A Inteligência Artificial na escrita acadêmica: ainda existe lugar para o sujeito na escrita?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p594

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Escrita Acadêmica, Sujeito

Resumo

O presente ensaio objetiva discorrer sobre a IA e suas implicações diante da escrita acadêmica de pós-graduandos em educação. Questiona-se: em que o avanço da IA transforma os desafios de pós-graduandos na escrita? Qual será o lugar desses sujeitos nas novas configurações da escrita acadêmica? Utilizamos centralmente os conceitos freireanos de situação-limite, atos-limite e inédito viável para explicitar a superação de limites por parte de sujeitos implicados na experiência educacional. Também dialogamos com a literatura especializada envolvendo escrita acadêmica e inteligência artificial na educação. Por fim, constatamos a complexidade da temática e reforçamos que, independentemente da forma de uso da IA na escrita acadêmica, não se deve apagar dela o sujeito e sua experiência. Tal apagamento do sujeito acarretaria uma desconfiguração completa da autoria e da educação como processo transformador e coletivo.

Biografia do Autor

Alexandre Marinho Pimenta, Universidade de Brasília

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Professor de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Carlos Lopes , Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Membro da Rede Ibero-americana de Investigação em Integridade Acadêmica (Red-IA).

Cássia Elen Nunes de Almeida , Universidade de Brasília

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Sabrina Stein, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante-ES.

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

PIMENTA, Alexandre Marinho; LOPES , Carlos; ALMEIDA , Cássia Elen Nunes de; STEIN, Sabrina. A Inteligência Artificial na escrita acadêmica: ainda existe lugar para o sujeito na escrita? . Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 594–608, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p594. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49653. Acesso em: 30 jun. 2024.