Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
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Não será aceita qualquer forma de plágio (Lei nº 9.610/1998), os trabalhos submetidos pelos autores a esta Revista Educação em Análise devem ser originais e serão e verificados com softwares antiplágio, antes de serem enviados para avaliação.
Caso seja identificado que o texto foi submetido ou publicado em outro periódico, ou qualquer forma de plágio ou autoplágio o texto será desconsiderado e a Equipe Editorial da Educação em Análise entrará em contato com o autor informando seu arquivamento.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- O arquivo em word está no formato de acordo com o template disponível em Submissões no menu de navegação.
- O título, o resumo e as palavras-chave estão apresentados nos idiomas português, inglês e espanhol.
- As palavras chaves estão de acordo com o Thesaurus de Educação do INEP.
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Inserir dados de todos os autores nos metadados no sistema, utilizando a opção incluir autor. (Nome Completo e mini curriculum "Titulação e vínculo Institucional") A inclusão do Orcid é obrigatório
https://orcid.org/ -
O conteúdo dos artigos é de exclusiva responsabilidade dos autores. É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo dos artigos, desde que citada a fonte. Depois de enviar os artigos, os autores cederão os direitos autorais de seus artigos a Revista Educação em Análise. Caso se arrependa da submissão, o autor tem o direito de solicitar ao Revisa Educação em Análise a não publicação do seu artigo. Porém, esta solicitação deverá ocorrer até dois meses antes da divulgação do número em que o artigo será publicado.
Os autores e coautores serão comunicados via plataforma OJS pela Revista Educação em Análise da submissão e caso o artigo seja aceito se não havendo manifestação contrária, ficará subentendido que concordam com a publicação.
A Revista Educação em Análise usa a licença Creative Commons CC BY. Informações sobre esta licença podem ser encontradas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/br - A titulação mínima exigida para autores é a de Doutor. Mestres, mestrandos, especialistas e graduados poderão submeter artigos, desde que em coautoria com seus respectivos orientadores (DOUTORES).
Artigos
Artigos devem apresentar título, resumo e palavras-chave em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola. O volume de páginas deve ser entre 40.000 a e 60 caracteres com espaço. O resumo deve possuir de 100 a 200 palavras, sendo conciso e apresentando informações sobre o problema, os objetivos, o referencial teórico e a síntese dos principais resultados obtidos. As palavras-chave, com no mínimo 3 e no máximo 5, devem identificar de forma clara o objeto de estudo, o tema ou a área de concentração do artigo ou ensaio, e estar de acordo com o Thesaurus de Educação do INEP.
Para demais questões de formatação de artigos e ensaios, consulte as Diretrizes para Autores.
No momento da submissão, o autor deverá no campo intitulado Seção indicar se o manuscrito se refere a um artigo. Manuscritos submetidos a essas seções serão publicadas em fluxo contínuo.
Dossiê
A Revista Educação em Análise é um periódico científico que trabalha com dossiês temáticos em sua composição. Qualquer pesquisador(a), seja interno(a) ou externo(a) ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pode propor uma ementa de dossiê à revista, conforme os Editais Públicos de Chamada de Dossiês, amplamente divulgados no site da revista e outros meios.
Na primeira aba de submissão, o segundo campo a ser preenchido é intitulado “Seção”. Nesse espaço, o(a) autor(a) deverá selecionar o ícone “Dossiê” e dar prosseguimento à submissão. Após a recepção da proposta de dossiê, ela passa por uma etapa de apreciação crítica pela Comissão Editorial, que deliberará sobre a relevância da proposta para decidir se será aceita ou não.
Uma vez aceita a proposta de dossiê, devem ser seguidos os seguintes procedimentos:
1. Caso o dossiê seja organizado por pesquisadores externos à Comissão Editorial, um dos editores responsáveis acompanhará as decisões editoriais dos organizadores do dossiê.
2. Caso o dossiê seja parcialmente organizado por um membro da Comissão Editorial, o acompanhamento das decisões editoriais será feito por esse membro.
Será realizada uma chamada pública para a recepção dos artigos do dossiê, com prazo estipulado para envio dos manuscritos. No caso dos dossiês, há também a etapa de triagem, na qual os organizadores devem atentar principalmente para a aderência do artigo à temática do dossiê e às diretrizes da revista.
Após a triagem, os textos serão enviados aos pareceristas, que fornecerão duas possíveis respostas quanto à publicação dos textos, sendo elas as mesmas aplicadas aos artigos livres: o artigo pode ser “aceito”, “aceito desde que observadas as correções obrigatórias” ou “rejeitado”. Maiores detalhes sobre a tramitação das publicações podem ser encontrados em nossa Política de Privacidade.
Os organizadores do dossiê são responsáveis por informar aos editores responsáveis, ao final do processo, quais artigos irão compor o dossiê. Além disso, cabe aos organizadores elaborar o texto de apresentação do dossiê, definir a sequência dos artigos na composição final do dossiê e comunicar aos autores cujos artigos não foram selecionados para compor o dossiê, informando sobre o arquivamento de suas submissões.
Entrevista
A Revista Educação em Análise também aceita submissões de resenhas e entrevistas. Ambas devem respeitar o mínimo de 20.000 e o máximo de 30.000 caracteres com espaço e estar adequadas às normas da revista. As resenhas deverão ser sobre livros inéditos no Brasil, publicados no exterior nos últimos cinco anos. Não serão aceitas resenhas de coletâneas de artigos.
As resenhas devem apresentar tanto as ideias centrais dos autores quanto as considerações críticas do resenhista sobre o conteúdo do livro. A qualidade da obra resenhada, assim como a análise crítica realizada, será avaliada pela comissão editorial.
Na primeira aba de submissão, o segundo campo a ser preenchido é intitulado “Seção”. Nesse espaço, o(a) autor(a) responsável pela submissão deverá indicar se o manuscrito é uma resenha ou entrevista. Manuscritos submetidos a essas seções serão publicadas em fluxo contínuo.
Diferente de artigos as resenhas e entrevistas, ao serem submetidas, passam por avaliação cega ou informada.
Resenhas
A Revista Educação em Análise também aceita submissões de resenhas e entrevistas. Ambas devem respeitar o mínimo de 20.000 e o máximo de 30.000 caracteres com espaço e estar adequadas às normas da revista. As resenhas deverão ser sobre livros inéditos no Brasil, publicados no exterior nos últimos cinco anos. Não serão aceitas resenhas de coletâneas de artigos.
As resenhas devem apresentar tanto as ideias centrais dos autores quanto as considerações críticas do resenhista sobre o conteúdo do livro. A qualidade da obra resenhada, assim como a análise crítica realizada, será avaliada pela comissão editorial.
Na primeira aba de submissão, o segundo campo a ser preenchido é intitulado “Seção”. Nesse espaço, o(a) autor(a) responsável pela submissão deverá indicar se o manuscrito é uma resenha ou entrevista. Manuscritos submetidos a essas seções serão publicadas em fluxo contínuo.
Diferente de artigos as resenhas e entrevistas, ao serem submetidas, passam por avaliação cega ou informada.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
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Os manuscritos submetidos são protegidos contra qualquer forma de uso indevido. Editores(as) de seção e pareceristas são instruídos(as) a não citar, utilizar em pesquisas ou compartilhar os textos antes de sua publicação.
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