Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p200-223

Palavras-chave:

letramento literário, formação de professores, Multiletramentos

Resumo

O conceito de letramento literário pode abarcar diversas concepções e teorias subjacentes a ele, implicando em diferentes entendimentos e práticas para a sala de aula de línguas maternas e línguas adicionais. Assim, esta pesquisa tem como objetivo apresentar e contrastar as concepções recorrentes sobre o letramento literário e realizar um mapeamento das pesquisas relacionadas ao letramento literário na formação de professores de línguas por meio de uma revisão sistemática de literatura. Primeiramente, trazemos uma revisão teórica do conceito com base em Kleiman (2012), Paulino (2001), Souza e Cosson (2013), Street (2014) e Zappone (2008).  Em seguida, trazemos uma revisão sistemática de literatura (Siddaway, Wood, Hedges, 2009) de modo a identificar as contribuições das pesquisas para a formação de professores de línguas. Embora os resultados demonstrem uma carência de estudos na área, as produções convergem acerca da valorização do agenciamento crítico e criativo de aprendizes de língua quando lidando com textos literários. Defendemos práticas formativas que abarquem esse conceito de forma vivencial na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Luiz dos Santos Aires, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina

Referências

ARRUDA, L. S. O lugar do texto literário na formação do professor de francês: um estudo de dois currículos universitários brasileiros. 2016. Dissertação (Mestrado em letras Neoloatinas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3017624. Acesso em: 20 dez. 2023.

BENITES, F. B. A. M. A literatura nas aulas de língua inglesa: contribuições para o ensino-aprendizado e para a formação de leitores. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018. Disponível em: inserir link. Acesso em: 20 dez. 2023.

BERETTA, L. C. A literatura na escola: uma análise de projetos de docência desenvolvidos na formação inicial de professores. Orientador: Luciene Juliano Simões. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1608196 Acesso em: 20 dez. 2023.

BERGHETTI, A. A formação do professor leitor em duas gerações consecutivas. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Fundação Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6499854. Acesso em: 20 dez. 2023.

BRENER, F. M. Práticas de letramentos literários multimodais na formação do professor. 165 f. 2018. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, 2018. Disponível em: http://www.ple.uem.br/defesas/def_fernanda_machado_brener_do.html. Acesso em: 05 nov. 2020.

CAZDEN, B.; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; KALANTZIS, M.; KRESS, G.; LUKE, A.; LUKE, C.; MICHAELS, S.; NAKATA, M. A pedagogy of multiliteracies: Designing Social futures. Harvard Educational Review, [S.l], v. 66 n. 1 p. 60-92, 1996. Disponível em:https://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.66.1.17370n67v22j160u

COSSON, R. Letramento Literário – teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, R. Letramento Literário – teoria e prática. 1. ed. 2 reimpressão. São Paulo: Contexto, 2007.

COSSON, R. Letramento Literário – teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

COSSON, R. Letramento Literário – teoria e prática. 2. ed. 2 reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, R. Letramento Literário – teoria e prática. 2. ed. 7 reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018a.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. 1. ed. 2 reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018b.

CRUZ, A. M. M. Letramento literário do professor de Língua Portuguesa: articulações entre saberes e práticas na formação continuada no sertão de Pernambuco. Orientador: Lucia de Fátima Santos. 2021. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10964652. Acesso em: 20 dez. 2023.

FEITOZA, I. S. A. Práticas literárias de professores alfabetizadores: alicerce para o compartilhamento formativo com base nos multiletramentos. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/2320. Acesso em: 20 dez. 2023.

FERREIRA, G. P. C. Memórias de leitura e de leitores(as) de professores(as) de Literatura da Educação Básica: Diálogos entre semiótica e letramento literário. Orientador: Dra. Luiza Helena Oliveira da Silva. 2019. 195 f. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins - UFT, Araguaína, Tocantins, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8052076. Acesso em: 8 fev. 2024.

FERREIRA, M. O. O PNAIC e a leitura literária: a prática educativa na formação docente. Orientador: Jurema Rosa Lopes Soares. 2019. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias - RJ, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9072263. Acesso em: 20 dez. 2023.

