O gênero história em quadrinhos no livro didático: leitura-fruição ou apropriação?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p88

Palabras clave:

Gênero textual, Leitura, Livro didático, Espanhol

Resumen

O objetivo deste estudo foi observar o trabalho com a leitura de história em quadrinhosem um livro didático de Espanhol, verificando se as atividades de leitura sugeridas a partirdesse gênero contribuem para a formação do leitor competente e se refletem a leitura-fruiçãoou apropriação. Para tanto, fez-se uma pesquisa diagnóstica, cuja abordagem foi qualitativainterpretativa,a qual permitiu-nos caracterizar as atividades de leitura propostas pelo livro didáticode língua espanhola e analisar de que modo o gênero textual presente no material didático e assuas respectivas atividades contribuem com a formação do leitor. Os resultados mostram que asatividades sugeridas pelo livro didático a partir do gênero historia em quadrinhos não contribuempara a leitura apropriação.

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Biografía del autor/a

Viviane Cristina Poletto-Lugli, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Professora doutora da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2006-01-01

Cómo citar

POLETTO-LUGLI, V. C.; NASCIMENTO, E. L. O gênero história em quadrinhos no livro didático: leitura-fruição ou apropriação?. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 88–95, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p88. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14091. Acesso em: 10 may. 2024.

Número

Sección

Artigos