O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p79

Palavras-chave:

Estudo do lugar, Conceitos, Escala de análise, Mundo da vida, Conteúdos Escolares.

Resumo

Ensinar geografia desde os anos iniciais do ensino fundamental é uma oportunidade de fazer a relação entre os conteúdos tematizados e o mundo da vida. Para isso, problematizamos a ideia dos círculos concêntricos que tradicionalmente tem sido trabalhada nos anos iniciais, e apresentamos uma proposição que diz de considerar o lugar interligado ao contexto do mundo. A proposição é abordar os conteúdos destinados à disciplina de geografia considerando a escala de análise geográfica. A reflexão apresentada é de abordagem qualitativa e bibliográfica referenciada em autores da geografia e da educação e é sustentada pela teoria crítica-hermenêutica.

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Biografia do Autor

Alana Rigo Deon, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

15-07-2020

Como Citar

DEON, Alana Rigo; CALLAI, Helena Copetti. O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 1, p. 79–101, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n1p79. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40186. Acesso em: 14 nov. 2024.

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