Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Não será aceita qualquer forma de plágio (Lei nº 9.610/1998), os trabalhos submetidos pelos autores a esta Revista Educação em Análise devem ser originais e serão e verificados com softwares antiplágio, antes de serem enviados para avaliação.
    Caso seja identificado que o texto foi submetido ou publicado em outro periódico, ou qualquer forma de plágio ou autoplágio o texto será desconsiderado e a Equipe Editorial da Educação em Análise entrará em contato com o autor informando seu arquivamento.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo em word está no formato de acordo com o template disponível em Submissões no menu de navegação.
  • título, o resumo e as palavras-chave estão apresentados nos idiomas português, inglês e espanhol.
  • As palavras chaves estão de acordo com o Thesaurus de Educação do INEP.
  • Inserir dados de todos os autores nos metadados no sistema, utilizando a opção incluir autor. (Nome Completo e mini curriculum "Titulação e vínculo Institucional") A inclusão do Orcid é obrigatório
    https://orcid.org/
  • O conteúdo dos artigos é de exclusiva responsabilidade dos autores. É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo dos artigos, desde que citada a fonte. Depois de enviar os artigos, os autores cederão os direitos autorais de seus artigos a Revista Educação em Análise. Caso se arrependa da submissão, o autor tem o direito de solicitar ao Revisa Educação em Análise a não publicação do seu artigo. Porém, esta solicitação deverá ocorrer até dois meses antes da divulgação do número em que o artigo será publicado.
    Os autores e coautores serão comunicados via plataforma OJS pela Revista Educação em Análise da submissão e caso o artigo seja aceito se não havendo manifestação contrária, ficará subentendido que concordam com a publicação.
    A Revista Educação em Análise usa a licença Creative Commons CC BY. Informações sobre esta licença podem ser encontradas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/br
  • A titulação mínima exigida para autores é a de Doutor. Mestres, mestrandos, especialistas e graduados poderão submeter artigos, desde que em coautoria com seus respectivos orientadores (DOUTORES).

Diretrizes para Autores

A Revista Educação em Análise é um periódico científico do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, dedicado à divulgação e ao debate de temas relevantes na área da Educação e áreas afins. A revista aceita submissões de textos inéditos, livres ou destinados a dossiês temáticos, em fluxo contínuo.

São aceitas submissões de artigos, ensaios, entrevistas ou resenhas em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola. É imprescindível que as submissões não estejam sendo avaliadas para publicação em outro periódico. Manuscritos depositados em servidores de preprint são aceitos, desde que informados no momento da submissão, com inclusão do link e do DOI.

A Revista Educação em Análise, adota os princípios de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA) na pesquisa científica. Isso posto, a Revista defende a promoção dos princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) em todo o fluxo de comunicação científica, com o intuito de enfrentar as desigualdades, iniquidades e disparidade, garantindo dessa maneira maior pluralidade científica possível. Isso posto, a presença de mulheres no comitê editorial, na autoria dos artigos publicados e na revisão por pares tem sido uma das marcas da Revista Educação em Análise, no combate às assimetrias de gênero e na promoção da equidade. Em suas diretrizes éticas para os pareceristas, a Revista destaca que os pareceristas não podem permitir que suas revisões sejam influenciadas pela origem do manuscrito, pela nacionalidade, pelas crenças religiosas ou políticas, pelo sexo biológico, pela identidade de gênero ou por outras características dos autores, ou mesmo por interesses comerciais. Adota-se, aqui, um posicionamento claro da revista contra qualquer tipo de discriminação no âmbito científico.

1. Originalidade e Preprints
• Todas as contribuições devem ser inéditas e originais.
• Manuscritos em preprint devem incluir o link e o DOI no campo “Comentários para o Editor” no momento da submissão. Esses trabalhos estão sujeitos à avaliação aberta.

2. Idiomas e Extensão
• Artigos e ensaios: Devem conter título, resumo e palavras-chave em Português, Inglês e Espanhol, com limite de 40.000 a 60.000 caracteres (com espaços).
• Resumos: Entre no mínimo 100 e no máximo 200 palavras, concisos e informativos, abordando o problema, os objetivos, o referencial teórico e uma síntese dos principais resultados.
• Resenhas e entrevistas: Mínimo de 20.000 e no máximo de 30.000 caracteres (com espaços).
• Palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5) devem seguir o Thesaurus de Educação do INEP ou vocabulários reconhecidos.

