O que dizem os blogs sobre a formação de professores de línguas estrangeiras

Autores

  • Jussara Olivo Rosa Perin Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p73

Palavras-chave:

Interação, Interacionismo sócio-discursivo, Língua inglesa, Formação de professores

Resumo

Este estudo trata das revelações contidas nas respostas das alunas do 3º ano deum curso de Licenciatura em Letras da região de Maringá-Pr ao questionamento postado noblog criado pela professora de Língua Inglesa. Os textos opinativos trazem sugestões aosalunos ingressantes no curso de Letras Língua Inglesa que desejam se tornar Professores deLíngua Inglesa no contexto de trabalho brasileiro. A criação do blog visava incentivar ‘o registrointerativo em páginas eletrônicas de atividades cotidianas’ (XAVIER, 2005), manter contatovirtual extra-classe entre professores e alunos e servir de espaço para relatos das experiênciasvividas no cotidiano do estágio supervisionado. A análise dos textos segundo as orientações doInteracionismo Socio-discursivo (BRONCKART, 1999) evidencia as representações das alunassobre aprender uma língua estrangeira na universidade e tornar-se apto a ensiná-la em diferentescontextos no mercado de trabalho brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Olivo Rosa Perin, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Letras pela Doutorado em Estudos da Linguagem

Referências

BALOCCO, A. E. Pluralidade Cultural: implicações socioculturais e ideológicas do uso da internet na sala de aula de língua estrangeira. Revista ADVIR, Rio de Janeiro, n. 13, p. 62- 67, 2000. Disponível em http://www.asduerj.org.br/publicacoes/revista/revista.html# . Acesso em 15/4/2005.

BARCELOS, A. M. F. Crenças no processo de ensino e aprendizagem de línguas e na formação do professor: métodos e instrumentos de investigação. In: ENCONTRO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA INGLESA, 18., 2005, Fortaleza-Ce. Minicurso apresentado no XVIII ENPULI – Language and Media.

BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, J. P. Restrições e liberdades textuais, inserção social e cidadania. Conferência inaugural do XIV INPLA (Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada), PUC-São Paulo, 2004.

CELANI, M. A. A.; MAGALHÃES, M. C. C. Representações de professores de inglês como língua estrangeira sobre suas identidades profissionais: Uma proposta de reconstrução. In: MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. (Orgs.). Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002.

CRISTÓVÃO, V. L. L.; Nascimento, E. L. Gêneros textuais e ensino: Contribuições do Interacionismo Sócio-discursivo. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.) Gêneros textuais: Reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória, Pr.: Kaygangue, 2005. p. 35-59.

FREIRE, M. M.; LESSA, A. B. C. Professores de inglês da rede pública: suas representações, seus repertórios e nossas interpretações. In: BÁRBARA, L.; RAMOS, R. DE C. G. (Orgs.) Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. Coleção As Faces da Lingüística Aplicada, p.167-194.

GIMENEZ, T. et al. Crenças de licenciados em letras sobre o ensino de inglês. In: LEFFA, V.J. (Comp.) TELA (Textos em Lingüística Aplicada). Pelotas: Educat, 2000. CD-ROM

KOMESU, F. C. Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet. In: MARCUSCHI, L. A .; XAVIER, A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais – novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004, p. 110-119.

MACHADO, A . R. A perspectiva interacionista sócio-discursiva de Bronckart. In: BONINI, A .; MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros sob diversas perspectivas. (no prelo)

MARCUSCHI, L. A . Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A .; XAVIER, A . C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais – novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004. p.13-67.

PAIVA, V. L. M. O. A WWW e o ensino de inglês. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v.1, n. 1, p. 93-116, 2001.

QUEIROZ, E. S. C. Educação à distância: uma investigação sobre possíveis contribuições para a educação continuada de professores de língua estrangeira (Inglês). Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 4, n.2, p.12-44- 2004.

ROSSI, E. C. S. A construção do conhecimento e da identidade do professor de inglês. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2004.

XAVIER, A . C. Letramento digital e ensino de língua. Estudos Avançados. Letramento Digital e Ensino de Línguas. Universidade Estadual de Londrina, Programa de Doutorado em Estudos da Linguagem, 9 de abril de 2005.

Downloads

Publicado

01-01-2006

Como Citar

PERIN, Jussara Olivo Rosa. O que dizem os blogs sobre a formação de professores de línguas estrangeiras. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 73–87, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p73. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14090. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos