Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Não será aceita qualquer forma de plágio (Lei nº 9.610/1998), os trabalhos submetidos pelos autores a esta Revista Educação em Análise devem ser originais e serão e verificados com softwares antiplágio, antes de serem enviados para avaliação.
    Caso seja identificado que o texto foi submetido ou publicado em outro periódico, ou qualquer forma de plágio ou autoplágio o texto será desconsiderado e a Equipe Editorial da Educação em Análise entrará em contato com o autor informando seu arquivamento.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo em word está no formato de acordo com o template disponível em Submissões no menu de navegação.
  • título, o resumo e as palavras-chave estão apresentados nos idiomas português, inglês e espanhol.
  • As palavras chaves estão de acordo com o Thesaurus de Educação do INEP.
  • Inserir dados de todos os autores nos metadados no sistema, utilizando a opção incluir autor. (Nome Completo e mini curriculum "Titulação e vínculo Institucional") A inclusão do Orcid é obrigatório
    https://orcid.org/
  • O conteúdo dos artigos é de exclusiva responsabilidade dos autores. É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo dos artigos, desde que citada a fonte. Depois de enviar os artigos, os autores cederão os direitos autorais de seus artigos a Revista Educação em Análise. Caso se arrependa da submissão, o autor tem o direito de solicitar ao Revisa Educação em Análise a não publicação do seu artigo. Porém, esta solicitação deverá ocorrer até dois meses antes da divulgação do número em que o artigo será publicado.
    Os autores e coautores serão comunicados via plataforma OJS pela Revista Educação em Análise da submissão e caso o artigo seja aceito se não havendo manifestação contrária, ficará subentendido que concordam com a publicação.
    A Revista Educação em Análise usa a licença Creative Commons CC BY. Informações sobre esta licença podem ser encontradas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/br

Diretrizes para Autores

A revista Educação em Análise é uma publicação semestral do Departamento e do Programa de Pós- Graduação em Educação, voltada para a divulgação e o debate de temas relevantes na área da educação, bem como de áreas afins.

Serão aceitas contribuições de artigos científicos inéditos, ensaios e resenhas originais sobre temáticas educacionais que não estejam sendo submetidos a outros periódicos.

  • O texto será avaliado pela Comissão Editorial, que faz a análise da pertinência das contribuições, segundo a sua adequação à política e às normas para publicação da revista.
  • A análise de relevância e de mérito é de competência de pareceristas ad hoc que poderão aceitar, rejeitar ou aceitar mediante alterações os textos avaliados.
  • Os nomes de autores e de pareceristas serão mantidos em sigilo. Os textos serão submetidos a dois pareceristas ad hoc, assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • A contribuição dos textos deverá estar em consonância com o foco e o escopo da revista.
  • Os textos podem ser de pesquisadores e estudantes em coautoria com seus respectivos orientadores (Doutor).
  • Será aceita a contribuição de autores nacionais e de autores estrangeiros em língua inglesa e espanhola.
  • O conteúdo dos textos é de responsabilidade exclusiva de seus autores.
  • A identificação de autoria não deve constar no documento word, somente preenchidos nos metadados do sistema da revista.
    Indicar somente a última titulação e vínculo institucional.
    Ex: Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Estadual de Londrina.
  • Obrigatório a indicação do ORCID
  • Para que um trabalho seja considerado para publicação, é indispensável que demonstre claramente a observância de todos os princípios éticos durante a condução dos estudos humanos, sendo obrigatório que tais trabalhos incluam no texto o número da aprovação do protocolo de pesquisa por um Comitê de Ética em Pesquisa - CEP, conforme estabelecido na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, que aborda o Código de Ética da Pesquisa envolvendo Seres Humanos.
  • Utilizar o Template disponível para submissão do artigo. Clique aqui para download.
  • Artigo (resultado de pesquisas teóricas e empíricas) e Ensaio: de 15 páginas a 20 páginas, incluindo referências, quadros e tabelas no corpo do texto.
  • O resumo deverá conter de até 200 (duzentas) palavras e apresentar com clareza o objeto da discussão.
  • As palavras-chave deverão ser de três a cinco, com vistas a identificar de forma clara o objeto de estudo,  devem ser separadas por ponto e vírgula, com as iniciais em maiúsculo e de acordo com os termos disponíveis no thesaurus de Educação disponível no site do  INEP no endereço http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1 
  • O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser apresentados em português, inglês e espanhol.
  • O título deve ser apresentado em letra maiúscula, negrito, centralizado.
  • O nome do autor deve ser preenchido somente nos metadados do sistema, assim como a  titulação e filiação institucional. 
  • Caso a pesquisa tenha sido elaborada com apoio financeiro de uma instituição, deverá ser mencionada nos metadados do sistema.
  • Resenha – o texto deve conter de 08 a 10 páginas, resultado de análise de livros ou coletâneas publicados no Brasil nos últimos três anos ou no exterior nos últimos cinco anos, deve apresentar as ideias centrais dos autores, como as considerações críticas do resenhista sobre o conteúdo do livro ou da coletânea.
  • Normas para formatação 
  • Os textos, bem como as citações, devem seguir as normas da ABNT, conforme Apostila com Regras Básicas para Elaboração de Trabalho, disponível em: https://sites.uel.br/bibliotecas/apostilas-para-normalizacao/
  • A apresentação dos textos deverá ser em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF, em espaçamento 1,5, página A4, margem esquerdo-direito de 3 cm e superior-inferior de 2,5 cm, recuo de 1 cm, letra Times New Roman, corpo 12 e as notas de rodapé na mesma letra, em corpo 10.
  • As citações literais curtas, menos de 3 (três) linhas serão integradas no parágrafo, colocadas entre aspas. As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, a 4 (quatro) cm da margem esquerda, sem recuo, espaço simples, sem aspas e em corpo 11 (onze).
  • As notas de rodapé serão numeradas em caracteres arábicos e não poderão consistir em referências de documentos pesquisados. Os números das notas de rodapé inseridos no corpo do texto irão sempre sobrescritos em corpo 10 (dez), depois da pontuação.
  • As referências devem vir com esse subtítulo no fim do texto em ordem alfabética de sobrenome, conforme as normas da ABNT.

Exemplos:

ARTIGO DE PERIÓDICO ONLINE:

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico, Local da publicação, v. x, n. x ou ano x, p. inicial e final, dia mês(abreviado). ano da publicação. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês (abreviado) ano de acesso.

ARTIGO DE PERIÓDICO:

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico, Local da publicação, v. x, n. x ou ano x, p. inicial e final, dia mês(abreviado). ano da publicação.

LIVRO:

SOBRENOME, Nome do autor. Título. x. ed. Local: Editora, ano. v. x.

CAPÍTULO OU PARTE DO LIVRO:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano. p. inicial-final.

LIVRO ONLINE:

SOBRENOME, Nome do autor. Título. x. ed. Local: Editora, ano. v. x. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês (abreviado) ano de acesso.

OUTRAS PRODUÇÕES:

SOBRENOME, Nome. Denominação ou título: subtítulo. versão ou edição se houver. Indicações de responsabilidade. Local, Data. Informações sobre a descrição do meio ou suporte (para suporte em mídia digital). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês (abreviado) ano de acesso.

TRABALHO ACADÊMICO:

SOBRENOME, Nome. Título da tese: subtítulo. ano de depósito. Tipo do trabalho: TCC, Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho) – vinculação acadêmica, local e ano de apresentação ou defesa.

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO:

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO. Número, ano, local. Anais [...]. Local: Editora, ano. página inicial-final.

 

Artigos

Política padrão de seção

Declaração de autoria

Apresentação obrigatória da declaração de autoria (com a respectiva cópia do documento pessoal), bem como da autorização de publicação, devidamente assinadas pelo(s) autor(es).

Declaração de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa

Para que um trabalho seja considerado para publicação, é indispensável que demonstre claramente a observância de todos os princípios éticos durante a condução dos estudos humanos. É obrigatório que tais trabalhos incluam no texto o número da aprovação do protocolo de pesquisa por um Comitê de Ética em Pesquisa - CEP, conforme estabelecido na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, que aborda o Código de Ética da Pesquisa envolvendo Seres Humanos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.