3. Autoria e Coautoria
• São permitidos até 5 (cinco) coautores por submissão.
• Todos os autores devem estar cadastrados na plataforma, incluindo informações como ORCID, nome completo, afiliação institucional, minicurrículo.
• Os autores devem preencher a Declaração de Conflito de Interesse, onde são responsáveis por reconhecer e expor potenciais conflitos de interesse que possam interferir no processo de avaliação cega por pares, e anexar na submissão como documento suplementar.
• As contribuições individuais dos autores devem ser descritas no Documento Suplementar de Coautoria, anexado no momento da submissão.
• Os autores que optarem pela modalidade de avaliação informada garantem que preencheram e anexaram à sua submissão o formulário de avaliação específico disponibilizado pelo SciELO.

4. Comunicação e Responsabilidades
• Toda comunicação será feita exclusivamente pela plataforma OJS.
• O conteúdo da publicação é de exclusiva responsabilidade dos autores.
• A reprodução parcial ou total da publicação é permitida, desde que citada a fonte.

5. Exigências de Titulação
• A titulação mínima exigida para autores é de Doutor(a).
• Doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas e graduados poderão submeter artigos, desde que em coautoria com doutores.

6. Revisão Gramatical
Todos os textos devem passar por revisão gramatical e ortográfica antes da submissão. Textos que não atendam aos padrões de linguagem científica poderão ser recusados.

7. Avaliação por Pares
• A revista adota o sistema de avaliação cega por pares (double-blind), assegurando o sigilo das identidades de autores, editores e pareceristas.
• Opcionalmente, é possível optar pela avaliação informada, onde as identidades são mutuamente conhecidas, promovendo maior transparência.

8. Restrição
Autores que publicaram na revista nos últimos 12 meses não poderão submeter novos manuscritos durante este período, promovendo diversidade de autores.

9. Boas Práticas Acadêmicas
• O índice máximo de autocitação permitido é de 5%.
• Os autores devem observar as diretrizes éticas aplicáveis à pesquisa com seres humanos e/ou animais. Quando necessário, a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa deve ser anexada como documento suplementar.

10. Diretrizes para Ativos Digitais
Gráficos, tabelas, imagens, diagramas e outros recursos visuais devem seguir as orientações disponíveis na seção "Diretrizes para Ativos Digitais" da revista.

11. Normas Éticas
• Os autores devem garantir que a pesquisa seguiu os preceitos éticos e jurídicos vigentes.
• Para estudos envolvendo seres humanos ou animais, é necessário anexar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (documento suplementar "Aprovação CEP").

12 Licenciamento e Direitos Autorais
• A revista utiliza a licença Creative Commons CC BY
• Caso o autor deseje desistir da publicação, deve comunicar a revista até 30 dias antes da publicação.

13. Normas de Formatação
Os textos devem seguir rigorosamente os padrões da ABNT:
• Tamanho e fonte: Formato A4, fonte Times New Roman (12 pts).
• Espaçamento: 1,5 entre linhas.
• Margens: 3 cm (esquerda e direita) e 2,5 cm (superior e inferior).
• Parágrafos: Recuo de 1,25 cm na primeira linha.
• Referências devem ser formatadas conforme a NBR 6023:2018 e citações conforme a NBR 10520:2023.
Os manuscritos devem ser redigidos no template oficial da revista.

Exemplos de Referências
1. Referência de Livros
SOBRENOME EM LETRA MAIÚSCULA, Nome com a primeira letra maiúscula e por extenso. Título do livro: subtítulo (se houver). Local: Editora, Ano.

Exemplo:
SILVA, Maria Clara. Educação e sociedade: desafios contemporâneos. São Paulo: Nova Era, 2020.
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2. Referência de Capítulo de Livro
SOBRENOME DO/A AUTOR/A DO CAPÍTULO EM LETRA MAIÚSCULA, Nome do Autor do Capítulo com a primeira letra maiúscula e por extenso. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DO LIVRO EM LETRA MAIÚSCULA, Nome do/a Autor/a do Livro com a primeira letra maiúscula e por extenso. Título do livro: subtítulo (se houver). Local: Editora, Ano. p. xx-xx.

