Sobre la revista

Educação em Análise es una revista electrónica semestral en Acceso Abierto. Es una iniciativa conjunta del Departamento de Educación y del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Estatal de Londrina. Publica, tras un proceso de revisión por pares, artículos científicos originales, ensayos y reseñas sobre temas educativos, en portugués, español e inglés.

Avisos

Chamada de artigos – Dossiê: Ações Afirmativas na Graduação e Pós-Graduação

2025-01-27

Chamada de artigos – Dossiê: Ações Afirmativas na Graduação e Pós-Graduação (Revista Educação em Análise, v. 10, 2025)

Organizadoras: Prof. Dra. Marleide Rodrigues Silva Perrude e Prof. Dra. Margarida de Cássia Campos

 

Dado a importância de dialogar sobre os avanços, impactos e reflexos sobre as ações afirmativas no Ensino Superior, o dossiê em questão terá como objetivo: a) Discutir as ações afirmativas na graduação e pós-graduação; b) Socializar as pesquisas e relatos de estudantes ingressantes via ações afirmativas. c)Promover discussões que tangem o papel da universidade na implementação de políticas de ações afirmativas no Ensino Superior. Justifica-se este dossiê pela importância das políticas de ações afirmativas para inserção na graduação e pós-graduação de estudantes negros/negras, indígenas, pessoas trans, quilombolas e pessoas com deficiência. O acesso desses grupos aos espaços acadêmicos é assinalado por uma desigualdade histórica. Sua ausência vem sendo problematizada a partir das discussões sobre as políticas de ações afirmativas nesses espaços. Tais políticas visam garantir direitos historicamente negados para alguns grupos populacionais, portanto, pode ser vista como uma estratégia de luta contra as desigualdades e produção de equidade, tendo como foco vários segmentos sociais que são alvo de discriminação. Sendo assim, as ações afirmativas são políticas públicas e privadas que visam promover justiça social, equidade e a reparação de direitos essenciais, conforme prevê a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada pela Constituição Federal de 1988.

Vale salientar que o avanço de tal política não ocorreu sem conflitos e tensões. Os movimentos sociais, sobretudo o negro e o indígena, tem sido os protagonistas dessas conquistas. Sendo assim, as ações afirmativas na graduação e pós-graduação ampliaram o acesso dos estudantes, oportunizando-lhes o direito à pesquisa e a produção de novos conhecimentos.

No entanto, os estudos e pesquisas sobre as políticas de ações afirmativas na pós-graduação são reduzidos no campo político e acadêmico. Diante do exposto, cabe estimular/aguçar/provocar novos estudos para a compreensão do fenômeno diante dos desafios de sua implementação, ademais devemos propor espaços que reflitam sobre a permanência desses estudantes.

A chamada de artigos para o dossiê está aberta até o dia 30 de março de 2025 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês. As contribuições devem ser submetidas por meio do sistema online da revista: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/about/submissions

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Número actual

Vol. 10 (2025): Publicación continua
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Publicado: 2025-01-25

Artigos

Dossiê

  • Entre la formación académica y la acción política: NEIAB en la producción de Políticas Afirmativas en la Universidad Estadual de Maringá-PR

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51720
    Delton Aparecido Felipe, Ana Paula Herrera de Souza, Catarina Messias Alves, Lílian Amorim Carvalho
    1-19
  • Cuotas raciales e identidad negra em la universidade

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52083
    Maria Valéria Barbosa, Selma de Fátima Vanderley, Daniela Almeida Lira
    1-21

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