É o que está acontecendo: proposição didática para o desenvolvimento do letramento em língua estrangeira a partir do gênero tweet
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1Supl.p163Palavras-chave:
Ensino de línguas estrangeiras, Letramento digital, Escrita colaborativa, Gênero tweet.Resumo
Desenvolvemos esta proposta didática para o ensino de línguas estrangeiras, destinada ao Ensino Médio, visando formar alunos autores críticos e reflexivos na cibercultura. Para tanto, utilizamos como cunho teórico-metodológico a Pedagogia dos Multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2000; ROJO, 2012), buscando desenvolver o letramento digital, crítico, colaborativo e multissemiótico, a partir do processo de escrita colaborativa (ALLEN et al, 1997; MARCHIORI, GREEF, 2014; LOWRY, CURTIS, LORWY, 2004) e do estudo do gênero textual tweet (SILVA, 2013). De modo geral, desejamos que este trabalho possa contribuir com o ensino-aprendizagem de língua estrangeira na educação pública brasileira e, sobretudo, se constitua como caminho didático-metodológico a ser percorrido e lapidado no dia a dia das salas de aula, em prol da formação de alunos críticos e humanamente envolvidos na sociedade tecnológica contemporânea.Downloads
Referências
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