A produção, o desenvolvimento e os resultados de trabalho com uma sequência didática de cartas para pen pal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p5Palavras-chave:
gênero textual, Seqüência didática, Capacidades de linguagem, Carta para pen pal, Ensino-aprendizagem de língua estrangeiraResumo
De acordo com Bronckart e Dolz (2004, p. 39), “a finalidade geral do ensino de línguasvisa ao domínio dos gêneros, como instrumentos de adaptação e participação na vida social/comunicativa”. O trabalho com seqüências didáticas é uma tentativa de alcançar esse objetivo,buscando, para isso, trabalhar com atividades a partir de um determinado gênero textual parao desenvolvimento de capacidades de ação, discursiva e lingüístico-discursiva. Com basenesses pressupostos, uma seqüência didática com o gênero carta para pen pal foi produzidae desenvolvida com alunos de 7ª série de escola pública que iniciariam um projeto de troca decartas com alunos da cidade irmã de Joinville, Chesapeake, nos Estados Unidos. Neste artigo,o material é apresentado bem como a análise dos resultados obtidos com seu desenvolvimento,comparando a primeira carta produzida por uma aluna com a segunda carta e a carta final.Foram utilizadas dezoito aulas para o desenvolvimento da seqüência e os resultados foramgratificantes, mas é importante ressaltar que essa é apenas uma etapa inicial de um trabalhobem mais amplo de uma pesquisa de doutoramento.Downloads
Referências
BRONCKART, J.; DOLZ, J. A noção de competência: qual é sua pertinência para o estudo da aprendizagem das ações de linguagem. In: DOLZ, J.; OLLAGNER, E. e colaboradores. O enigma da competência em educação. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2004.
CANATO, A. P. M. B.; CRISTOVÃO, V. L. L. Cartas para penpal: descrição do contexto de produção e da infra-estrutura textual. In: SIGET – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 3., 2005, Santa Maria, RS. Anais.... Santa Maria: SIGET, 2006. CDROM.
CRISTOVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. (org.) Gêneros textuais: teoria e prática. Londrina: Fundação Araucária, 2004.
CRISTOVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. (org.) Gêneros textuais: teoria e prática II. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005.
DIONISIO, A. P.; MACHADO A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros Textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ. J. Gêneros Orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
Beliefs. Teachers. L2 Reading. Brazilian Sign Language (LIBRAS).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.