Inglês como língua franca: um olhar sobre programas disciplinares de um curso de formação inicial de professores de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n2p64

Palavras-chave:

Inglês-Língua franca, Formação de Professores, Currículo

Resumo

A expansão da língua inglesa no mundo a tem posicionado como língua franca global. Este estatuto traz questionamentos e mudanças para o ensino de inglês, que tem sido tradicionalmente encarado como língua estrangeira e com ênfase no modelo do falante nativo. Pesquisas que tratam a respeito do estatuto do inglês como língua franca tem ressaltado que as implicações deste estatuto para o ensino e a descentralização do modelo do falante nativo, e, portanto, para a ampliação da base de conhecimento do professor bilíngue. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo verificar se um curso conceituado de formação de professores de língua inglesa no Brasil tem acompanhado e/ou incorporado estas discussões no seu currículo. Analisam-se, portanto, os programas das disciplinas obrigatórias e optativas do referido curso por meio da análise documental com base nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontam que tentativas isoladas têm procurado privilegiar a questão, mas que parece não existir um posicionamento geral do curso em relação a esta perspectiva.

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Biografia do Autor

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Estudos da Linguagem. Professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina. 

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Como Citar

EL KADRI, Michele Salles. Inglês como língua franca: um olhar sobre programas disciplinares de um curso de formação inicial de professores de inglês. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 2, p. 64–91, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2010v10n2p64. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/7966. Acesso em: 24 dez. 2024.

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Artigos