A necessidade do professor reflexivo para o uso crítico dos materiais de apoio ao ensino e à aprendizagem de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n1p69

Palavras-chave:

Formação do professor de LE, Professor reflexivo, Materiais de ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer uma breve análise e discussão acerca dos modelos instrumental e reflexivo de formação do professor de Língua Estrangeira (LE), bem como suas implicações pedagógicas na utilização dos materiais de apoio ao ensino e à aprendizagem de LE. Com base em Giroux (1997), Kincheloe (1997), Schön (1988), Perrenoud (2002), Zeichner (2003) e Moita Lopes (2005), reanalisamos os depoimentos de oito professores de línguas estrangeiras de duas instituições de ensino superior, que participaram de pesquisa em 2006, com o objetivo de verificar suas concepções teórico-metodológicas acerca do uso dos materiais de apoio ao ensino e à aprendizagem de línguas. Esses depoimentos evidenciaram que, embora atuando em contexto de organização instrumental do trabalho, os professores teceram críticas a respeito do uso não autônomo dos materiais de ensino, demonstrando a importância de se fortalecer os processos reflexivos de profissionais do ensino de línguas estrangeiras.

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Biografia do Autor

Raquel Silvano Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná. 

Telma Nunes Gimenez, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora do Departamento de Letras Línguas Estrangeiras Modernas  da Universidade Estadual de Londrina, Paraná. 

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Como Citar

ALMEIDA, Raquel Silvano; GIMENEZ, Telma Nunes. A necessidade do professor reflexivo para o uso crítico dos materiais de apoio ao ensino e à aprendizagem de língua estrangeira. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 1, p. 69–84, 2010. DOI: 10.5433/1519-5392.2010v10n1p69. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/5488. Acesso em: 25 dez. 2024.

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