GABRIEL, G. de A. Práticas de leitura literária em aulas de FLE: desmistificando crenças sobre o texto literário em contexto de formação de professores de Francês na UECE. 2013. Dissertação. (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Estadual Do Ceará. Fortaleza. 2013. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=85179. Acesso em: 20 dez. 2023.

JOHNSON, K. E. Defining a Sociocultural Perspective. In: JOHNSON, K.E. Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective. 1. ed. New York: Routledge, 2009. cap. I, p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203878033

KLEIMAN, A. B. Os significados do letramento. Uma nova perspectiva sobre a

prática social da escrita. 2. ed. Campinas, SP: Mercado de letras, 2012.

LOPES, L. C. V.; COSTA, M. E.; SAMPAIO, M. L. P. Letramento literário e formação do professor: o ensino de literatura no meio universitário. Entreletras, v. 2, n. 2, 2011. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/888. Acesso em: 24 dez. 2022.

LOURENÇO, D. Letramento Literário e (a ausência) de políticas públicas nacionais e estaduais para o ensino de literaturas em Língua Inglesa. In: JORDÃO (org.). Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas e Literaturas. Revista X, Curitiba, v. 1, 2011, p. 92-109. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/23022/16919. Acesso em: 20 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.23022

LUIZ, S. W. Formação continuada de professores alfabetizadores: um processo de coconstrução entre universidade e escola. 2022. 167 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2022. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11374. Acesso em: 08 fev. 2024.

MACHADO, C. M. Tratamento Didático Da Literatura Centro-Americana Na Formação De Professores: Um Estudo Sobre Crenças De Futuros Professores De Espanhol Da Uece. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. Disponível em: : https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7416824. Acesso em: 24 jan. 2023.

MARQUES, G. M. B. A leitura literária na formação de professores e no exercício da docência: de leitores em formação a formadores de leitores. orientador: Cleudene de Oliveira Aragão. 2017. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5049723. Acesso em: 28 dez. 2022.

MARTINS, K. C. C. Da leitura à literatura ao letramento literário: prática docente em foco. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. Disponível em: : https://repositorio.unesp.br/handle/11449/96468. Acesso em: 24 jan. 2023.

MARTINS, R. P. Trajetórias de Letramento Literário de Professores de Língua Portuguesa: Da Formação Inicial à Ação Docente. Orientador: Rosana Mara Koerner. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade da Região de Joinville, Palmas, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1529903. Acesso em: 28 dez. 2022.

MARTINS, R. P. KOERNER, R. M. O curso de Letras como agência de letramento literário para estudantes ingressantes e concluintes. Revista Internacional de Educação Superior, v. 2, n. 2, p. 328-340, 2016. DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7606. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650554. Acesso em: 23 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7606

NASCIMENTO, S. E. O Letramento Literário nas Práticas Pedagógicas: Vozes de Professores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11327998. Acesso em: 28 dez. 2022.

PAREJA, C. J. M. A mediação da leitura do literário no ensino superior. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11401898. Acesso em: 24 jan. 2023.

PAULINO, G. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. Caxambu: ANPED, 1998.

PAULINO, G. Letramento Literário: Por Vielas e Alamedas. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, [S. l.], v. 6, n. 5, 2007. DOI: https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v6i5.2842. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/2842. Acesso em: 20 dez. 2022.

PAULINO, G. Saramago na pedagogia: leitura literária e seu uso docente. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (Org). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p.404‐416.

PAULINO, G. Leitura literária. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. (orgs). Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/ app/webroot/ glossarioceale/verbetes/leitura-literaria. Acesso em: 14 fev. 2024.

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. (org.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

PEREIRA, F. M. Leitura e mediação: a literatura infantil no contexto da pedagogia. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4139. Acesso em: 24 jan. 2023.

PINHEIRO, A. A. Os jogos teatrais e a sequência básica de Rildo Cosson na formação do leitor literário no curso de pedagogia Mossoró. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Mossoró. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11001940. Acesso em: 24 jan. 2023.

PINHEIRO, A. S. O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores

em formação. Raído, [S.l], v. 8, n. 17, p. 139-154, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3552. Acesso em: 24 dez. 2022.

PINHEIRO, M. M. C. O texto literário no processo de formação do professor de língua espanhola. 2016. Dissertação (Mestre em Letras) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8550930. Acesso em: 24 dez. 2022.