Exemplo:
OLIVEIRA, João Pedro. O impacto das novas tecnologias na educação. In: ALMEIDA, Júlia. Transformações na educação digital. Belo Horizonte: Horizonte Cultural, 2018. p. 45-60.
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3. Referência de Artigos Científicos
SOBRENOME DO/A AUTOR/A EM LETRA MAIÚSCULA, Nome do/a Autor/a com a primeira letra maiúscula e por extenso. Título do artigo. Nome da Revista. Local, v. xx, n. xx, p. xx-xx, Mês/Ano. Disponível em: URL. Acesso em: dd mês. ano.

Exemplo:
OLIVEIRA, Monica Campos de; COSTA, Clara Powaczruk Affonso da. Medicalização para a escola: o que se espera de uma criança? Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 4, p. 944-959, 2024. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/51834. Acesso em: 03 fev. 2025.

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4. Referência de Teses e Dissertações
SOBRENOME EM LETRA MAIÚSCULA, Nome com a primeira letra maiúscula e por extenso. Título da pesquisa: subtítulo (se houver). Dissertação (Mestrado em Área de Conhecimento) ou Tese (Doutorado em Área de Conhecimento) – Instituição, Local, Ano.

Exemplo:
SANTOS, Laura Helena. Práticas pedagógicas na educação infantil: uma abordagem crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.
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5. Trabalhos Apresentados em Eventos
SOBRENOME DO/A AUTOR/A EM LETRA MAIÚSCULA, Nome do/a Autor/a com a primeira letra maiúscula e por extenso. Título do trabalho. In: TÍTULO DO EVENTO, n. do evento., ano, Local. Anais [...]. Local de publicação: Instituição/Editor, Ano. p. xx-xx. Disponível em: URL. Acesso em: dd mês. ano.

Exemplo:
MARTINS, Pedro Henrique. Metodologias ativas no ensino superior. In:  SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA, 6., 2020. Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Editora UFPR, 2020. p. 85-100. Disponível em: https://eventos.ufpr.br/anais2020. Acesso em: 12 jul. 2022.
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6. Textos Disponíveis em Sites ou Blogs na Internet
SOBRENOME DO/A AUTOR/A EM LETRA MAIÚSCULA, Nome do Autor com a primeira letra maiúscula e por extenso. Título do texto. Nome do Site ou Blog. Ano. Disponível em: URL. Acesso em: dd mês. ano.

Exemplo:
FERREIRA, Cláudia Regina. Como aplicar estratégias de ensino híbrido. Educação Atual, 2023. Disponível em: http://www.educacaoatual.com.br/estrategias. Acesso em: 10 jan. 2024.

 

Artigos

Artigos devem apresentar título, resumo e palavras-chave em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola. O volume de páginas deve ser entre 40.000 a e 60 caracteres com espaço. O resumo deve possuir de 100 a 200 palavras, sendo conciso e apresentando informações sobre o problema, os objetivos, o referencial teórico e a síntese dos principais resultados obtidos. As palavras-chave, com no mínimo 3 e no máximo 5, devem identificar de forma clara o objeto de estudo, o tema ou a área de concentração do artigo ou ensaio, e estar de acordo com o Thesaurus de Educação do INEP.

Para demais questões de formatação de artigos e ensaios, consulte as Diretrizes para Autores.
No momento da submissão, o autor deverá no campo intitulado Seção indicar se o manuscrito se refere a um artigo. Manuscritos submetidos a essas seções serão publicadas em fluxo contínuo.

 

Dossiê

A Revista Educação em Análise é um periódico científico que trabalha com dossiês temáticos em sua composição. Qualquer pesquisador(a), seja interno(a) ou externo(a) ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pode propor uma ementa de dossiê à revista, conforme os Editais Públicos de Chamada de Dossiês, amplamente divulgados no site da revista e outros meios.

Na primeira aba de submissão, o segundo campo a ser preenchido é intitulado “Seção”. Nesse espaço, o(a) autor(a) deverá selecionar o ícone “Dossiê” e dar prosseguimento à submissão. Após a recepção da proposta de dossiê, ela passa por uma etapa de apreciação crítica pela Comissão Editorial, que deliberará sobre a relevância da proposta para decidir se será aceita ou não.

Uma vez aceita a proposta de dossiê, devem ser seguidos os seguintes procedimentos:
1. Caso o dossiê seja organizado por pesquisadores externos à Comissão Editorial, um dos editores responsáveis acompanhará as decisões editoriais dos organizadores do dossiê.
2. Caso o dossiê seja parcialmente organizado por um membro da Comissão Editorial, o acompanhamento das decisões editoriais será feito por esse membro.

Será realizada uma chamada pública para a recepção dos artigos do dossiê, com prazo estipulado para envio dos manuscritos. No caso dos dossiês, há também a etapa de triagem, na qual os organizadores devem atentar principalmente para a aderência do artigo à temática do dossiê e às diretrizes da revista.

Após a triagem, os textos serão enviados aos pareceristas, que fornecerão duas possíveis respostas quanto à publicação dos textos, sendo elas as mesmas aplicadas aos artigos livres: o artigo pode ser “aceito”, “aceito desde que observadas as correções obrigatórias” ou “rejeitado”. Maiores detalhes sobre a tramitação das publicações podem ser encontrados em nossa Política de Privacidade.

Os organizadores do dossiê são responsáveis por informar aos editores responsáveis, ao final do processo, quais artigos irão compor o dossiê. Além disso, cabe aos organizadores elaborar o texto de apresentação do dossiê, definir a sequência dos artigos na composição final do dossiê e comunicar aos autores cujos artigos não foram selecionados para compor o dossiê, informando sobre o arquivamento de suas submissões.

Entrevista

A Revista Educação em Análise também aceita submissões de resenhas e entrevistas. Ambas devem respeitar o mínimo de 20.000 e o máximo de 30.000 caracteres com espaço e estar adequadas às normas da revista. As resenhas deverão ser sobre livros inéditos no Brasil, publicados no exterior nos últimos cinco anos. Não serão aceitas resenhas de coletâneas de artigos.

As resenhas devem apresentar tanto as ideias centrais dos autores quanto as considerações críticas do resenhista sobre o conteúdo do livro. A qualidade da obra resenhada, assim como a análise crítica realizada, será avaliada pela comissão editorial.

Na primeira aba de submissão, o segundo campo a ser preenchido é intitulado “Seção”. Nesse espaço, o(a) autor(a) responsável pela submissão deverá indicar se o manuscrito é uma resenha ou entrevista. Manuscritos submetidos a essas seções serão publicadas em fluxo contínuo.

Diferente de artigos as resenhas e entrevistas, ao serem submetidas, passam por avaliação cega ou informada.

Resenhas

A Revista Educação em Análise também aceita submissões de resenhas e entrevistas. Ambas devem respeitar o mínimo de 20.000 e o máximo de 30.000 caracteres com espaço e estar adequadas às normas da revista. As resenhas deverão ser sobre livros inéditos no Brasil, publicados no exterior nos últimos cinco anos. Não serão aceitas resenhas de coletâneas de artigos.

As resenhas devem apresentar tanto as ideias centrais dos autores quanto as considerações críticas do resenhista sobre o conteúdo do livro. A qualidade da obra resenhada, assim como a análise crítica realizada, será avaliada pela comissão editorial.

Na primeira aba de submissão, o segundo campo a ser preenchido é intitulado “Seção”. Nesse espaço, o(a) autor(a) responsável pela submissão deverá indicar se o manuscrito é uma resenha ou entrevista. Manuscritos submetidos a essas seções serão publicadas em fluxo contínuo.

Diferente de artigos as resenhas e entrevistas, ao serem submetidas, passam por avaliação cega ou informada.

Política de Privacidade

A Revista Educação em Análise compromete-se a respeitar a privacidade dos(as) autores(as). As informações pessoais fornecidas, como nomes, endereços e demais dados, serão utilizadas exclusivamente para os procedimentos editoriais da revista e não serão disponibilizadas para outras finalidades ou a terceiros.

Os manuscritos submetidos são protegidos contra qualquer forma de uso indevido. Editores(as) de seção e pareceristas são instruídos(as) a não citar, utilizar em pesquisas ou compartilhar os textos antes de sua publicação.

Além disso, é estritamente proibido o compartilhamento de submissões com terceiros(as) não envolvidos(as) no processo editorial, garantindo a confidencialidade dos manuscritos.