Inglês como língua franca: um olhar sobre programas disciplinares de um curso de formação inicial de professores de inglês

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n2p64

Palabras clave:

Inglês-Língua franca, Formação de Professores, Currículo

Resumen

A expansão da língua inglesa no mundo a tem posicionado como língua franca global. Este estatuto traz questionamentos e mudanças para o ensino de inglês, que tem sido tradicionalmente encarado como língua estrangeira e com ênfase no modelo do falante nativo. Pesquisas que tratam a respeito do estatuto do inglês como língua franca tem ressaltado que as implicações deste estatuto para o ensino e a descentralização do modelo do falante nativo, e, portanto, para a ampliação da base de conhecimento do professor bilíngue. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo verificar se um curso conceituado de formação de professores de língua inglesa no Brasil tem acompanhado e/ou incorporado estas discussões no seu currículo. Analisam-se, portanto, os programas das disciplinas obrigatórias e optativas do referido curso por meio da análise documental com base nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontam que tentativas isoladas têm procurado privilegiar a questão, mas que parece não existir um posicionamento geral do curso em relação a esta perspectiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Estudos da Linguagem. Professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina. 

Citas

ANN-SNOW, M.; KAMHI-STEIN, L. D.; BRINTON, D. M. Teacher training for english as a lingua franca. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, v. 26, p. 261-281, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.

BERTO, Patricia. English as a lingua franca vs. brazilian EFL classrooms. In: MÜLLER, V.; MAGALHÃES, V. (Org.). Proceedings of the 14th annual convention: teaching today, touching tomorrow. Porto Alegre: PUCRS, 2009a. p. 82-92.

BERTO, Patricia. English as a lingua franca: a study of Brazilian english teachers‟ attitudes and opinions towards it. 2009b. Dissertação (Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos) - Universidade de Lisboa, Portugal.

DEWEY, Martin. English as a lingua franca and globalization; an interconnected perspective. International Journal of Applied Linguistics, Oslo, v. 17, n. 3, p. 332-354, 2007.

El KADRI, Michele Salles. Atitudes sobre o estatuto do inglês como língua franca em um curso de formação inicial de professores. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - UEL, Londrina.

FOGAÇA, Francisco Carlos; GIMENEZ, Telma Nunes. O ensino de línguas estrangeiras e a sociedade. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. v. 7, n.1, p. 161-182, 2007.

GIMENEZ, Telma. Línguas Estrangeiras Modernas: questões para debate. In: PARANA. Secretaria da Educação.do Estado. Diretrizes Curriculares da Educação Fundamental da Rede de EducaçãoBásica do Estado do Paraná. Curitiba, 2005. p. 168-173.

GIMENEZ, Telma. Políticas governamentais, mídia e ensino de línguas estrangeiras. In: GIMENEZ, K. (Org.). Contribuições na área de línguas estrangeiras. Londrina: Moriá, 2005. p. 91-104.

GIMENEZ, Telma; FURTOSO, Viviane. Racionalidade técnica e a formação de professores de línguas estrangeiras em um curso de letras. Revista X, Curitiba, v. 2, p. 1-15, 2008.

JENKINS, Jennifer. Implementing as international approach to english pronunciation: the role of teacher attitudes and identity. Tesol Quarterly, Columbia, v. 39, n. 3, p. 535-543, 2005.

LEFFA, Vilson Jose. Teaching English as a multinational language. The Linguistic Association Of Korea Journal, Seul, Coréia, v. 10, n. 1, p. 29-53, 2002.

LUKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

ORTENZI, Denise Ismênia Bossa Grassano et al. Roteiros pedagógicos para prática de ensino de inglês. Londrina: EDUEL, 2008.

RAJAGOPALAN, Kanavilil. The english language in Brazil: a boon or a bane? In: BRAINE, G. (Ed.). Teaching english to the world: history, curriculum and practice. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2005. p. 1-10.

RAJAGOPALAN, Kanavilil. Maria Nilva Pereira pergunta/Kanavillil Rajagopalan responde: o inglês como língua internacional na prática docente. In: LIMA, D. C. (Org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009. p. 39-46.

RAJAGOPALAN, Kanavilil. The outer circle as a role model for the expanding circle. English Today, Cambridge, v. 25, n. 4, 2010a.

RAJAGOPALAN, Kanavilil. The English language, globalization and Latin America: possible lessons from the „Outer Circle‟. In: SAXENA, M.; OMONIYI, T. Contending with globalization in world englishes. Clevedon: Multilingual Matters, 2010b.

SEIDLHOFER, Barbara. Closing a conceptual gap: the case for a description of english as a lingua franca. International Journal of Applied Linguistics, Oslo, v. 11, n. 2, p. 133-158, 2001.

SEIDLHOFER, Barbara. Research perspectives on teaching english as a lingua franca. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, v. 24, p. 209-239, 2004.

SILVA, Tomaz. Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SIQUEIRA, Domingos Savio Pimentel. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. 2008. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Cómo citar

EL KADRI, Michele Salles. Inglês como língua franca: um olhar sobre programas disciplinares de um curso de formação inicial de professores de inglês. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 2, p. 64–91, 2011. DOI: 10.5433/1519-5392.2010v10n2p64. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/7966. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.