RANKE, M. C. J. Professores-leitores e suas relações com a leitura literária: características, influências e (des)encontros. 2017. 245 p. Tese (Doutorado em Letras - Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5683413. Acesso em: 24 dez. 2022.

RIBEIRO, B. O. A literatura nas aulas de português e espanhol como língua adicional no ensino superior da UNILA. 2021. 234 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel – PR. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5655. Acesso em: 01 jun. 2022.

ROSA JUNIOR, P. A. F. Formando Professores e Também Leitores: Práticas De Letramento Literário Com Licenciandos Em Pedagogia. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, n. 2, p. 692-712, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.44629. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/44629/33737. Acesso em: 24 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.44629

SALDANHA, D. M. L. L. O ensino de literatura no curso de pedagogia: um lugar necessário entre o institucional, o acadêmico e o formativo. 2018. 246f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26401. Acesso em: 24 dez. 2023.

SANTOS, P. A. D. G. C.; MACEDO, M. S. A. N. Sentidos (re)construídos na leitura de Clarice Lispector em uma aula sobre formação do professor-leitor-mediador. EntreLetras, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 273–297, 2021. DOI: 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p273-297. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/8982. Acesso em: 8 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p273-297

SANTOS, J. R. O.; YAMAKAWA, I. A. A leitura e o letramento literário em perspectiva: discutindo abordagens, matizando conceitos. REVISTA X, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 84 - 101, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50172. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/50172. Acesso em: 24 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50172

SIDDAWAY, A. P.; WOOD, A. M. HEDGES, L. V. How to Do a Systematic Review: A Best Practice Guide for Conducting and Reporting Narrative Reviews, Meta-Analyses, and Meta-Syntheses. Annu Rev Psychol., [S. l.], ed. 70, p. 747-770, 2019. DOI: 10.1146/annurev-psych-010418-102803. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30089228/. Acesso em: 29 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010418-102803

SILVA, J. P. I. Literatura E Ensino De Língua Espanhola: Um Olhar Para Os Currículos De Formação Inicial De Três Universidades Do Rio Grande Do Sul. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10681284. Acesso em: 24 jan. 2023.

SILVA, L. H. O.; MAGALHÃES, H. G. D. Do reino da beleza à república do gosto: questões para o letramento literário. In: RAMOS, D. V.; ANDRADE, K. S.; PINHO, M. J. (Orgs.). Ensino de língua e literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. 1a. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2011, p. 81-92.

SILVA, M. J. F. Texto literário em língua espanhola no contexto acadêmico: reflexos da formação docente. Orientador: Crigina Cibelle Pereira. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3950061. Acesso em: 28 dez. 2022.

SOARES, T. L. A formação do leitor por meio da literatura: uma reflexão pedagógica. 2020. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Universidade Estadual de Goiás. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1049439. Acesso em: 24 jan. 2023.

SOLERA, D. S. Letramento crítico-literário no ensino de línguas estrangeiras: possibilidades e desafios. Orientador: Ana Paula Martinez Duboc. 2020. 179 p. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Psicologia) - USP, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-02122020-180300/publico/6463787_DANILO_DA_SILVA_SOLERA_rev.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.

SOUSA, S. M. B. Formação inicial de professores de Língua Portuguesa: a preocupação em formar formadores de leitores de textos literários. 2020. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo. 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9334349. Acesso em: 24 jan. 2023.

SOUZA, R. J.; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para sala de aula. 2013, p. 101-107.

SOUZA, R. M. Entre As Políticas Públicas De Currículo E A Prática De Formação Continuada De ProfessoreS: a (in)visibilidade da Literatura. Orientador: Adriana Lins Precioso. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Mato Grosso, Sinop, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9724365. Acesso em: 28 dez. 2022.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.

WIELEWICKI, V. H. G. Letramento literário e avaliação: empalhando a borboleta?. Revista X, [S.l.], v. 1, n. 1. 2011, nov. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.24551. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/24551/16916. Acesso em: 29 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.24551

ZAPPONE, M.H. , Y. Fanfics – um caso de letramento literário na cibercultura? Letras de Hoje, v.43, n. 2, abr/jun. 2008b. p. 29-33.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

AIRES, Ana Paula Luiz dos Santos; MACHADO BRENER, Fernanda. Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 200–223, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p200-223. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49358. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos