Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p200-223

Palavras-chave:

letramento literário, formação de professores, Multiletramentos

Resumo

O conceito de letramento literário pode abarcar diversas concepções e teorias subjacentes a ele, implicando em diferentes entendimentos e práticas para a sala de aula de línguas maternas e línguas adicionais. Assim, esta pesquisa tem como objetivo apresentar e contrastar as concepções recorrentes sobre o letramento literário e realizar um mapeamento das pesquisas relacionadas ao letramento literário na formação de professores de línguas por meio de uma revisão sistemática de literatura. Primeiramente, trazemos uma revisão teórica do conceito com base em Kleiman (2012), Paulino (2001), Souza e Cosson (2013), Street (2014) e Zappone (2008).  Em seguida, trazemos uma revisão sistemática de literatura (Siddaway, Wood, Hedges, 2009) de modo a identificar as contribuições das pesquisas para a formação de professores de línguas. Embora os resultados demonstrem uma carência de estudos na área, as produções convergem acerca da valorização do agenciamento crítico e criativo de aprendizes de língua quando lidando com textos literários. Defendemos práticas formativas que abarquem esse conceito de forma vivencial na formação de professores.

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Biografia do Autor

Ana Paula Luiz dos Santos Aires, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

AIRES, A. P. L. dos S.; MACHADO BRENER, F. Letramento literário e a formação de professores de línguas: construção de sentidos na produção acadêmica. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 200–223, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p200-223. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49358. Acesso em: 28 abr. 2024.

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