Política de Preprint
Preprint é a versão preliminar de um manuscrito que ainda não foi avaliado por pareceristas, mas que foi disponibilizado em um servidor público de preprints de acesso aberto. A Revista Educação em Análise aceita e incentiva a submissão de artigos que tenham sido previamente submetidos, aceitos ou publicados nos repositórios SciELO Preprints, EmeRI, Advance – SAGE Pub e OSFPreprints – Center of Open Science.
É responsabilidade das autorias garantir que o conteúdo depositado em servidores de preprint esteja em conformidade com as políticas editoriais e as diretrizes éticas da revista, especialmente no que diz respeito à originalidade, ineditismo e integridade acadêmica. Em hipótese alguma, o conteúdo submetido poderá ter sido aceito ou publicado em outro periódico científico.
Durante o processo de submissão, os(as) autores(as) devem declarar explicitamente que o manuscrito foi previamente disponibilizado como preprint, indicando o servidor utilizado e o número do DOI correspondente, quando aplicável. A ausência dessa informação poderá resultar na rejeição do manuscrito durante a triagem. Caso o artigo seja aceito e publicado na Revista Educação em Análise, as autorias devem atualizar o registro do preprint no respectivo servidor, informando a referência completa da publicação final, incluindo o DOI da versão publicada.