O gênero história em quadrinhos no livro didático: leitura-fruição ou apropriação?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p88

Palabras clave:

Gênero textual, Leitura, Livro didático, Espanhol

Resumen

O objetivo deste estudo foi observar o trabalho com a leitura de história em quadrinhosem um livro didático de Espanhol, verificando se as atividades de leitura sugeridas a partirdesse gênero contribuem para a formação do leitor competente e se refletem a leitura-fruiçãoou apropriação. Para tanto, fez-se uma pesquisa diagnóstica, cuja abordagem foi qualitativainterpretativa,a qual permitiu-nos caracterizar as atividades de leitura propostas pelo livro didáticode língua espanhola e analisar de que modo o gênero textual presente no material didático e assuas respectivas atividades contribuem com a formação do leitor. Os resultados mostram que asatividades sugeridas pelo livro didático a partir do gênero historia em quadrinhos não contribuempara a leitura apropriação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Cristina Poletto-Lugli, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Professora doutora da Universidade Estadual de Londrina

Citas

ADJARIC, M. Condorito na TV dos Estados Unidos. 2005. Disponível em: http://www/universohq.com/quadrinhos/news_indice.cfm.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BALTAR, M. competência discursiva e gêneros textuais. uma experiência com o jornal na sala de aula. Caxias do sul, RS: Educ, 2004.

BONINI, A. Veículo de comunicação e gênero textual: noções conflitantes. D.E.L.T.A., v. 19, n. 1, p. 65-89, 2003b.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília. Secretaria da Educação Fundamental, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. n. 2. Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Brasília, 1999.

BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 1999.

DURÃO, A. B. A. B. Proposta de uma gramática específica para sistemas verbais-icônicos: o caminho para uma leitura produtiva do gênero textual “história em quadrinhos”. In: CRISTÓVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. (org). Gêneros textuais: teoria e prática. Londrina: Fundação Araucária, 2004.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e Tipos de Discurso: Considerações Psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B; Dolz, J. (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. A questão do suporte dos gêneros textuais. Disponível em: Acessado em 2003.

NASCIMENTO, E. L. Modelos didáticos de gêneros: questões teóricas e aplicadas. In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.) Gêneros textuais: teoria e prática. Londrina: Moriá, 2004.

SCHNEUWLY, B.; Dolz, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B; Dolz, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Publicado

2006-01-01

Cómo citar

POLETTO-LUGLI, Viviane Cristina; NASCIMENTO, Elvira Lopes. O gênero história em quadrinhos no livro didático: leitura-fruição ou apropriação?. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 88–95, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p88. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14091. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.