O gênero história em quadrinhos no livro didático: leitura-fruição ou apropriação?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p88Palavras-chave:
Gênero textual, Leitura, Livro didático, EspanholResumo
O objetivo deste estudo foi observar o trabalho com a leitura de história em quadrinhosem um livro didático de Espanhol, verificando se as atividades de leitura sugeridas a partirdesse gênero contribuem para a formação do leitor competente e se refletem a leitura-fruiçãoou apropriação. Para tanto, fez-se uma pesquisa diagnóstica, cuja abordagem foi qualitativainterpretativa,a qual permitiu-nos caracterizar as atividades de leitura propostas pelo livro didáticode língua espanhola e analisar de que modo o gênero textual presente no material didático e assuas respectivas atividades contribuem com a formação do leitor. Os resultados mostram que asatividades sugeridas pelo livro didático a partir do gênero historia em quadrinhos não contribuempara a leitura apropriação.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BALTAR, M. competência discursiva e gêneros textuais. uma experiência com o jornal na sala de aula. Caxias do sul, RS: Educ, 2004.
BONINI, A. Veículo de comunicação e gênero textual: noções conflitantes. D.E.L.T.A., v. 19, n. 1, p. 65-89, 2003b.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília. Secretaria da Educação Fundamental, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. n. 2. Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Brasília, 1999.
BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 1999.
DURÃO, A. B. A. B. Proposta de uma gramática específica para sistemas verbais-icônicos: o caminho para uma leitura produtiva do gênero textual “história em quadrinhos”. In: CRISTÓVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. (org). Gêneros textuais: teoria e prática. Londrina: Fundação Araucária, 2004.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e Tipos de Discurso: Considerações Psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B; Dolz, J. (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. A questão do suporte dos gêneros textuais. Disponível em: Acessado em 2003.
NASCIMENTO, E. L. Modelos didáticos de gêneros: questões teóricas e aplicadas. In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.) Gêneros textuais: teoria e prática. Londrina: Moriá, 2004.
SCHNEUWLY, B.; Dolz, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B; Dolz, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.