É o que está acontecendo: proposição didática para o desenvolvimento do letramento em língua estrangeira a partir do gênero tweet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p163

Palavras-chave:

Ensino de línguas estrangeiras, Letramento digital, Escrita colaborativa, Gênero tweet.

Resumo

Desenvolvemos esta proposta didática para o ensino de línguas estrangeiras, destinada ao Ensino Médio, visando formar alunos autores críticos e reflexivos na cibercultura. Para tanto, utilizamos como cunho teórico-metodológico a Pedagogia dos Multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2000; ROJO, 2012), buscando desenvolver o letramento digital, crítico, colaborativo e multissemiótico, a partir do processo de escrita colaborativa (ALLEN et al, 1997; MARCHIORI, GREEF, 2014; LOWRY, CURTIS, LORWY, 2004) e do estudo do gênero textual tweet (SILVA, 2013). De modo geral, desejamos que este trabalho possa contribuir com o ensino-aprendizagem de língua estrangeira na educação pública brasileira e, sobretudo, se constitua como caminho didático-metodológico a ser percorrido e lapidado no dia a dia das salas de aula, em prol da formação de alunos críticos e humanamente envolvidos na sociedade tecnológica contemporânea.

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Biografia do Autor

Aldimeres Ferraz da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola – Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Ticiane Rafaela de Andrade Moreno, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora de Língua Inglesa – Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

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Publicado

14-07-2018

Como Citar

SILVA, Aldimeres Ferraz da; MORENO, Ticiane Rafaela de Andrade. É o que está acontecendo: proposição didática para o desenvolvimento do letramento em língua estrangeira a partir do gênero tweet. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1Supl., p. 163–192, 2018. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p163. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/33962. Acesso em: 25 dez. 2024.