rosângela Aparecida Alves. PDE: a proposta de formação continuada das políticas públicas do Paraná. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 2., 2010, Rio de Janeiro. Anais ...Rio de Janeiro: PUC-RJ.,2010.

Downloads

Publicado

16-03-2012

Como Citar

EL KADRI, Michele Salles; CAMPOS, Alcione Goncalvez; FIORI-SOUZA, Adriana Grade. Modelo de formação continuada do PDE-PR: o diálogo necessário entre escola básica e ensino superior?. Entretextos, Londrina, v. 11, n. 2, p. 121–141, 2012. DOI: 10.5433/1519-5392.2011v11n2p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/8652. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos