Plágio
O plágio é definido como a reprodução integral ou parcial de uma obra de outro(a) autor(a), de máquinas inteligentes generativas ou mesmo de publicação própria, sem a devida referência à fonte. Essa prática é considerada fraude e desonestidade acadêmica. Ideias e palavras, sejam próprias ou de outros(as) autores(as), já publicadas, não devem ser utilizadas sem a devida citação e identificação da fonte.
A Revista Educação em Análise condena veementemente o plágio acadêmico e adota medidas rigorosas para sua prevenção. Todas as submissões recebidas são verificadas por softwares especializados de detecção de plágio, como o CopySpider, IThenticate IA Detection e Farejador de Plagio, permitindo a identificação de cópias não autorizadas, uso de textos gerados por inteligência artificial e controle estrito do autoplágio. O índice máximo de autocitação permitido é de 5%.
É responsabilidade dos(as) autores(as) observar as normas de boas práticas acadêmicas. No momento da submissão, os(as) autores(as) devem declarar formalmente que seguiram essas normas e que o trabalho submetido está livre de qualquer forma de plágio.
A Revista Educação em Análise é comprometida com as boas práticas acadêmicas na pesquisa e subscreve as Core Practices (Práticas Essenciais), bem como as demais diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE) (Committee on Publication Ethics).
No contexto legal brasileiro, o plágio é uma violação dos direitos autorais, conforme estabelecido na Lei nº 9.610/1998. O Artigo 184 do Código Penal Brasileiro prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano, ou multa, para quem violar direitos de autor e os que lhe são conexos. Além disso, o Artigo 108 da Lei nº 9.610/1998 estabelece que o uso de obra intelectual sem a devida identificação do autor configura violação de direitos e pode resultar em sanções civis, incluindo reparação por danos morais.
Por fim, a Revista Educação em Análise incentiva a integridade acadêmica e promove ações para garantir a originalidade e a ética em todas as etapas do processo editorial.