O uso da reformulação retórica e da hesitação na conquista da audiência em Reality shows

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n1p149

Palavras-chave:

Reformulação Retórica, Hesitação, Preservação da Face, Inglês Falado

Resumo

Este trabalho discute o papel exercido pela reformulação retórica e pela hesitação nos diálogos empreendidos em reality shows. Para tanto, verifica como esses recursos são utilizados na construção da imagem positiva com vistas a conquistar a audiência. O corpus deste trabalho é constituído pela gravação do episódio denominado “Reunited”, da segunda temporada do reality show “Ru Paul’s Drag Race”, veiculado no canal a cabo VHI, às quintas-feiras, no horário das 21h. Cumpre ressaltar que o corpus pode ser classificado como conversação espontânea, visto que apresenta características básicas do texto falado, tais como: menor grau de planejamento verbal, envolvimento dos interlocutores entre si e com o assunto e a existência de um espaço compartilhado entre os interactantes. Assim, as descrições da materialidade linguística e as interpretações qualitativas alicerçadas em conceitos da Análise da Conversação foram consideradas. Finalmente, os resultados obtidos com a análise da reformulação retórica são apresentados, em especial da repetição e da hesitação, enfatizando, sobretudo, o uso intencional desses recursos pelo locutor com o desejo de construir uma imagem positiva e aumentar sua popularidade entre os telespectadores do programa.

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Biografia do Autor

André Luiz dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestrando em Letras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas.

Vanessa Hagemeyer Burgo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, ministrando aulas na Graduação e no Mestrado.

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Eduardo Francisco Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

01-11-2012

Como Citar

SANTOS, A. L. dos; BURGO, V. H.; STORTO, L. J.; FERREIRA, E. F. O uso da reformulação retórica e da hesitação na conquista da audiência em Reality shows. Entretextos, Londrina, v. 12, n. 1, p. 149–163, 2012. DOI: 10.5433/1519-5392.2012v12n1p149. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/13616. Acesso em: 27 abr. 2024.

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